Fechar menu lateral

Flexibilização Curricular


Mini-cursos, palestras, seminários, iniciação científica, iniciação à docência, estágio não obrigatório, representação estudantil entre outras certificações poderão ser aproveitadas como créditos através da Flexibilização Curricular, que, conforme Regulamento Acadêmico da Graduação, deverá ser solicitado junto à Coordenação do respectivo Curso, seguindo previsto no Projeto Pedagógico do seu Curso.

Para mais informações acesse o Regulamento Acadêmico da Graduação (arts. 72 e 73).

 

Pedido, período e forma de solicitação

O Projeto Pedagógico do Curso de Administração (PPC) permite a Flexibilização Curricular das atividades de flexibilização de no mínimo de 4 créditos (60 horas) e de no máximo de 16 créditos (240 horas) para aproveitamento. 

As atividades para Flexibilização Curricular devem ser contabilizadas AO FINAL DO CURSO (no penúltimo período) ou em QUALQUER PERÍODO, desde que apresente DOCUMENTOS comprobatórios equivalentes a carga horária desejada.

Para a realização do pedido de Flexibilização Curricular o discente deverá 1) preencher o formulário de Formulário de Flexibilização Curricular (formato planilha eletrônica .csv ou .xlsx), 2) preencher e assinar a Declaração de autenticidade de documentos, 3) anexar todos documentos comprobatórios exigidos e 4) protocolar o requerimento junto à Secretaria do Curso (Sala 300). No Ensino Remoto Emergencial, a Secretaria do Curso no ICSA atende os pedidos remotamente pelo e-mail secretaria.sociais.ufjf.gv@gmail.com, conforme previsto no Calendário Acadêmico.

ATENÇÃO: O pedido não pode ser realizado para carga horária fracionada.

 

Formulários

O Formulário de Flexibilização Curricular registra a carga horária de cada atividade considerando os limites de aproveitamento e a matriz de equivalência, definidos pelo Regulamento Acadêmico da Graduação (arts. 72 e 73) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Qualquer pedido após os prazos institucionais serão atendidos no semestre posterior. O passo a passo de como solicitar a flexibilização pode ser encontrado no nosso Guia de Flexibilização Curricular.

ATENÇÃO: A carga horária a ser aproveitada deve cumprir a Matriz de Equivalência (ANEXO II).

ATENÇÃO: Os discentes que realizarem estágios não obrigatórios poderão solicitar a Flexibilização Curricular, conforme Projeto Pedagógico do Curso (PPC), apresentando: a) relatório, com cerca de 10 páginas, sobre a experiência de estágio (que contenha o histórico da organização cedente, a descrição detalhada de atividades desempenhadas e uma reflexão sobre competências, habilidades e atitudes desenvolvidas); b) termo de compromisso de estágio que registre a carga horária  e  declaração da organização cedente atestando as horas de estágio e c) solicitação de flexibilização curricular, datada e assinada pelo discente.

LINK: Formulário de Flexibilização Curricular

LINK: Declaração de Autenticidade de Documentos

LINK: Guia de Flexibilização Curricular

LINK: Modelo Relatório de Estágio Não Obrigatório

Mais informações

CDARA: (32) 2102-3733 ou cdara@ufjf.edu.br.

Regulamento Acadêmico de Graduação

Calendário Acadêmico