LISTA DAS PRODUÇÕES 2019
MESTRADO
NOME | ORIENTADOR | TÍTULO |
Flávia Alves Bonsanto | Sandrelena da Silva Monteiro | “Acolhimento: sonoras reflexões com Paulo Freire como prática de inclusão de crianças com deficiência na creche Clélia Gervásio Scafuto – Juiz de Fora (MG)” |
Nayara Rios Cunha Salvador | Neil Franco Pereira de Almeida | “Pessoas Trans na educação básica no sul do Estado do Rio de Janeiro” |
Thyara Fiorillo Duarte Resende | Eliana Lucia Ferreira | “Metas educacionais da educação inclusiva: apontamentos e reflexões na perspectiva do projeto da Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura” |
Ana Carolina Bustamante Dias Souza | Julvan Moreira de Oliveira | “A identidade étnico-racial da criança: um olhar para os imaginários presentes em um ambiente escolar” |
Ana Carolina Costa Resende | Mariana Cassab Torres | “A complexidade curricular no fazer de uma educadora de ciências em uma EJA cada vez mais jovem” |
Ana Carolina Mercês Coura | Roney Polato de Castro | “Pensando gênero, sexualidade e juventude em tempos de ‘escola sem partido'” |
Bernardo Marques Werneck | Cassiano Caon Amorim | “Uma cartografia por meio dos mapas vivenciais dos diferentes usos do campus da UFJF” |
Brenda Martoni Mansur Corrêa da Costa | Jader Janer Moreira Lopes | “APRENDENDO A CARTOGRAFAR COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD): A RELAÇÃO SUJEITO ESPAÇO DOS AUTISTAS” |
Carla Toscano Carneiro | Luciana Pacheco Marques | “Construção das identidades de educadoras: uma perspectiva montessoriana” |
Claudia Aparecida de Castro Meireles Araújo | Margareth Aparecida Sacramento Rotondo | “Rua: Uma Educação em Possíveis” |
Daniel José da Cunha | André Silva Martins | “Educação política e educação escolar: análise do projeto cidades educadoras” |
Danillo Marchesano Ramos Alves | André Silva Martins | “Da economia política à educação: análise do projeto da Fundação Lemann” |
Fabrício Teixeira Barbosa | Hajime Takeuchi Nozaki | “Crise de 2007/2008 e Banco Mundial: os ajustes estruturais e suas relações com a contrarreforma do ensino médio” |
Henrique Lage Chaves | Cassiano Caon Amorim | “De comentários alheios à palavra-outra: uma compreensão ativa na direção dos sentidos para os usos de videoaulas de Geografia Escolar na Plataforma YouTube” |
Iuli do Carmo Melo | Roney Polato de Castro | “Educar sobre o estupro educar sobre a diferença: a redefinição do estupro e a reivindicação de não violência na apropriação e construção do conceito cultura do estupro” |
Jose Rodolfo Lopes da Silva | Anderson Ferrari | “‘Seja homem de verdade!’: (re)constituindo masculinidades numa escola de cidade pequena e do interior” |
Juliana Ramos de Faria | Tarcísio Jorge Santos Pinto | “O tempo das alunas mães na escola” |
Jussara Alves da Silva | Julvan Moreira de Oliveira | “Karingana wa Karingana: Brincadeiras e Canções Africanas” |
Karine Gabrielle Fernandes | Cristhiane Carneiro Cunha Flôr | “DIÁLOGOS A PARTIR DO VEGANISMO: A QUESTÃO ANIMAL E SUA ABORDAGEM EM DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL” |
Larissa Pereira Reis | Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos | “Escola Sem Partido: bastilha da razão humana” |
Leiliane Aparecida Gonçalves Paixão | Margareth Aparecida Sacramento Rotondo | “Entre delírios e contos: (doces?) composições em aberturas de possíveis em educações” |
Leticia de Medeiros Klôh | Reginaldo Fernando Carneiro | “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM ALUNOS SURDOS” |
Letícia Riguetto Nunes | Angélica Cosenza Rodrigues | “Trajetórias formativas docentes: o que significam professoras em diálogos cogenerativos sobre hortas escolares” |
Lucilene Ferreira do Carmo | Vicente Paulo dos Santos Pinto | “Educação ambiental e agricultura familiar urbana em Juiz de Fora: para além da dicotomia campo-cidade” |
Luiger Franco de Castro | André Silva Martins | “APRENDER A EMPREENDER”: O PROJETO DE EDUCAÇÃO DO SEBRAE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA |
Marcela Arantes Meirelles | Cristhiane Carneiro Cunha Flôr | “PERGUNTAR É INUSITADO? ANALISANDO OS DISCURSOS DE PROFESSORES(AS) DE QUÍMICA SOBRE QUESTIONAMENTOS EM SALA DE AULA” |
Marcela Brasil Galvão | Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello | “Família e escola: o envolvimento das famílias na formação do leitor de literatura” |
Maria Rosana do Rêgo e Silva | Ana Rosa Costa Picanço Moreira | “Entre fraldas e livros: leitura literária com bebês na creche” |
Maryangela Mattos da Motta | Sonia Regina Miranda | “PORQUE NINGUÉM ESCUTA A GENTE! JOVENS, AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E COTIDIANO ESCOLAR, ENTRE SIGNIFICADOS E SENTIDOS” |
Pilar Silveira Mattos | Tânia Guedes Magalhães | “Oralidade e formação de professores: o desenvolvimento de capacidades docentes na formação inicial de Letras da UFJF” |
Priscilla Lúcia Cerqueira de Aragão | Reginaldo Fernando Carneiro | “A formação inicial em ciências e matemática de professores dos primeiros anos de escolarização em uma perspectiva interdisciplinar” |
Rafael Xavier Tolentino | Eduardo Magrone | “A distinção entre as concepções de relação pedagógica de Jacques Rancière e Pierre Bourdieu” |
Ramon Mendes da Costa Magalhães | Hajime Takeuchi Nozaki | “O PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO MÍNIMO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: DA ELABORAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO” |
Raquel Minervino de Carvalho Bisneta | Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do Amaral | “Educação em Tempos Sombrios: Ontologias Perspectivistas” |
Rubia Manoel Gonçalves | Eduardo Magrone | “As relações de poder e o clima escolar: as reuniões pedagógicas no contexto de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora” |
Sandro Vieira Teófilo | Eliana Lucia Ferreira | “Os desafios e as perspectivas para educação inclusiva: análise acerca da inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG” |
Simone de Lucas Agostinho Lima | Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior | “Educação Física em Minas Gerais: uma análise do Documento Curricular de 1978” |
Tânia Mara Silveira Dias | Núbia Aparecida Schaper Santos | “Sentidos sobre o processo de transição da creche para a pré-escola: múltiplos olhares” |
Thunay Venzi Botrel | Hajime Takeuchi Nozaki | “A FRAGMENTAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFJF E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL” |
Vitor Marques | Maximiliano Valerio López | “Sociedade dos poetas tortos: a primavera periférica” |
Vitória Marques Bergo | Anderson Ferrari | “Formação docente em História acerca da violência de gênero: possibilidades para trabalhar a cultura do estupro na escola” |
Welliton José Cunha de Souza | Maria Zélia Maia de Souza | “MST a luta e a conquista da terra: a experiência educativa do assentamento Denis Gonçalves” |
Robert Venancio de Oliveira | Cassiano Caon Amorim | “Ensino de Geografia no ensino médio: um diálogo sobre os Conteúdos Básicos Comuns na sala de aula em Ubá-MG” |