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PPGE

O Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF foi criado em 1994, aprovado na instituição pela Resolução do CONSU nº 09/94 de 28 de abril de 1994, iniciando as atividades do Mestrado em março de 1995. Foi recomendado pela CAPES em 09 de abril de 1999 e reconhecido pelo MEC através da Portaria nº 1734 de 07 de dezembro de 1999. Possui conceito 4, conforme os critérios da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e, desde 2008 funciona também no nível de Doutorado. O PPGE/UFJF se organiza a partir de um eixo integrador, a área de concentração:

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – O foco de análise são os processos sociais e políticos que configuram a relação entre o Estado e a sociedade na realidade educacional brasileira, bem como os processos específicos de construção do conhecimento no âmbito escolar. Daí a valorização do debate acerca dos procedimentos de avaliação e das políticas públicas que se concretizam em sistemas educacionais e orientam as diversas práticas pedagógicas. Um dos processos fundamentais que estará sendo objeto permanente de inquirição é a educação pública, desenvolvida nos diferentes níveis de ensino, buscando identificar as possibilidades e perspectivas de transformação e superação de seus limites. Considerando que a esfera pública não diz respeito exclusivamente ao estatal, mas à toda sociedade, o que se deseja é contribuir para que os processos educacionais sejam agentes efetivos de democratização da sociedade brasileira. Esse eixo integrador se desdobra em duas linhas de pesquisas: TRABALHO, ESTADO E MOVIMENTOS SOCIAIS; LINGUAGENS, CULTURAS E SABERES; DISCURSOS, PRÁTICAS, IDEIAS E SUBJETIVIDADES EM PROCESSOS EDUCATIVOS.

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

A duração do curso de Mestrado está prevista para até 24 meses. Durante este período deverão ser integralizados 29 créditos. Os créditos serão obtidos através de disciplinas cursadas (21 créditos) e da Dissertação do Mestrado (8 créditos). O aluno deve integralizar os créditos das disciplinas durante o 1º ano do curso. Ao final deste e antes do início do 2º ano do curso deverá realizar seu exame de qualificação. Completados os 24 meses deverá defender a dissertação de mestrado.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO MESTRADO

1. Educação Brasileira I: (a ser oferecida anualmente por docentes das três linhas, em regime de compartilhamento). A ser cursada no primeiro semestre do curso.

2. Seminário de Pesquisa (oferecido anualmente por linha): a ser cursada no segundo semestre do curso.

3. Atividades Orientadas de Pesquisa I: A ser cursada no primeiro semestre do curso (as Atividades orientadas III, V e VII não são obrigatórias, mas serão oferecidas por aqueles e aquelas docentes que mantêm grupos de pesquisa).

– As demais disciplinas: no total de 4 disciplinas, 2 serão cursadas obrigatoriamente na linha (escolhidas entre as disciplinas oferecidas naquela linha) e duas são livres, podendo ser cursadas em outras linhas, ou em outros PPGs (obedecendo o regimento).

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

A duração do curso de Doutorado está prevista para até 48 meses. Durante este período deverão ser integralizados 47 créditos. Desses, 39 créditos serão obtidos através de disciplinas cursadas e da Tese de Doutorado (8 créditos). Até 24 créditos poderão ser aproveitados a partir do curso de Mestrado, dependendo da área. O aluno deverá integralizar os créditos das disciplinas em, no mínimo 3 e, no máximo, 6 semestres letivos. Poderão ser realizados até dois exames de qualificação (sendo um obrigatório), devendo ser o primeiro deles realizado até o final do 5º. período letivo e o segundo exame até o final do 7º. período letivo. A defesa da tese de Doutorado deverá ocorrer até o prazo de 48 meses.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO DOUTORADO

1. Educação Brasileira II (a ser oferecida anualmente por docentes das três linhas, em regime de compartilhamento): A ser cursada no primeiro semestre do curso.

2. Atividades Orientadas de Pesquisa II: A ser cursada no primeiro semestre do curso (as Atividades orientadas IV, VI, VIII, X, XII, XIV e XVI não são obrigatórias, mas serão oferecidas por aqueles e aquelas docentes que mantêm grupos de pesquisa).

As demais disciplinas: eletivas até a integralização dos créditos, conforme regimento interno.

DISCIPLINAS ELETIVAS MESTRADO E DOUTORADO

De acordo com a oferta semestral.

PÓS-DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

O Estágio Pós-Doutoral envolve atividades de pesquisa realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF por portador do título de Doutor, acompanhado por um supervisor. A duração prevista para o Estágio Pós-Doutoral é de no mínimo três e de no máximo doze meses. Este estágio poderá incluir atividades de ensino tanto em Curso de Pós-Graduação quanto de Graduação, desde que devidamente acompanhadas por um supervisor.

O Estágio Pós-Doutoral é regido pela RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015 DE 18 DE MARÇO DE 2015.