Bacharel e mestre em Ciências Sociais (PUC-SP). Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP).
Realizou diversos estágios de Pós- doutorado: Instituto de Artes da Unicamp/FAPESP, École des Hautes Études em Science Sociales/EHESS e Université Paris Est/FAPESP.
Esteve como professora convidada no Institut d’études européennes, Université Paris 8 (2015-16) e no departamento de sociologia da New School for Social Research (New York, 2016), em ambos financiada pela Capes.
Realizou estágio senior de pesquisa em 2019 no CRBC- École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris.
É coordenadora do GT de Sociologia da Arte nos Congressos da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
Tem experiência nas áreas de sociologia da cultura e da arte e história social, com ênfase nos seguintes temas: Artistas, Instituições e Mercado; Coleções, Exposições e Museus; produção e circulação da cultura e das artes; Cultura e Arte Brasileira; Arte Moderna e Contemporânea; Trabalho artístico e cultural: Consumo e estilos de vida; Gênero; Estetização do cotidiano; Gastronomia; Moda; Design; Cultura Urbana; Indústria Cultural; Modernidade;
Mundialização e Globalização.
e-mail: marialucia.bueno@gmail.com
Grupo de Pesquisa:
Estética, Consumo e mundialização: transformações nos mundos das artes. Artes visuais, arquitetura, design, moda e gastronomia. Coordenadora da pesquisa (líder)
Projetos de Pesquisa:
Coleções, museus e exposições: consagração e mundialização no mundo da arte moderna e contemporânea. Arte brasileira e arte latino-americana como estudos de caso.
Estética, sociedade de consumo e mundialização. Um estudo sobre as interações entre os mundos da arte e a economia criativa (artes visuais, moda, design e gastronomia). Uma perspectiva histórica e sociológica.
Trabalho, êxito e profissionalização na arte contemporânea. Uma perspectiva
histórica e comparativa
Principais Publicações:
BUENO, Maria Lucia. 2001. Artes Plásticas no século XX : Modernidade e globalização(2a. Edição). Campinas: Editora da UNICAMP/Imprensa Oficial/FAPESP.
BUENO, Maria Lucia. 2005. ” O mercado de galerias e o comércio de arte moderna. São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960″. Revista Sociedade e Estado , v. 20, no.2, p.377- 402.
BUENO, Maria Lucia, CAMARGO, Luiz Octavio L.(org.). 2008. Cultura e consumo. Estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo : Editora do Senac.
BUENO, Maria Lucia (org.). 2012. Sociologia das Artes Visuais no Brasil. São Paulo : Editora do Senac.
BUENO, Maria Lucia. 2012. ” Les femmes de la Haute-couture. Mode et genre au début du XXème Siècle”. In: M. Buschatto, M.Leontsini; M.Maruani, B. Pequinot e H. Ravet (org). Créations. Le genre à L’ oeuvre. Paris: L’Harmattan (Logiques Sociales/Sociologie de L’Art).
BUENO, Maria Lucia, 2013, “Gastronomia e Sociedade de Consumo. Tradições culturais brasileiras e estilos de vida na globalização cultural”. In: Reflexões sobre cultura material. Manifestações artísticas e ciências sociais.(org. Patricia Reinheimer e Sabrina Sant’Anna),Rio de Janeiro : Folha Sêca.
BUENO, Maria Lucia. 2014. « Une modernité brésilienne: Art moderne et marche de l’art à Sao Paulo et Rio de Janeiro au milieu du XXe siècle ». Sociologie de L’art. Revue Internationale, v.22, p.109 – 124.
BUENO, Maria Lucia, 2016. “La condition d’artiste contemporain au Brésil: entre l’université et le marché” In: Art et Societé. Recherches récentes et regards croisés,(org. Glaucia Villas Boas e Alain Quemin) Brésil/France. Marseille : Open Edition.
BUENO, Maria Lucia; DABUL, Ligia, 2016. Dossiê : “Arte, Mundo” . Revista Nava, vol.1 no. 2. Juiz de Fora : Editora da UFJF, 2016, v.1. no. 2.
BUENO, Maria Lucia , 2016. ” Cultura Visual e estilos de vida. As revistas de moda francesas e as estratégias de marketing da alta costura no início do século XX”. Maracanan, v.12, p.75 – 96.
BUENO, Maria Lucia, 2016. “Da gastronomia francesa à gastronomia globalizada: hibridismos e identidades inventadas”. Cadernos do CRH (UFBA). , v.vol.29, p.443 – 462.
BUENO, Maria Lucia; SANT’ANNA, S.P.; DABUL, L. Sociologia da Arte: notas sobre a construção de uma disciplina. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA. , v.6, p.266 – 289, 2018.
BUENO, Maria Lucia. Moda, gênero e ascensão social. As mulheres da alta-costura: de artesãs a profissionais de prestígio. DOBRAS (BARUERI, SP). , v.11, p.101 – 130, 2018.
BUENO, Maria Lucia. Women’s Haute Couture and modernization of fashion. Art, marketing and visual culture in the early twentieth century In: Keep it simple make it fast. An Aproach to Underground Music Scenes.1 ed. Porto, Portugal: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 2019, v.1, p. 403-415.
BUENO, Maria Lucia. Coleções e arquivos como agentes da mundialização. O caso da arte brasileira nas coleções latino-americanas nos Estados Unidos/ Collections and archives as agent of globalization. The case of brazilian art in
latin-american collections in the United Stade In: ARTE ALÉM DA ARTE: Segundo simpósio internacional de relações sistêmicas da arte.1 ed.Porto Alegre, São Paulo: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, SESC , SP,
2020, v.1, p. 64-85.
BUENO, Maria Lucia; SANT’ANNA, Denise Bernuzzi. “Paysages de l’alimentation et expériences gastronomiques ». Dossier : « Alimentation et Gastronomie » BRÉSIL(S) – SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES. , v.1, p.1 – 7, 2020.