Fechar menu lateral

Linha de Pesquisa: Estudos Interartes e Música (antiga linha Artes Visuais, Música e Tecnologia)


Matheus de Simone Maciel (Mestre em 2020)

Muragens | Wallucinating (2021)

Human Pose (2021)


Caluã Eloi de Oliveira da Silva (Mestre em 2020)

Além do binário (2022)

(Dia)Crônica do Armário (2021)

Em tempos de quarentena, o que mais te aprisiona? (2020)


Gabriele Oliveira Teodoro (Mestra em 2018)

Iconicidade entre literatura e pintura nos retratos modernistas brasileiros (2021)

O processo de criação entre literatura e pintura no modernismo brasileiro através do retrato de Mário de Andrade, 1922, por Anita Malfatti (2021)


Camila Ribeiro de Almeida Rezende (Mestra em 2017)

O interesse pelo desinteresse: contribuições de Bourdieu para a reflexão da escrita no campo acadêmico (2021)

Exata precisão (2020)

A utopia do amor romântico e as desigualdades de gênero (2020)

Fogo que arde sem se ver: o amor romântico nas manifestações culturais e as desigualdades de gênero (2019)

O controle das emoções na escrita acadêmica e seu impacto na relação do indivíduo com o trabalho intelectual (2019)

Memorial de um amigo (2019)

Trocar e seduzir pelas palavras: escrita acadêmica e saberes outros (2019)

Escrita epistolar: cartografias de uma epistemologia feminista (formato.pdf) (2018)

Yukio Mishima e Nathalie Gassel: o fisiculturismo como processo artístico (2017)


Luciana de Oliveira Inhan (Mestra em 2017)

Discussing the pillars of the brazilian tropicália movement: the graphic design of Rogério Duarte. Arte, indiviudo y sociedad (2020)


Thales Estefani Pereira (Mestre em 2017)

Formas de perder-se na floresta: chapeuzinho vermelho e as experiências narrativas e congnitivas nos aplicativos (2019)

Literatura eletrônica para crianças: o caso do projeto “murais e literatura: a criação digital em contexto educativo” (2019)

Uma análise sobre interatividade e gamificação em livros ilustrados digitais a partir da obra Wuwu & Co. (formato.pdf) (2017)


Rafael Gonçalves (Mestre em 2017)

Revisão bibliográfica preliminar do conceito de Storytelling como parte de pesquisa em improvisação musical  (2018)

Análise do Vocabulário melódico de dois improvisos do guitarrista Jonathan Kreisberg (2016)

Storytelling em música popular improvisada: revisão preliminar do conceito de arco narrativo musical (ou tensão e relaxamento ou densidade e intensidade musical) e sua aplicação em análise de dois improvisos do guitarrista Jonathan Kreisberg (formato.pdf) (2017)


Pedro Atã Ribeiro Pinto (Mestre em 2016)

Emergent sign-action: classical ballet as a self-organized and temporally distributed semiotic process (2019)

Semiosis is cognitive niche construction (2019)

Art Evolution as Niche Construction in Distributed Cognitive Systems (formato.pdf) (2018)

Creativity as niche construction and some examples in theatrical dance (formato.pdf) (2017)

The London Underground Diagram as an example of cognitive niche construction (formato.pdf) (2017)

Multilevel poetry translation as a problem-solving task (2016)


Tiago Pinheiro Lima Rubini (Mestre em 2016)

Associações e performance com Arduino (2019)

Open source art and queer activism (2019)

Cidades inteligentes, uma ideia burra (2017)

argm / scu (arte, 2017)

Vênus como um boy, Gifformance (performance, 2017)

Vigilância biométrica nas cidades e o Facial Weaponization Suite (2016)

Tecnologia e arte como redes táticas de defesa contra a violência (2016)


Robert Anthony do Amaral Oliveira (Mestre em 2016)

Aliquid (registro fonográfico, 2017)

Minha Morte (trilha sonora, 2017)

Amor (produção artística, 2016)


Letícia Alves Vitral (Mestra em 2016)

An Intersemiotic Translation of a Mobile Art Project to a Photographic Essay (2016)


Carmem Lúcia Altomar Mattos (Mestra em 2016)

Wearing Affections: interface-corpo-espaço (2016)

Arte e Robótica (2016)


Elisiana Frizzoni Candian (Mestra em 2015)

Tecnologias digitais da informação e comunicação  na educação e uma possível educação hacker (2020)

Hacker, criminoso ou ativista? (2019)

O que a educação tem a ver com a cultura hacker? (2019)

Poderiam os espaços da cultura hacker hackear a educação? (formato.pdf) (2019)

Políticas de formação docente no contexto da cibercultura (2017)

LEDesignear (Exposição e Oficina de Arte Eletrônica, 2016)

Mediações Culturais no FILE (formato.pdf) (2015)

O conceito de gamificação x artificação no contexto de exibição do FILE (2015)


Guilherme Rafael Soares (Mestre em 2015)

Música Móvel: processo criativo de produção de código aberto para aplicativos musicais com interfaces gráficas ‘touch screen’para dispositivos Android (2015)

‘Musescore’: estudo de caso de um software livre e sua interface colaborativa web para notação partitural (2015)