Fechar menu lateral

Corpo Docente


Efetivos


Alcielis de Paula Neto


Graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (PPGA-DAE/UFLA)
Doutor em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (PPGA/UFV)

alcielis.neto@ufjf.edu.br
Lattes

Tem interesse nos estudos dentro dos seguintes temas: (1) Gestão Estratégica; (2) Empreendedorismo e temática correlatas (Intraempreendedorismo, Empreendedorismo no setor público etc.); (3) Gestão de PME´s; (4) Gestão Socioambiental:  (5)  Gestão Pública numa perspectiva gerencialista e funcionalista; (6) Pesquisa e análise de mercado; (7) Trabalhos que exijam a aplicação dos métodos de pesquisa focus group e Delphi. Preferencialmente, os estudos são desenvolvidos dentro da abordagem funcionalista, preferencialmente com uso de métodos qualitativos de natureza exploratória com ênfase na coleta de dados primários.

Antonio Carlos Rodrigues


Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche em Butler University

antoniocarlos.rodrigues@ufjf.br
Lattes

Tem interesse no ensino, pesquisa e extensão em três eixos temáticos: (1) Gestão de Operações: estratégia em operações, gestão de processos e gestão da qualidade. (2) Logística e Supply Chain: estratégia em Supply Chain, projeto e análise de sistemas logísticos, logística de suprimentos, transporte e distribuição física, operadores logísticos, logística reversa e logística de humanitária. 3) Gestão de Operações em Serviços: estratégia em serviços, tecnologia em serviços, qualidade em serviços, melhoria de processos, gestão de demanda e gerenciamento de filas. Os estudos serão direcionados para o uso de métodos quantitativos e modelagens matemáticas, podendo ser complementadas com outros métodos.

Denis Alves Perdigão


Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Geras (PUC Minas)
Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD)
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG)

denis.perdigao@ufjf.edu.br
Lattes

Realiza pesquisas nas áreas de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas. Pesquisa temas relacionados às Relações de Poder, Cotidiano Organizacional, Práticas Sociais, Gestão Ordinária, Cultura e Identidade nas Organizações, Ciência e Espiritualidade, Educação Superior e seus Impactos na Vida de Minorias Sociais, Simbolismo Organizacional. O docente é adepto da epistemologia anti-positivista, que valoriza a subjetividade humana nas ações dos agentes sociais, realizando pesquisas de natureza qualitativa. A principal metodologia utilizada pelo docente na coleta de dados é a Entrevista Semiestruturada, e a Análise de Discursos é seu principal método de análise.

Henrique Almeida de Queiroz


Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

henrique.queiroz@ufjf.edu.br
Lattes

Tem interesses de pesquisa/temas: Sociologia; Pensamento social brasileiro; História; Marxismo; Formação Econômica e Social brasileira; Economia Política; Sociologia do trabalho; Estudos Organizacionais; Ciência e conhecimento em administração; Sociedade e Organizações; Modelos Produtivos e Organização do Trabalho; Trabalho e subjetividade; Estudos Marxistas nas Ciências Administrativas; Pensadores brasileiros na Administração; Desenvolvimento das ciências administrativas no Brasil.

Juliana Goulart Soares do Nascimento


Graduada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG)
Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG)

juliana.goulart@ufjf.edu.br
Lattes

Interesse de pesquisa dirigido a gestão de recursos humanos, com desdobramentos no campo instrumental dos subsistemas da área (agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar) aplicados às organizações bem como ao campo do comportamento organizacional. Concentração de pesquisas destes temas com interface em saúde, diversidade e competências.

Kascilene Gonçalves Machado


Graduada em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

kascilene.machado@ufjf.edu.br
Lattes

Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: (1) Administração financeira de capital de giro; (2) Alavancagem operacional e financeira; (3) Custo de capital e estrutura de capital; (4) Mercado de capitais; (5) Finanças pessoais e educação financeira; (6) Análise de investimentos; (7) Pesquisa Operacional e (8) Otimização. Os estudos são desenvolvidos aplicando métodos quantitativos, técnicas de simulação, modelagem e análises estatísticas.

