O PPGE/UFJF organiza-se a partir de um eixo integrador, a área de concentração “EDUCAÇÃO BRASILEIRA: GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”. Esse eixo integrador desdobra-se em três linhas de pesquisa: Trabalho, estado e movimentos sociais; Linguagens, culturas e saberes; e Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos.
Linha de Pesquisa: TRABALHO, ESTADO E MOVIMENTOS SOCIAIS
A linha de pesquisa investiga temas que dizem respeito à relação entre o Estado e a educação em suas dimensões histórica, econômica e sociológica. Envolve os seguintes temas: política, gestão, avaliação, planejamento, sistemas educacionais; bem como trabalho, tecnologia, política de formação docente, desigualdades educacionais e movimentos sociais.
Linha de Pesquisa: LINGUAGENS, CULTURAS E SABERES
Esta linha de pesquisa investiga as relações entre linguagem, cultura, currículo, saberes escolares e não escolares, formação e trabalho docente, desenvolvimento, promoção e transformações do humano. Reconhece a condição cultural dos processos de humanização e suas interfaces com os processos educativos. Aborda questões relacionadas à construção do conhecimento, aos processos de ensino e de aprendizagem, às práticas educativas em diversos componentes curriculares e em suas múltiplas linguagens em diversos dispositivos tecnológicos. A formação de professores de diferentes etapas e modalidades da educação também se constitui como objeto de estudo nessa linha de pesquisa, bem como o desenvolvimento profissional docente ao longo da vida, associado ao desenvolvimento pessoal, à construção de saberes e às transformações e implicações sociais em diferentes contextos espaciais e temporais. Desenvolve estudos históricos da educação brasileira realizados sob o recorte das políticas públicas sociais e dos sujeitos envolvidos com as múltiplas experiências educativas.
Linha de Pesquisa: DISCURSO, PRÁTICAS, IDEIAS E SUBJETIVIDADES EM PROCESSOS EDUCATIVOS
A linha “Discurso, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos” investiga temas que se relacionam com processos educativos escolares e não escolares em suas dimensões existencial, social, cultural, ética, estética e política. Prioriza a problematização da educação brasileira na produção dos saberes, na produção de conhecimentos, na produção artística e na produção científica, em suas relações de poder, atentando à constituição de modos de vida e de (co)existências frente às questões do mundo contemporâneo.