Professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bem como do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) e do International Master in Cinema Studies (IMACS), no IAD/UFJF.
É também professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.
Possui graduação em cinema pela Universidade Federal Fluminense e realizou mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo, com período de bolsa sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Realizou pós-doutorado no Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo.
Concentra-se nas áreas de história, teoria e crítica do cinema, com ênfase na estética cinematográfica e em sua relação com a história das formas artísticas, em especial com a pintura. Os temas mais abordados em suas pesquisas são: mise-en-scène cinematográfica, análise fílmica, história do retrato, hermenêutica estética do cinema contemporâneo, relação entre imagem e palavra.
Atuou como crítico de cinema na revista Contracampo entre 2002 e 2011 e já colaborou para as revistas Cult, Bravo!, seLecT e Cinética, além de ter textos publicados nos cadernos Ilustrada e Ilustríssima da Folha de S. Paulo.
É autor do livro A mise en scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo (Papirus, 2013). Autor de diversos artigos para catálogos e capítulos de livros no Brasil e no exterior.
Foi curador das mostras de cinema “Vincente Minnelli – Cinema de Música e Drama” (CCBB-RJ e SP, 2011) e “Jacques Rivette – Já Não Somos Inocentes” (CCBB-RJ e SP, 2013).
Roteirizou e dirigiu o curta-metragem O dia em que não matei Bertrand (2008), adaptado do conto homônimo de Sérgio Sant’Anna.
e-mail: luizcarlosoliveira@ufjf.br