Leonardo Lemos da Silveira Santos


Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG)
Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV)

leonardo.lemos@ufjf.edu.br
Lattes

Tenho interesse em trabalhos sobre o cotidiano de negócios/organizações/profissões “tradicionais” (sapateiros, alfaiates, engraxates, camelôs, garis, pequenas oficinas, pequenos comércios, bandas de música, times de futebol do interior etc). Mapeamento de processos, fluxos de materiais/pessoas e arranjo físico. Estratégia de operações. Avaliação de fatores críticos de desempenho organizacional. Análise de demanda. Aplicação de métodos quantitativos ou qualitativos de pesquisa.

Lucas Pacheco Campos


(AFASTADO PARA DOUTORADO)

Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Lattes
lucas.pacheco@ufjf.br

Tem interesse nas áreas de estudos organizacionais, ciência política e sociologia. Dedica-se em especial aos seguintes temas: (1) TGA e história das teorias organizacionais; (2) estudos organizacionais e teoria crítica; (3) teoria do Estado; (4) administração política, administração pública e políticas públicas; (5) história e organização do Estado no Brasil; (6) crítica da economia política; (7) modo de produção capitalista e suas crises; (8) imperialismo e teoria da dependência; (9) desenvolvimento capitalista no Brasil; (10) sociologia do trabalho e formas contemporâneas da relação capital-trabalho. Os estudos são desenvolvidos a partir do materialismo histórico-dialético.

Marconi Spinola Nazareth


Graduado em Direito pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale)
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGD/UFMG)

marconi.nazareth@ufjf.edu.br
Lattes

1. Ciência Política, Teoria do Estado e Administração Pública. 1.1. O Estado Moderno: Do Estado Liberal ao Estado Democrático de Direito. A Constituição de 1988 e o Estado de Bem Estar Social. 1.2. Relações de Poder. Estado: o povo, as instituições e a sua legitimidade. 1.3. O Estado brasileiro: Das capitanias hereditárias ao bolsonarismo. A Administração Pública brasileira: Da Administração Patrimonialista à Societal. 2. Direito, Normatividade, Identidade. 2.1. Subjetividades, diversidades e Organizações. 2.2. As pessoas jurídicas: suas identidades e peculiaridades. 2.3. Educação Superior e Desenvolvimento Socioeconômico.

Margarida Aparecida de Oliveira


(AFASTADA PARA DOUTORADO)

Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV)
Mestre em Administração pelas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (FPL)
Doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

oliveira.margarida@ufjf.edu.br
Lattes

Tem interesse nos estudos dentro dos seguintes temas: (1) subjetividades e consciência de classe, (2) processos e instrumentos de mediação de conflitos (3) mercado de trabalho, (4) relações de poder (5) linguística (6) Diversidade.

Mariana Luísa da Costa Lage


Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (PPGA/UFV)
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm/UFES) com período sanduíche em Leeds Beckett University

mariana.lage@ufjf.edu.br
Lattes

Tem interesse no ensino, pesquisa e extensão das áreas dos estudos organizacionais e da administração pública. Dedica-se em especial aos seguintes temas: (1) relações de poder nas organizações; (2) identidades, diferença e diversidade: classe, raça, gênero, sexualidade, dentre outros; (3) relações étnico-raciais nas organizações; (4) trabalho e subjetividades; (5) políticas públicas; (6) ensino em administração. Preferencialmente, os estudos serão desenvolvidos com o uso de métodos qualitativos de pesquisa.

Marina Oliveira Guimarães


(AFASTADA PARA DOUTORADO)

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Doutoranda em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra (UC)

Lattes
marinaguimaraesufjf@gmail.com

As minhas áreas prioritárias de interesse versam sobre temas da sociologia do direito, dos estudos feministas, das violências de género e sobre narrativas judiciais de gênero. Também me interesso por temas relacionados à(s): i) gênero e mundo do trabalho; ii) administração da justiça e gênero; iii) violência simbólica e administração pública; iv) políticas públicas para igualdade de gênero.

Nádia Carvalho


Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

nadia.carvalho@ufjf.edu.br
Lattes

Tem interesse nos estudos dentro dos seguintes temas: (1) Gestão da informação; (2) Gestão da inovação (3) Sistemas de informação/Tecnologia da informação; (4) Redes interorganizacionais (5) Gestão do conhecimento; (6) Empreendedorismo; (7) Mercados digitais; (8) Capital social; (9) Confiança interorganizacional. Os estudos são desenvolvidos dentro da abordagem positivista, com o uso de métodos quantitativos e/ou qualitativos.

