Recepção de Calouros Segundo Semestre 2019

Experiências, amizades e oportunidades. A próxima segunda-feira, 5, marca o início de uma trajetória única e inesquecível para quase de 270 novos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). E para recepcionar os calouros nesse primeiro dia de aula, o campus promove uma atividade com a presença do reitor, Marcus David, da Direção-Geral da UFJF-GV e de representantes dos diretórios acadêmicos. Na oportunidade, os novos alunos receberão informações acadêmicas e orientações sobre assuntos estudantis, como carteirinha e Restaurante Universitário (RU), além do lançamento da 11ª Gincana Solidária – que arrecada alimentos para instituições filantrópicas da cidade. A Recepção aos Calouros começa às 14h, na quadra do RU Centro.

E para facilitar a vida dos calouros, preparamos um guia com aquelas informações indispensáveis à rotina na UFJF-GV.

Horário e local das aulas
Para manter a rotina acadêmica organizada, é importante se informar com antecedência os locais e horários das aulas. Em Governador Valadares, elas acontecem em dois endereços diferentes: Pitágoras e Unipac. Já a sede administrativa do campus funciona na rua São Paulo, 745, no centro da cidade. A localização de todas as unidades da UFJF-GV está disponível neste link. E para acessar o horário de aula, basta acessar a aba Ensino > Horários de aula.

Calendário acadêmico
Traz as principais informações sobre datas para o lançamento de notas, início e fim de semestre, trancamento de disciplinas, e demais prazos úteis durante a jornada acadêmica. Todos os alunos devem ficar atentos e checar o calendário para estarem cientes sobre datas e prazos deste semestre.

Siga
Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) gerencia as informações acadêmicas e administrativas da UFJF. Através dele, os alunos podem acessar informações sobre disciplinas, horários, salas, notas, solicitar trancamento de disciplinas ou do curso, etc. Para começar a utilizar o Siga, basta clicar em “meu primeiro passo” e digitar seu CPF em “login”. Será enviado um código de ativação para o e-mail informado na matrícula. Após receber o código, o estudante tem o seu login ativado e pode acessar o sistema. Na tela de login, o aluno deve clicar no ícone azul, referente ao Siga 3, versão que agrega a maior parte das funções disponibilizadas pela plataforma.

SAU
Serviço de Atendimento Unificado (SAU) é um portal que oferece aos estudantes uma série de procedimentos relativos à graduação e à universidade em geral. Por meio dele é possível solicitar diversas declarações, como frequência, por exemplo, além de fazer solicitações, como ajuste de matrícula e requerimentos aos cursos.

Carteirinha
É a identificação do aluno, que possibilita, principalmente, a entrada no Restaurante Universitário e o uso das bibliotecas. É um documento pessoal e intransferível que contém foto, nome, curso, número de matrícula, RG e CPF do estudante. A solicitação da carteirinha é realizada gratuitamente, por meio do SAU, e o prazo para a sua emissão é de até cinco dias úteis. Todo esse processo – da solicitação à confirmação – é feito online. Após a confecção, a mesma fica disponível para o estudante no setor de Graduação, na sede administrativa da UFJF-GV. Vale lembrar que somente o próprio aluno pode resgatar o documento. Enquanto a confecção do cartão está em andamento, os estudantes que fizeram a solicitação poderão utilizar o RU. Em caso de perda ou roubo do documento, um Boletim de Ocorrência deverá ser registrado pelo aluno e anexado no SAU para que a solicitação da 2ª via seja realizada, também de forma gratuita.

Restaurante Universitário (RU)
Com pratos diversificados e preparados com orientação de uma equipe especializada, trata-se de uma boa opção para o estudante que precisa fazer refeições fora de casa. O cardápio fica disponível no Portal do Estudante e no site do RU. Para poder utilizar o restaurante é necessário apresentar a carteirinha para comprar os tickets no local. Almoço e jantar custam R$ 1,40 cada um. Quem esquecer a carteirinha deverá possuir, obrigatoriamente, um documento original com foto, juntamente com o comprovante de matrícula (disponível no Siga) para acessar os RUs. Não será permitida a entrada daqueles que não possuírem tais documentos. Vale lembrar que o acesso sem a carteirinha é limitado a 2 vezes por mês.

Apoio Estudantil
Bolsas de auxílio financeiro, apoio psicológico e pedagógico. O Apoio Estudantil tem o objetivo de proporcionar ao aluno condições para se dedicar integralmente aos estudos. O estudante interessado pode dar início ao processo de auxílio a qualquer momento, através do Siga, desde que atenda às condições socioeconômicas. Para os ingressantes pelos grupos de cotas A e B, será utilizada a documentação entregue na matrícula. Saiba mais.

Bolsas e outras oportunidades
Há muitas oportunidades além da sala de aula. Bolsas de treinamento profissional, monitoria, iniciação científica e extensão, programas de educação tutorial (PET e GET), empresas juniores e os estágios. A remuneração das bolsas vai de R$ 340 a R$ 400 e as inscrições são feitas a partir de editais. Para quem é calouro, vale tentar uma vaga como voluntário para adquirir mais experiência. Os editais são abertos geralmente no início de cada semestre. São centenas de vagas! Fique atento às oportunidades no Portal do Estudante e no site da UFJF-GV.

Respeito
O trote é proibido, e o calouro não deve se sentir obrigado a participar. A UFJF proíbe todas as formas de coação, ofensa, exposição e agressão dentro do campus. Conforme Regimento Geral da universidade, os discentes responsáveis por práticas consideradas abusivas estão sujeitos a advertência, suspensão e até desligamento da instituição. Se isso estiver acontecendo, procure a Central de Atendimento e denuncie. As denúncias são mantidas em anonimato. Quer saber mais? Fique atento na nossa Fanpage (já curtiu? curte lá), no Instagram, e no Portal!