Carlos P. Reyna

Desde 2024 é professor da linha de pesquisa Cinema e Audiovisual, do Programa de Pós- Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) do Instituto de Artes e Design da UFJF.

Possui graduação em Sociologia pela Universidad Nacional del Centro del Peru, Mestrado em Multimeios (Cinema) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1997), Doutorado em Multimeios (Cinema) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2003) e Pós- doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (USFCAr) (2005).

Atualmente também é Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSo) da Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de pesquisa “Cultura, Processos Simbólicos e Práticas Sociais”.
Do ponto de vista da área de Cinema e Audiovisual, seus temas e pesquisas mergulham nos territórios do Documentário, Análise Fílmica, Teoria do Cinema e Mídias. Também pesquisa os diálogos do Cinema e a Fotografia as Ciências Sociais, nas áreas de Antropologia, Sociologia, Religião, Mémória e História Oral. Nesses territórios utiliza o cinema como ferramenta (Jean Rouch; Claudine de France; M. Piault) e como objeto (P. Sorlin; J. P. Meyer; I. C. Jarvie; M. Foucault).

Recentemente, incursiona nos temas das Culturas Virtuais no Ciberespaço.

É coordenador do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC) financiado pela FAPEMIG.

Realizador de vários documentários, entre eles: Conversas na Candinha (2024) (montagem); Zé Carreiro, a Padroeira e o Congado (2018); O Exú no Reino de Ogum (2013); O Santo Reis em Ibaté (2005) e O Ritual Andino Santiago (2003).

É autor dos Dossiês Temáticos: Antropologia do Cinema (2017); interpretando a etnografia visual: imagens e a construção de significados antropológicos (2020) e Autoetnografias: (In)visibilidades, reflexividades e interações entre “Eus” e “Outros” (2022).

www.ufjf.br/ppgcso

www.ufjf.br/cinema/2015/03/23/inicial