Nathalia Carvalho Moreira


Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV)

nathalia.arierom@gmail.com
Lattes

Administração pública. Políticas públicas (família, infância e gênero). Gestão universitária. Comunicação na administração pública, documentos oficiais, atendimento ao público, organização de eventos, cerimonial e protocolo. Assessoria executiva e gestão parlamentar. Assessoria virtual e trabalho remoto.

Renato Antonio de Almeida


(AFASTADO PARA DOUTORADO)

Graduado em Administração pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTEMG)
Mestre em Administração pelas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (FPL)
Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Lattes
renato.almeida@ufjf.br

Interesse em pesquisas relacionadas a organizações do setor privado e público, orientadas para os seguintes temas: estratégia, planejamento, gestão organizacional, empreendedorismo, empresas familiares, arranjos institucionais e produtivos, governança corporativa, governança pública e políticas públicas de assistência social. Desenvolvo pesquisas predominantemente através de métodos qualitativos, utilizando dados primários e/ou secundários.

Solange Riveli de Oliveira


Graduada em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

solangeriveli.oliveira@ufjf.edu.br
Lattes

Tenho interesse pela área comportamento do consumidor, experiência de consumo, valor da experiência, aspectos socioculturais do corpo, consumo estético, satisfação e intenção de consumo em geral. Para além de comportamento do consumidor trabalho com estudos construtivistas sobre mercado local e também construção e tradução de questionários de pesquisa.

Stela Cristina Hott Correa


Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ)
Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG)

stela.correa@ufjf.br
Lattes

Tenho interesse por estudos que contemplam a experiência do cliente, o consumidor vulnerável, experiências digitais de consumo, marketing digital, experiência turística inteligente e comportamento do consumidor. Como suporte teórico uso teorias da psicologia social tais como a teoria da troca social, influência social normativa, comportamento de grupos, atitudes, confiança e engajamento. Contextualizo esses temas no varejo (virtual e físico), serviços, hospitalidade, pequenas empresas, empresa familiar e organizações do terceiro setor. Trabalho com métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa.

 


Temporários


Daniel de Faria Galvão


Graduado em Direito pela Faculdades Milton Campos (FMC)
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

danielfariagalvao@ufjf.br
Lattes

Realiza pesquisas sobre as relações entre o Direito do Trabalho e a exploração das classes trabalhadoras e do meio-ambiente no capitalismo periférico, passando por temas como a mineração, o ecossocialismo, o pós-extrativismo e o Bem-Viver.

Mateus Cerqueira Anicio Morais


Graduado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com período sanduíche em State University of New York (SUNY - University at Albany)

mateuscamorais@gmail.com
Lattes

Tem interesse nos seguintes temas: (1) Empreendedorismo: Tipos de Empreendedorismo; Empreendedorismo no Setor Público; Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo; Empreendedorismo e Inovação; (2) Administração Pública: Estado, Governo e Sociedade; Modelos de Gestão Pública; Gestão e Análise de Políticas Públicas; (3) Dinâmica de Sistemas: Pensamento Sistêmico; Estrutura e Comportamento Sistêmico; Modelagem Computacional de Sistemas Complexos; (4) Universidade, Ensino e Desenvolvimento Econômico: Economia do Conhecimento; Ensino Superior e Inovação; Pós-Graduação e Pesquisa.

Tamiris Cristhina Resende


Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Mestra em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP)
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com período de Doutorado Sanduiche na University of Kent (Reino Unido) e período como pesquisadora visitante na Universitat Kassel (Alemanha)

tamiriscristhina@ufjf.br
Lattes

Possui interesse nos seguintes temas: 1) Administração Pública e Governo; 2) Avaliação de Políticas Públicas, Auditoria e Controle Externo; 2) Saúde Pública; 3) Relações Internacionais e diplomacia; 5) Teoria Crítica e Gestão Social; 6) Governança e Planejamento governamental 7) Empreendedorismo; 8) Inovação e 9) Desenvolvimento Econômico.
Tem publicado estudos a respeito das ações e estratégias adotadas pelos governos (internacionalmente e nacionalmente) na pandemia do COVID-19. É avaliadora de artigos científicos sobre respostas governamentais à pandemia de COVID-19 publicados nos principais periódicos do país.