Fechar menu lateral

Felipe Muanis

Foto do Professor Felipe Muanis

Professor Associado no Instituto de Artes e Design no Curso de Cinema e Audiovisual e da Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde coordena o ENTELAS, grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de culturas e telas.

Também é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com bolsa-sanduíche na Bauhaus Universität-Weimar, Alemanha, financiada pelo DAAD/Capes.

Jornalista, possui graduação e mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Ruhr-Universität Bochum, Alemanha, com pesquisa em quadrinhos documentais.

Foi professor visitante na Universität Paderborn (2010) e no Institut für Medienwissenschaft da Ruhr Universität Bochum (2015-16), ambas na Alemanha, nesta última ministrando cursos no IMACS – International Master in Cinema Studies, este que também coordena no PPGACL-UFJF.

Atuou como ilustrador e diretor de arte e é associado da SIB, Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, histórias em quadrinhos, imagem, cinema, novas mídias linguagem, espectatorialidade e recepção.

É autor dos livros Convergências Audiovisuais: linguagens e dispositivos (2020), A Imagem Televisiva: autorreferência, temporalidade e imersão (2018) e Audiovisual e Mundialização: televisão e cinema (2014).

 

Lattes (abre em nova janela)

e-mail: felipe.muanis@ufjf.edu.br