Fechar menu lateral

Henrique Vaz

 

 

Licenciatura plena em música, bacharel em ciências da computação e doutor em composição e interpretação musical, Henrique Vaz coordena o grupo de pesquisa “Gambioluteria – da programação orientada à gambiarra ao entalhe da luteria pós-digital”, voltado aos itinerários da pedagogia do “código criativo” sob o prisma dos algoritmos dos designs acústicos, eletrônicos, digitais e culturais de instrumentos tanto analíticos quanto desembocados em artefatos aurais tangíveis para a expressão musical.

Das diligências e orientações gestadas no Estúdio do Instituto de Artes e Design da UFJF, conduziu os laboratórios de “simulação computacional e modelagem”, de “síntese analógica em sistemas modulares”, de “desenhos de escuta, fisiologias do som e neuromusicologia informatizada”, de “culturas integradas de gravação, engenharas do áudio e práticas de estúdio”, de interatividade e iteratividade dos paradigmas audiovisuais à luz da “computação cognitiva” com suporte de interfaces e de “criação multimodal”.

Zela por métodos colaborativos de criação que privilegiam sistemas descentralizados de fabricação onde formas de consumo e criação de produtos, bens e serviços surgem com práticas coletivas.

Dedica-se à “educação tecnológica”, ao impacto sociotécnico da informação digital, aos estatutos jurídicos e politização das tecnologias, sua “acessibilidade” e à crise do sujeito de direito e reconfigurações do “humano” sob os regimes de “virtualização da biodiversidade” e “colonização algoritimicogenética”.

Enquanto “performer”, da “gambiologia” faz seu gesto de resistência, seja enquanto luteria, uma ética corporal ou na escritura de tempos e espaços compositivos. O “meio” — para além das imagens acústicas —, a “operação criativa”, o “agente” e sua “diferença ontológica” integram a cartografia de seus interesses.

Como compositor vem investigando o “paradigma notacional” na encruzilhada entre: a modelagem inferencial (IA/aprendizagem de máquina) e os modos de representação musicais, a notação e a visualização de dados, sistemas não visuais de notação (aural/háptico) e sistemas interativos, escrituras e escritas em suas chaves históricas e estéticas.

 

Lattes

e-mail: henrique.maia.vaz@ufjf.br