Fechar menu lateral

Dissertações defendidas em 2019

LISTA DAS PRODUÇÕES 2019

MESTRADO

NOME ORIENTADOR TÍTULO
Ana Carolina Bustamante Dias Souza Julvan Moreira de Oliveira A identidade étnico-racial da criança: um olhar para os imaginários presentes em um ambiente escolar
Ana Carolina Costa Resende Mariana Cassab Torres A complexidade curricular no fazer de uma educadora de ciências em uma EJA cada vez mais jovem
Ana Carolina Mercês Coura Roney Polato de Castro Pensando gênero, sexualidade e juventude em tempos de ‘escola sem partido’
Bernardo Marques Werneck Cassiano Caon Amorim Uma cartografia por meio dos mapas vivenciais dos diferentes usos do campus da UFJF
Brenda Martoni Mansur Corrêa da Costa Jader Janer Moreira Lopes Aprendendo a cartografar com crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD): A relação sujeito espaço dos Autistas
Carla Toscano Carneiro Luciana Pacheco Marques Construção das identidades de educadoras: uma perspectiva montessoriana
Claudia Aparecida de Castro Meireles Araújo Margareth Aparecida Sacramento Rotondo Rua: Uma Educação em Possíveis
Daniel José da Cunha André Silva Martins Educação política e educação escolar: análise do projeto cidades educadoras
Danillo Marchesano Ramos Alves André Silva Martins Da economia política à educação: análise do projeto da Fundação Lemann
Fabrício Teixeira Barbosa Hajime Takeuchi Nozaki Crise de 2007/2008 e Banco Mundial: os ajustes estruturais e suas relações com a contrarreforma do ensino médio
Flávia Alves Bonsanto Sandrelena da Silva Monteiro Acolhimento: sonoras reflexões com Paulo Freire como prática de inclusão de crianças com deficiência na creche Clélia Gervásio Scafuto – Juiz de Fora (MG)
Henrique Lage Chaves Cassiano Caon Amorim De comentários alheios à palavra-outra: uma compreensão ativa na direção dos sentidos para os usos de videoaulas de Geografia Escolar na Plataforma YouTube
Iuli do Carmo Melo Roney Polato de Castro Educar sobre o estupro educar sobre a diferença: a redefinição do estupro e a reivindicação de não violência na apropriação e construção do conceito cultura do estupro
Jose Rodolfo Lopes da Silva Anderson Ferrari ‘Seja homem de verdade!’: (re)constituindo masculinidades numa escola de cidade pequena e do interior
Juliana Ramos de Faria Tarcísio Jorge Santos Pinto O tempo das alunas mães na escola
Jussara Alves da Silva Julvan Moreira de Oliveira Karingana wa Karingana: Brincadeiras e Canções Africanas
Karine Gabrielle Fernandes Cristhiane Carneiro Cunha Flôr Diálogos a partir do veganismo: A questão animal e sua abordagem em documentos oficiais para a Educação Infantil
Larissa Pereira Reis Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos Escola Sem Partido: bastilha da razão humana
Leiliane Aparecida Gonçalves Paixão Margareth Aparecida Sacramento Rotondo Entre delírios e contos: (doces?) composições em aberturas de possíveis em educações
Leticia de Medeiros Klôh Reginaldo Fernando Carneiro Formação continuada de professores que ensinam matemática para o trabalho com alunos surdos
Letícia Riguetto Nunes Angélica Cosenza Rodrigues Trajetórias formativas docentes: o que significam professoras em diálogos cogenerativos sobre hortas escolares
Lucilene Ferreira do Carmo Vicente Paulo dos Santos Pinto Educação ambiental e agricultura familiar urbana em Juiz de Fora: para além da dicotomia campo-cidade
Luiger Franco de Castro André Silva Martins “Aprender a empreender”: O Projeto de Educação do SEBRAE para a Educação Básica Pública
Marcela Arantes Meirelles Cristhiane Carneiro Cunha Flôr Perguntar é inusitado? Analisando os discursos de professores(as) de química sobre questionamentos em sala de aula
Marcela Brasil Galvão Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello Família e escola: o envolvimento das famílias na formação do leitor de literatura
Maria Rosana do Rêgo e Silva Ana Rosa Costa Picanço Moreira Entre fraldas e livros: leitura literária com bebês na creche
Maryangela Mattos da Motta Sonia Regina Miranda Porque ninguém escuta a gente! Jovens, avaliação em larga escala e cotidiano escolar, entre significados e sentidos
Nayara Rios Cunha Salvador Neil Franco Pereira de Almeida Pessoas Trans na educação básica no sul do Estado do Rio de Janeiro
Pilar Silveira Mattos Tânia Guedes Magalhães Oralidade e formação de professores: o desenvolvimento de capacidades docentes na formação inicial de Letras da UFJF
Priscilla Lúcia Cerqueira de Aragão Reginaldo Fernando Carneiro A formação inicial em ciências e matemática de professores dos primeiros anos de escolarização em uma perspectiva interdisciplinar
Rafael Xavier Tolentino Eduardo Magrone A distinção entre as concepções de relação pedagógica de Jacques Rancière e Pierre Bourdieu
Ramon Mendes da Costa Magalhães Hajime Takeuchi Nozaki O processo histórico de construção do currículo mínimo de educação física do estado do Rio de Janeiro: da elaboração à implementação
Raquel Minervino de Carvalho Bisneta Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do Amaral Educação em Tempos Sombrios: Ontologias Perspectivistas
Robert Venancio de Oliveira Cassiano Caon Amorim Ensino de Geografia no ensino médio: um diálogo sobre os Conteúdos Básicos Comuns na sala de aula em Ubá-MG
Rubia Manoel Gonçalves Eduardo Magrone As relações de poder e o clima escolar: as reuniões pedagógicas no contexto de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora
Sandro Vieira Teófilo Eliana Lucia Ferreira Os desafios e as perspectivas para educação inclusiva: análise acerca da inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG
Simone de Lucas Agostinho Lima Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior Educação Física em Minas Gerais: uma análise do Documento Curricular de 1978
Tânia Mara Silveira Dias Núbia Aparecida Schaper Santos Sentidos sobre o processo de transição da creche para a pré-escola: múltiplos olhares
Thunay Venzi Botrel Hajime Takeuchi Nozaki A fragmentação curricular em Educação Física na UFJF e suas implicações para a formação profissional
Thyara Fiorillo Duarte Resende Eliana Lucia Ferreira Metas educacionais da educação inclusiva: apontamentos e reflexões na perspectiva do projeto da Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura
Vitor Marques Maximiliano Valerio López Sociedade dos poetas tortos: a primavera periférica
Vitória Marques Bergo Anderson Ferrari Formação docente em História acerca da violência de gênero: possibilidades para trabalhar a cultura do estupro na escola
Welliton José Cunha de Souza Maria Zélia Maia de Souza MST a luta e a conquista da terra: a experiência educativa do assentamento Denis Gonçalves