Fechar menu lateral

Dissertações defendidas em 2019

LISTA DAS PRODUÇÕES 2019

MESTRADO

NOME ORIENTADOR TÍTULO
Flávia Alves Bonsanto Sandrelena da Silva Monteiro “Acolhimento: sonoras reflexões com Paulo Freire como prática de inclusão de crianças com deficiência na creche Clélia Gervásio Scafuto – Juiz de Fora (MG)”
Nayara Rios Cunha Salvador Neil Franco Pereira de Almeida “Pessoas Trans na educação básica no sul do Estado do Rio de Janeiro”
Thyara Fiorillo Duarte Resende Eliana Lucia Ferreira “Metas educacionais da educação inclusiva: apontamentos e reflexões na perspectiva do projeto da Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura”
Ana Carolina Bustamante Dias Souza Julvan Moreira de Oliveira “A identidade étnico-racial da criança: um olhar para os imaginários presentes em um ambiente escolar”
Ana Carolina Costa Resende Mariana Cassab Torres “A complexidade curricular no fazer de uma educadora de ciências em uma EJA cada vez mais jovem”
Ana Carolina Mercês Coura Roney Polato de Castro “Pensando gênero, sexualidade e juventude em tempos de ‘escola sem partido'”
Bernardo Marques Werneck Cassiano Caon Amorim “Uma cartografia por meio dos mapas vivenciais dos diferentes usos do campus da UFJF”
Brenda Martoni Mansur Corrêa da Costa Jader Janer Moreira Lopes “APRENDENDO A CARTOGRAFAR COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD): A RELAÇÃO SUJEITO ESPAÇO DOS AUTISTAS”
Carla Toscano Carneiro Luciana Pacheco Marques “Construção das identidades de educadoras: uma perspectiva montessoriana”
Claudia Aparecida de Castro Meireles Araújo Margareth Aparecida Sacramento Rotondo “Rua: Uma Educação em Possíveis”
Daniel José da Cunha André Silva Martins “Educação política e educação escolar: análise do projeto cidades educadoras”
Danillo Marchesano Ramos Alves André Silva Martins “Da economia política à educação: análise do projeto da Fundação Lemann”
Fabrício Teixeira Barbosa Hajime Takeuchi Nozaki “Crise de 2007/2008 e Banco Mundial: os ajustes estruturais e suas relações com a contrarreforma do ensino médio”
Henrique Lage Chaves Cassiano Caon Amorim “De comentários alheios à palavra-outra: uma compreensão ativa na direção dos sentidos para os usos de videoaulas de Geografia Escolar na Plataforma YouTube”
Iuli do Carmo Melo Roney Polato de Castro “Educar sobre o estupro educar sobre a diferença: a redefinição do estupro e a reivindicação de não violência na apropriação e construção do conceito cultura do estupro”
Jose Rodolfo Lopes da Silva Anderson Ferrari “‘Seja homem de verdade!’: (re)constituindo masculinidades numa escola de cidade pequena e do interior”
Juliana Ramos de Faria Tarcísio Jorge Santos Pinto “O tempo das alunas mães na escola”
Jussara Alves da Silva Julvan Moreira de Oliveira “Karingana wa Karingana: Brincadeiras e Canções Africanas”
Karine Gabrielle Fernandes Cristhiane Carneiro Cunha Flôr “DIÁLOGOS A PARTIR DO VEGANISMO: A QUESTÃO ANIMAL E SUA ABORDAGEM EM DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL”
Larissa Pereira Reis Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos “Escola Sem Partido: bastilha da razão humana”
Leiliane Aparecida Gonçalves Paixão Margareth Aparecida Sacramento Rotondo “Entre delírios e contos: (doces?) composições em aberturas de possíveis em educações”
Leticia de Medeiros Klôh Reginaldo Fernando Carneiro “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM ALUNOS SURDOS”
Letícia Riguetto Nunes Angélica Cosenza Rodrigues “Trajetórias formativas docentes: o que significam professoras em diálogos cogenerativos sobre hortas escolares”
Lucilene Ferreira do Carmo Vicente Paulo dos Santos Pinto “Educação ambiental e agricultura familiar urbana em Juiz de Fora: para além da dicotomia campo-cidade”
Luiger Franco de Castro André Silva Martins “APRENDER A EMPREENDER”: O PROJETO DE EDUCAÇÃO DO SEBRAE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA
Marcela Arantes Meirelles Cristhiane Carneiro Cunha Flôr “PERGUNTAR É INUSITADO? ANALISANDO OS DISCURSOS DE PROFESSORES(AS) DE QUÍMICA SOBRE QUESTIONAMENTOS EM SALA DE AULA”
Marcela Brasil Galvão Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello “Família e escola: o envolvimento das famílias na formação do leitor de literatura”
Maria Rosana do Rêgo e Silva Ana Rosa Costa Picanço Moreira “Entre fraldas e livros: leitura literária com bebês na creche”
Maryangela Mattos da Motta Sonia Regina Miranda “PORQUE NINGUÉM ESCUTA A GENTE! JOVENS, AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E COTIDIANO ESCOLAR, ENTRE SIGNIFICADOS E SENTIDOS”
Pilar Silveira Mattos Tânia Guedes Magalhães “Oralidade e formação de professores: o desenvolvimento de capacidades docentes na formação inicial de Letras da UFJF”
Priscilla Lúcia Cerqueira de Aragão Reginaldo Fernando Carneiro “A formação inicial em ciências e matemática de professores dos primeiros anos de escolarização em uma perspectiva interdisciplinar”
Rafael Xavier Tolentino Eduardo Magrone “A distinção entre as concepções de relação pedagógica de Jacques Rancière e Pierre Bourdieu”
Ramon Mendes da Costa Magalhães Hajime Takeuchi Nozaki “O PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO MÍNIMO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: DA ELABORAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO”
Raquel Minervino de Carvalho Bisneta Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do Amaral “Educação em Tempos Sombrios: Ontologias Perspectivistas”
Rubia Manoel Gonçalves Eduardo Magrone “As relações de poder e o clima escolar: as reuniões pedagógicas no contexto de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora”
Sandro Vieira Teófilo Eliana Lucia Ferreira “Os desafios e as perspectivas para educação inclusiva: análise acerca da inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG”
Simone de Lucas Agostinho Lima Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior “Educação Física em Minas Gerais: uma análise do Documento Curricular de 1978”
Tânia Mara Silveira Dias Núbia Aparecida Schaper Santos “Sentidos sobre o processo de transição da creche para a pré-escola: múltiplos olhares”
Thunay Venzi Botrel Hajime Takeuchi Nozaki “A FRAGMENTAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFJF E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL”
Vitor Marques Maximiliano Valerio López “Sociedade dos poetas tortos: a primavera periférica”
Vitória Marques Bergo Anderson Ferrari “Formação docente em História acerca da violência de gênero: possibilidades para trabalhar a cultura do estupro na escola”
Welliton José Cunha de Souza Maria Zélia Maia de Souza “MST a luta e a conquista da terra: a experiência educativa do assentamento Denis Gonçalves”
Robert Venancio de Oliveira Cassiano Caon Amorim “Ensino de Geografia no ensino médio: um diálogo sobre os Conteúdos Básicos Comuns na sala de aula em Ubá-MG”