A área acolhe pesquisas advindas de matrizes metodológicas, práticas e teóricas ligadas à arte e à cultura, reunidas em torno da ideia da interdisciplinaridade.
Acolhe subáreas do conhecimento no campo das artes no qual as linguagens artísticas e a cultura são compreendidas como eixos transversais que a fundamentam conceitualmente.
Reúne professores pesquisadores que concebem a pesquisa, a produção artística e a reflexão a partir da mobilização e interlocução de repertórios e subsídios provenientes de variados domínios de pesquisa no campo das ciências humanas, ciências sociais e nos entrecruzamentos com tecnologias.
A interdisciplinaridade está ligada a uma maneira de conceber a arte no mundo atual considerando seu intenso entrelaçamento e aproximação com a cultura de um modo geral. A cultura nesta perspectiva é vista como elemento de hibridação, princípio transformador dos processos artísticos na contemporaneidade.
A linha de pesquisa investiga as artes visuais e a moda, em seus movimentos de reflexão e produção, a partir de abordagens teóricas e metodológicas embasadas em processos e interpretações históricas e culturais, na convergência com a área das ciências humanas.
Abarca projetos cujos temas estejam voltados aos processos artísticos, às análises críticas, históricas e sociológicas da arte e/ou da moda, em contextos regionais, nacionais e internacionais.
A linha de pesquisa concentra-se em produções práticas e reflexões teóricas sobre o cinema e o audiovisual, com referencial teórico voltado às questões relacionadas à narrativa, à estética e à história do cinema e audiovisual.
Problematiza questões que se articulam com a dimensão autoral, de gênero, análise fílmica e construções narrativas e suas implicações socioculturais, em diálogo interdisciplinar com demais artes e campos do saber.
A linha de pesquisa se concentra sobre o som, seus usos e implicações (criativas, estéticas, técnicas, tecnológicas, culturais e sociais), a partir sobretudo de três eixos de estudo e atuação: a composição, a performance e a musicologia/etnomusicologia.
A linha acolhe especialmente projetos de pós-graduação que enfatizem o caráter histórica e intrinsecamente interdisciplinar da Música, não só desde seus primeiros registros escritos no Ocidente (entre os pré-socráticos, Pitágoras e Platão), mas também em saberes originários, afrocêntricos, não-ocidentais, híbridos, contemporâneos, ou calcados na oralidade – estimulando o desenvolvimento de iniciativas tanto teóricas quanto teórico-práticas (de pesquisa artística) em meio acadêmico.