Compositor, Saxofonista e Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2023. Foi Professor adjunto da Universidade Federal do Piauí de 2018 até 2023.
Como pesquisador, tem especial interesse em teoria musical de maneira abrangente, mas com foco no desenvolvimento e pesquisa de metodologias analíticas relacionadas à cognição musical e ao estudo de suas condições filosóficas, históricas e epistemológicas.
Doutor em musicologia pela UNIRIO (2016 – 2020), com tese intitulada “A Estrutura Orgânica da Música na Teoria Schenkeriana”. Mestre em Música na área de poéticas da criação musical pela UFRJ (2014-2016), com dissertação intitulada “Modelagem e Particionamento de Unidades Musicais Sistêmicas”.
Graduado em Música com especialização em Composição pela UNIRIO (2010-2013). Cursou bacharelado em saxofone na UFRJ (2008 – 2009).
Como compositor, tem suas obras executadas em concertos internacionais e em diversas regiões do Brasil, como o Centro Mexicano pala la Musica y las Artes Sonoras (CMMAS), a Universidade de Aveiro, a sala Cecília Meireles e o Ibrasotope, e em eventos como o Panorama Música Brasileira Atual da UFRJ e o Encontro Nacional de Compositores Universitários (ENCUN). Suas obras abrangem composições eletroacústicas, música para conjuntos de câmara, instrumentos solo, banda sinfônica, composições para vozes de atores, dentre outros. Tem especial interesse para as estratégias de improvisação e para as interações com outras mídias, como o Vídeo-Música e as composições cênicas.
Como instrumentista, desenvolveu trabalhos com o trio Lanca, voltado para estratégias de improvisação não-idiomática, com o qual lançou o CD Roda (2017); e com o Quinteto Serra Brasilis, e os quartetos Monduá e Tapuia voltado para a música autoral popular instrumental brasileira. Atualmente, integra diversas projetos como improvisador no cenário da música instrumental e experimental de Juiz de Fora.
e-mail: rafael.fortes@ufjf.br