Fechar menu lateral

Linha de Pesquisa: Arte, Moda: História e Cultura

Claudio de Melo Filho (Mestre em 2019)

Construindo ruínas: relações entre imagem, dados e ecologia mediante as crises ambientais (2023)

Art, Data and Climate Change: Investigations Between Image, Science, and Ecology. IAFOR – The International Academic Forum (2023)

Incertezas emergentes (2023)

Ruínas do visível: Políticas implicadas na relação com as imagens na era dos big data (2022)

Poéticas do excesso: por uma narrativa do limite, da tecnologia e do pensamento multiespécies (2022)

Arte, ciência e tecnologia: modelos alternativos e especulativos para habitar a terra (2022)

Arte, natureza e colaborações adversárias: inteligência ecossistêmica e pensamento não-correlacional (2022)

Coexistências-RIO: Poéticas pós-antropogênica no livro interativo ///Rios.Força.Fluxo (2021)

Exposições de arte mediante a incorporação tecnológica (2020)

Poéticas do tecnológico: identidade humana em colapso (2019)


Thomas Walter Dietz (Mestre em 2019)

Estudos da indumentária na América Latina contemporânea (2023)

Resenha de Pecorari, Marco. Fashion Remains: Rethinking Ephemera in the archive. London: Bloomsbury (2021)


Henrique Grimaldi Figueredo (Mestre em 2018)

Civilizational dissent at late 1990?s: body, fashion and club cultures in contemporary society (2023)

Fashion Desperados e a geração Sensation (2022)

Estudos da (nova) peste: pornografia, redes sociais e hiperimagem (2022)

Tempo de performance, tempo da performance: impressões sobre Natures Mortes, Carte Blanche à Anne Imhof (2022)

IN-SITU: notas de campo sobre Untitled (2011), de Urs Fischer, na mostra Ouverture da Pinault Collection (2022)

A representação feminina (migrante) no acervo da  Fondation Louis Vuitton: um debate sobre trajetórias artísticas e a produção de legitimidade (2021)

Artes, trabalho criativo e empreendedorismo cultural e artístico. Alinhamento de possibilidades de uma retórica presente para um futuro decente (2021)

Estética da ansiedade: notas conceituais sobre a cultura do risco, uma abordagem sociológica  (2021)

Simon contra: etnografias de um jovem artista.  (2021)

Os fashion desperados e as cenas clubbers: gênese e consolidação de interseccionalidades moda/música na cena londrina nos anos 1990 (2021)

Performar o risco: quatro necrológicos contemporânes em Alexander MCQueen (2020)

Prosopografias clubbers em São Paulo e Londres: moda, estilo, estética e cenas musicais contemporâneas (2020)

A indústria da moda e o mercado de arte contemporânea: um debate introdutório & Conversations Avec Olivier de Sagazan(2020)

Arte contemporânea e corporativismo: o  colecionismo francês em debate (2020)

De um problemas (estético) à uma economia (estética): notas introdutórias sobre a moda e suas fronteiras (2019)

For a sociology of fashion: bodies, media and aestheticization. Why read Joanne Entwistle? (2019)

It’s not you, it’s your prices at auction: arte e mercado em Pablo Helguera (2019)

Por uma sociologia da moda: corpos, mídias e estetização. por que ler Joanne Entwistle? (2019)

Por uma tese do real na moda inglesa dos anos 1990 ou Warhol como chave para se pensar  MCQueen (formato.pdf) (2019)

Por uma sociologia do excesso: a moda inglesa entre o narcótico e o necrotério (2019)


Isadora Marillia de Moreira Almeida (Mestra em 2018)

Excellences & perfections: potencialidades na obra de Amalia Ulman (2020)


Andrés Leonardo Caballero Piza (Mestre em 2018)

The land of the most beautiful natural resources? Miss Universo: Representaciones de El Dorado y el Traje Típico Colombiano (2018)


Cleber Soares da Silva (Mestre em 2017)

Dicionário Histórico-Bibliográfico da Fotografia e dos Fotógrafos no Brasil (verbete, 2018)

Álbuns Possíveis: Fotografias de Famílias Negras nos Arquivos de Chichico Alkmim e Assis Horta (1920/1940) (2018)

Fotografias de Famílias Negras nos Arquivos de Chichico Alkmim e Assis Horta: Identidades construídas a partir de retratos (formato.pdf) (2018)

