Fechar menu lateral

Projetos de Extensão


Nome do Projeto: Centro de Estudos de Varejo (CEV)

Descrição: O Centro de Estudos do Varejo (CEV) é uma iniciativa de discentes do curso de Administração da UFJF-GV.  Nosso objetivo é proporcionar aos membros um ambiente de aprofundamento de seu conhecimento sobre o setor varejista, através de estudos sistemáticos, treinamentos, workshops e divulgação de conteúdo. O CEV busca identificar os desafios e propor soluções com expertise para o varejo de Governador Valadares. Nossa proposta é entregar ao mercado profissionais qualificados e que sejam reconhecidos como agentes de mudança e apoio para o comércio varejista.

Coordenador: Antonio Carlos Rodrigues

Número de Bolsistas: 4

Contato: 

 


Nome do Projeto: NIFRAM – Núcleo Integrado de Fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher

Descrição: O Núcleo de Integração e Fortalecimento da Rede de Atenção à Mulher (NIFRAM), é um projeto de extensão da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) de Governador Valadares, que trabalha pelo fortalecimento da rede protetiva de atenção às mulheres, através de ações em conjunto com a sociedade e órgãos envolvidos na rede. O NIFRAM foi pensado como um facilitador do processo de integração dos atores da Rede e apoio com recursos humanos e técnicos para o aperfeiçoamento dos órgãos no trabalho com a violência doméstica. Para tanto, tem como objetivos a promoção do fluxo de atendimento e assistência à mulher em situação de violência, garantindo mais dignidade e resolutividade no trabalho com as mulheres vítimas e reduzindo os índices de violência doméstica de Governador Valadares.

Coordenadora: Mariana Luísa da Costa Lage

Colaboradores: Juliana Goulart Soares do Nascimento, Nathalia Carvalho Moreira e Leonardo Lemos da Silveira Santos

Número de Bolsistas: 8

Contato:

  • Email: mariana.lage@ufjf.br

 


Nome do Projeto: Ambiente-se

Descrição: O Programa Ambiente-se surgiu da necessidade de reunir várias iniciativas de extensão, pesquisa e ensino relacionadas à temática da Economia Solidária, Geração de Renda e Meio Ambiente. Essas iniciativas possuíam características distintas e identidade voltada para o atendimento às contingências de cada empreendimento.

Num dado momento, percebemos que criar um protocolo único de atendimento aos empreendimentos e à relação com as instituições parceiras, além da administração pública municipal, era uma necessidade. Assim surgiu o Ambiente-se, com a proposta de atender a mesma temática, mas de modo unificado, a partir da metodologia da pesquisa da ação e da sociologia das ausências e emergências.

Este Programa objetiva:

1) reunir projetos da UFJF-GV que tenham como foco ao menos dois dos seguintes temas: Economia Solidária (ES); Políticas Públicas (PPs); Logística Reversa (LR); Reciclagem; Educação Ambiental e Resíduos Orgânicos.

2) estruturar tais projetos a partir de gerenciamento comum, optimização de recursos, dados e equipe;

3) estreitar os laços científicos e institucionais entre UFJF-GV, IFMG-GV, Empreendimentos de Economia Solidária (EES), Administrações Públicas Municipais (APM) e comunidades locais;

4) fortalecimento de EES atuantes no território do Vale do Rio Doce;

5) expansão de PPs de geração de renda e logística reversa;

6) promover o desenvolvimento local e sustentável;

7) apoiar e fortalecer as ações da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do Campus;

8) apoiar as ações do Fórum de Sustentabilidade da UFJF.

9) a Metodologia utilizada é a Pesquisa Ação, tendo por público alvo: a) os projetos de extensão vinculados ao programa e suas respectivas equipes; b) os projetos de destinação final de resíduos, EES, APMs, moradores das localidades atendidas e comunidade acadêmica.

Coordenadora: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara

Colaboradores: Rosana Ribeiro Felisberto, Bráulio de Magalhães Santos, Jamir Calili Ribeiro, Antonio Carlos Rodrigues

Número de Bolsistas: 7 bolsistas e 3 voluntários

Contato:

 


Nome do Projeto: Transformando poupadores em investidores: alternativas vantajosas, boa rentabilidade e risco controláveis

Descrição: Embora a caderneta de poupança seja a aplicação financeira mais popular do país, existem outras aplicações com características similares (risco, liquidez, garantia, etc.) e com maiores retornos, os quais deveriam ser os investimentos dos inúmeros brasileiros que investem na poupança. Diante deste fato, atenta-se para a falta de informação e de conhecimento da população, que continuam a perder dinheiro ao aplicar na poupança. Esta perda é ainda maior, quando se considera o ganho real, ou seja, descontada a inflação. Assim, esse trabalho visa disseminar conhecimento sobre aplicações financeiras, apresentando os diversos produtos existentes no mercado e suas características, além de prover sobre as novidades mais atraentes de investimento, capacitando o indivíduo para tomada de decisão em investimentos financeiros mais assertivos e contribuir para o crescimento de sua renda e de sua qualidade de vida.

Coordenador: Adriano Freitas de Azevedo

Colaboradores: Kascilene Gonçalves Machado

Número de Bolsistas: 1 bolsista e 2 voluntários

Contato:

  • Instagram: @poupadoresufjfgv
  • Email: poupadores.investidores@ufjf. edu.br

 


Nome do Projeto: Ações para a inclusão da pessoa com deficiência de Governador Valadares por meio de uma instituição de hipoterapia do terceiro setor

Descrição: Este projeto (projeto APED) surge da intenção de um grupo de professores em contribuir diretamente com iniciativas que favoreçam a saúde e o desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência visando o exercício de sua cidadania e inclusão social. O projeto é uma parceria entre a UFJF-GV e a Equovila. A Equovila é uma associação sem fins lucrativos que promove a reabilitação e o bem-estar da pessoa com deficiência por meio da terapia com cavalos. O APED tem por objetivo implementar ações direcionadas à inclusão do público da Equovila no âmbito da educação, cultura, lazer e empreendedorismo, e apoiar a sua gestão e seus beneficiários são os praticantes de terapia por cavalos da Equovila, seus familiares, juntamente com os profissionais, prestadores de serviços e voluntariado que trabalham na Associação. 

Coordenadora: Stela Cristina Hott Correa

Colaboradores: Kascilene Gonçalves Machado, Alcielis de Paula Neto, Margarida Aparecida de Oliveira, Solange Riveli de Oliveira

Número de Bolsistas: 2

Contato:

  • Instagram: @aped_ufjfgv
  • Email: stela.correa@ufjf.edu.br