Fechar menu lateral

PPC do Curso e Perfil do Egresso


Acesse o PPC do curso de Administração aqui: PPC ADMINISTRAÇÃO UFJF-GV

 

O Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus Governador Valadares (GV), busca formar profissionais, cujo perfil contemple a polivalência e favoreça a contínua ampliação das suas qualificações. Isso envolve competências voltadas para compreender e solucionar as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas do cotidiano das organizações.

Considera-se também a necessidade de uma evolução constante dos níveis de conhecimento e do processo de tomada de decisão, proporcionando a assimilação gradual de novas informações, objetivando a formação continuada. Deverá ser considerada a adaptabilidade em relação às situações diversas, presentes e emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Para que se consolide o perfil desejado, o curso de Administração da UFJF, campus de Governador Valadares, atuará com o compromisso de articular o ensino, a pesquisa e a extensão, com formação crítica social e ética da profissão. O curso possibilitará formar profissionais com competências para atuar nos diferentes tipos de organizações, sejam elas públicas, privadas e do terceiro setor. A estrutura didático/pedagógica cuidará para que os seguintes requisitos sejam atendidos, para proporcionar a formação adequada:

  • Incentivo ao desenvolvimento da capacidade empreendedora;
  • Estímulo à produção científica teórica e prática; 
  • Constituição de uma sólida formação em conjunto com os conteúdos de formação básica, quantitativos, tecnológicos e sociais, capacitando os egressos a compreenderem o ambiente no qual estão inseridos;
  • Proporcionar o desenvolvimento de competências profissionais gerais e específicas;
  • Propiciar a avaliação e compreensão dos impactos sociais, econômicos e ambientais, resultantes da produção, gestão e incorporação de métodos, processos e tecnologias;
  • Proporcionar o desenvolvimento da capacidade do egresso em continuar aprendendo e a disposição em acompanhar as mudanças em seu campo de atuação;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos.

Nessa perspectiva, após a conclusão do curso, os egressos do curso de bacharelado em Administração estarão aptos a:

  • Atuar nas variadas áreas profissionais da Administração;
  • Conhecer as principais tendências e ramificações das teorias e práticas em administração;
  • Compreender e lidar com a influência do comportamento humano no gerenciamento de pessoas e das organizações;
  • Compreender os cenários socioeconômicos e a partir destes, contribuir para a efetividade das organizações;
  • Aplicar os princípios básicos da legislação que envolve a administração;
  • Aplicar de forma adequada os principais modelos de gestão, de acordo com a as formas e áreas organizacionais e com seus processos e atividades inerentes;
  • Praticar e difundir um comportamento ético e crítico, com responsabilidade social e ambiental;
  • Compreender os principais elementos da complexidade da Administração privada e pública;
  • Elaborar e implementar projetos relacionados aos processos administrativos; Analisar cenários e problemas, encontrando soluções e tomando decisões, utilizando os melhores métodos e técnicas;
  • Perceber as necessidades, bem como idealizar e propor ações que conduzam à competitividade e à sustentabilidade organizacional.
  • Potencializar a gestão social por meio do desenvolvimento das organizações do terceiro setor e economia solidária.

Dessa forma, o Projeto Pedagógico do Curso está estruturado para proporcionar, através de conteúdos diversos e específicos, a formação de egressos aptos a exercer as melhores práticas de gestão. Esse processo deve ser pautado na reflexão crítica, com o compromisso de promover a efetividade e a transformação das organizações.