Assis Horta e Erich Hess: pioneiros fotógrafos do IPHAN (formato.pdf) (2017)


Thamara Venâncio de Almeida (Mestra em 2017)

A Videoarte no Brasil: uma perspectiva histórica (2018)

De coadjuvante a protagonista: a videoarte no festival VIDEOBRASIL (formato.pdf) (2018)

“O corpo contra a máquina”: a crítica de Frederico Morais ao uso de novas tecnologias para a criação de “obras” (formato.pdf) (2018)

Rumos da democracia no Brasil: um olhar a partir do 20º Festival de Arte Contemporânea SESC -VIDEOBRASIL (formato.pdf) (2018)

Memória de Ferro’: trajetória artística e produção estética de Eder Santos (2017)

O Brasil dos anos 1970: questões políticas e sociais em obras de videoarte (2017)


Clecius Campos Correa (Mestre em 2016)

A escrita vegetal: uso de plantas enteógenas na ampliação da percepção (2021)

Agente da modernização: a imprensa brasileira pelas mãos de Amilcar  de Castro (2020)

Moda no museu: os vestidos -objeto de Olly Reinheimer no MAM-RJ (1969) (2019)


Fernanda Bonizol Ferrari (Mestra em 2016)

Moda e Feminilidade: a difícil missão de vestir-se mulher (formato.pdf) (2018)

Qual o seu tipo? Binarismos e marginalizações na moda feminina (2017)

O batidão da glamurosa: Identidade e moda popular do funk carioca (2017)

Piriguetes: uma relação entre moda e sexualidade na sociedade contemporânea (formato.pdf) (2016)


Thamis Malena Marciano Caria (Mestra em 2016)

A representação de Cleópatra VII na obra de Guido Reni (formato.pdf) (2018)


Luciane Ferreira Costa (Mestra em 2016)

Interessa-nos a forma do limão, e não o limão (2016)


Tálisson Melo de Souza (Mestre em 2015)

E quando utopias encontram lugar? Walter Zanini e as inserções institucionais da videoarte (2020)

Arte, Juventude e Legitimação: Uma análise comparativa sobre jovens artistas da arte contemporânea nos  contextos brasileiro e uruguaio (2019)

As Ciências Sociais e as Artes em eventos: Estudos de exposições, bienais, feiras, festivais e mostras culturais (2019)

Criticar / criar / curar arte: Sheila Leirner e sua “grande obra” na imprensa e em exposições (2019)

Poética y política “Allí donde está la gente” una conversación con Clemente Padín sobre más de cinco décadas de su arte/vida (2019)

“Sem gênero, idade, raça, nação nem limites”: por uma exposição histórica da moda como dispositivo de reinvenção identitária. Resenha da exposição “Gender Bending Fashion”, curada por Michelle Tolini Finamore, Museum of Fine Artes, Boston,  EUA. (2019)

Mesmo sol outro (formato.pdf) (livro, 2018)

Álvaro Donoso – Pássaro de Fogo (2017)

Art vidéo, corps, espace public et télévision : les tranchées et les Institutions au Brésil et au Chili des années 1980 (2016)

“Arte Plumária do Brasil”: trajetórias emaranhadas entre artificação e encantamento (formato.pdf) (2016)

A Bienal de São Paulo nos anos 1980 e o debate sobre “Arte Global” no Brasil (formato.pdf) (2015)

A 19ª Bienal de São Paulo (1987) e as condições para uma curadoria autoral no campo da arte brasileiro (formato.pdf) (2015)

Curadoria, espetáculo e políticas culturais no Brasil em meados dos 1980s (formato.pdf) (2015)

A ‘Grande Tela’ e o retorna à pintura na América Latina (1980s): crítica de arte e a disputa pelo controle ideológico de uma nova vanguarda (formato.pdf) (2015)


Milena Guerson Lamoia (Mestra em 2015)

Perspectivas para o ensino de artes visuais no contexto da educação do campo brasileira (livro, 2019)

Ressonâncias do ut pictura poesis em a obra prima ignorada de Honoré de Balzac (livro, 2019)

Recriando a escrita da história no modernismo artístico brasileiro dos anos 1940: trajetória de Vieira da Silva e Arpad Szenes (2019)

Reconfigurações da História da Arte segunda a leitura de Hal Foster (2019)