Na próxima quarta-feira dia 13/03, o Fórum de Movimentos de Mulheres de Juiz de Fora realiza a segunda edição da Medalha Rosa Cabinda, na Câmara Municipal, a partir das 19h. O evento tem como proposta valorizar a participação feminina na construção de JF, considerando vários aspectos de uma possível contribuição no âmbito social.
O prêmio carrega o nome Rosa Cabinda, que foi escrava do Comendador Henrique Halfeld. Mesmo com a Lei Rio Branco, de 1871, quando os escravos passaram a ter direito de comprar sua própria alforria, Rosa não conseguiu fazê-la. A alegação era de que a oferta da escrava era inferior ao seu próprio valor. Cabinda, aos 44 anos e com deficiência em uma das mãos, recorreu à justiça e conseguiu sua alforria. Força e luta marcam presença nesse nome!!!
Nessa segunda edição do prêmio, o PPGE tem duas alegrias: a professora Sônia Clareto, líder do Grupo de Pesquisa Travessia irá receber a premiação por ser um destaque feminino no âmbito da produção acadêmica; e a mestranda Jussara Alves irá receber a premiação por liderar trabalho pedagógico na Prefeitura de Juiz de Fora em prol da valorização da cultura negra.