Fechar menu lateral

Dissertações defendidas em 2021

DISCENTE ORIENTADOR(A) TÍTULO
Anamaria Paixão Pereira Maria Zélia Maia de Souza No passo, no compasso e no tecer de travessias: narrativas de jovens e adultos de uma escola da rede municipal de Juiz de fora
Andres David Pinto Hurtado Sônia Maria Clareto ¿Qué matemática acontece en el aula de Cálculo Diferencial? Error y producción matemática.
Caio Cezar Piraciaba de Brito Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do Amaral O corpo na Educação: a unidade corpo-mente nos processos educativos
Danielle Martins do Carmo Mariana Cassab Torres “Tecendo relações entre currículo e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos: os desafios dos docentes do CESU no município de Juiz de Fora/MG
Eliane Rodrigues de Castro Jader Janer Moreira Lopes “‘Tem que comer o que dá sangue’: saberes tradicionais e práticas culturais no cuidar e educar de crianças quilombolas”
Elisangela das Dôres Carvalho Maria Zélia Maia de Souza Olorun Eke/ Povo de Santo Forte: O Projeto Político Pedagógico da Escola do Campo do Assentamento Dênis Gonçalves-Goianá/MG”
Eliza Kelly Grosman Amorim Ana Rosa Costa Picanço Moreira ‘Vamos ficar lá no quintal’: sentidos produzidos por uma coordenadora de creche sobre o espaço externo
Érica Franco de Oliveira Mariana Cassab Torres “O trabalho de mediação curricular praticado por coordenadoras pedagógicas na EJA da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora: andarilhagens entre os limites do real e as resistências possíveis”
Eunice Aparecida Sampaio de Oliveira Julvan Moreira de Oliveira Apontamentos sobre a Educação Quilombola no Quilombo São José da Serra em Valença – RJ
Fabiana Gabriel Mariana Cassab Torres A construção do ser educadora no contexto da EJA em espaços de privação de liberdade
Giovana Rabite Callian Andreia Rezende Garcia Reis “As dimensões do trabalho docente na perspectiva dos estudantes egressos do Pibid – Letras/Língua Portuguesa”
Kenia de Souza Serpa Maria Zélia Maia de Souza Jornal Dia a dia: O elo entre cultura e práticas escolares da Escola da Ponte
Marília Villanova Rodriguês Maximiliano Valerio López “A forma da escola: um exercício de atenção”
Michele Priscila Gonçalves dos Santos Roney Polato de Castro ‘Dá um like e se inscreve no canal!’: problematizando discursos de gêneros e sexualidades em vídeos do youtuber Felipe Neto
Míriam Fernanda Costa Andreia Rezende Garcia Reis Os conflitos vivenciados em torno do trabalho docente na perspectiva de professoras da educação básica em contexto de pandemia
Patrícia Assis Vaz de Mello Ana Rosa Costa Picanço Moreira O lugar da ‘Turma de Creche’ numa Escola Municipal de Educação Infantil de Juiz de Fora/Minas Gerais: Práticas, tempos e espaços das crianças de três anos de idade
Paula Jenevain Grazinoli Maria Zélia Maia de Souza “Ajudei a difundir muito a ginástica. E depois, por si, ela criou asas e voou livre”: o professor Ítalo Paschoal Luiz e as práticas corporais em Juiz de Fora”
Raquel Rinco Dutra Pereira Sandrelena da Silva Monteiro “Resiliência nos modos de ser e estar de estudantes de Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal de Juiz de Fora”
Samuel Moreira de Araujo Neil Franco Pereira de Almeida As trajetórias escolares de homens trans: da educação básica ao ensino superior
Tamires Cristina dos Reis Carlos Alvim Núbia Aparecida Schaper Santos Tecendo relações sobre as perspectivas de poder e cuidado: o que dizem as professoras de uma creche conveniada do município de Juiz de Fora/MG