Ir para o conteúdo

Campus GV

13244249_1406294546062637_7999670328510775551_o

O Campus Avançado Governador Valadares iniciou suas atividades no dia 19 de novembro de 2012 e, atualmente, oferece dez cursos de graduação presenciais: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia – opções também ofertadas na sede e com conceitos máximos no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade).

Além dos cursos de graduação, a UFJF-GV oferece, também, Mestrado Profissional em Ensino de BiologiaMestrado em Ciências Aplicadas à Saúde, Mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-funcionalMestrado e Doutorado em Educação Física e, ainda, Pós-Graduação stricto sensu em Bioquímica e Biologia Molecular. Em agosto de 2020, a UFJF-GV possuía 3.077 estudantes, entre discentes de graduação e pós-graduação.

As aulas são realizadas em dois locais: Faculdade Pitágoras e Unipac, ambas localizadas em Governador Valadares. Além disso, para viabilizar a execução das atividades de pesquisa e extensão do campus GV, foram locados outros espaços na cidade, como instalações da Associação Brasileira de Odontologia e o imóvel que abriga o Núcleo de Prática Jurídica.

Os serviços administrativos da Universidade são realizados em um único local, no centro da cidade. A sede administrativa da UFJF-GV concentra Secretaria da Direção e Coordenação Administrativa; Direção; Coordenação Administrativa; Coordenação Acadêmica de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão; Gerência de Graduação; Gerência Administrativa e Financeira; Contratos; Suprimentos; Coordenação de Gestão de Pessoas; Núcleo de Tecnologia da Informação; Comunicação, Cultura e Eventos; Central de Atendimento, Apoio Estudantil; Transporte; Infraestrutura (Manutenção, Patrimônio e Almoxarifado e Projetos); Protocolos, Auditoria e Arquivo.

As atividades de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas com o trabalho de 273 professores e 199 técnico-administrativos em educação, que realizam um trabalho conjunto em prol de um ensino de qualidade.

Histórico

A criação do campus em Governador Valadares foi aprovada pelo Conselho Superior da UFJF (Consu), formado por diretores de unidades, representantes de professores, técnicos, alunos e Administração Superior. A votação ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2012, com a aprovação de todos os 38 membros que estavam presentes.

Há previsão de construção do campus da UFJF-GV em um terreno doado à Universidade, com aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, onde funcionava uma fazenda, a cerca de quatro quilômetros da região central. Existe ainda a possibilidade de o Hospital Regional, que será construído próximo ao novo campus, ou o Municipal, sirvam à UFJF como hospital universitário. Atualmente, a UFJF-GV realiza as atividades práticas de cursos da saúde em hospitais da cidade, a partir de contratos e parcerias firmadas pela Instituição.

A cidade

Também conhecida como “A Princesa do Vale”, Governador Valadares foi fundada em 1938 e conta com população aproximada de 275.568 habitantes (Fonte: IBGE-2013). Sua história remonta a ocupação do Vale do Rio Doce por militares, no século XIX, como estratégia de guerra ofensiva aos índios Botocudos. Nas últimas décadas, a cidade também ficou conhecida pelo grande número de imigrante para os Estados Unidos.

Situada a 324 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade é cortada pela ferrovia Vitória Minas e pelas BRs 116, 381 e 259. Em um terriório de 2.342 km², um dos pontos mais importantes e visitados da cidade é o Pico da Ibituruna, Com 1.123 m de altitude, o Pico possui as melhores térmicas (massas de ar quente em ascensão) do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do voo livre. Além do voo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura. É uma marca registrada de Governador Valadares, sendo um dos seus cartões postais (Fonte: Prefeitura Governador Valadares).

Localização UFJF-GV

Os cursos da área das Ciências Sociais do Campus Governador Valadares (Administração, Ciência Econômicas, Ciências Contábeis, Direito)  funcionam provisoriamente nas dependências da Faculdade Pitágoras no endereço: Av. Dr. Raimundo Monteiros Rezende, 330, no Centro.

Os cursos da área da Saúde do Campus Governador Valadares (Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia)  funcionam provisoriamente nas dependências da Unipac, localizada à Rua Manoel Byrro, 241, no bairro Vila Bretas, e também no Pitágoras, para as aulas do Departamento Básico de Ciências da Vida.

A sede administrativa da UFJF-GV está localizada à Rua São Paulo, 745, no Centro de Governador Valadares.

CNPJ: 21.195.755/0003-20