Bacharel, Mestra e Doutora em História pela Unicamp. Realizou estágio pós-doutoral no Museu Paulista (USP). Professora do Bacharelado em Moda e do PPGACL (IAD) e PPG- História (ICH) da UFJF.
Autora dos livros “Moda e sociabilidade: mulheres e consumo na São Paulo dos anos 1920” (2007) e “Moda e publicidade no Brasil dos anos 1960”(2014) e organizadora dos livros “História e Cultura de Moda” (2011) e “Histórias do vestir masculino” (2017).
Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais como Fashion Theory; International Journal of Fashion Studies; Film, Fashion & Consumption. É autora do verbete “Consumerism and Advertising in 20th-Century Brazil” publicado na Encyclopedia of Latin American History da Oxford Press.
É líder do Grupo de Pesquisa História e Cultura de Moda.
Desde 2015 é editora da revista dObra[s]: da Associação de Estudos e Pequisas em Moda. Coordenadora do projeto @historiadamoda.ufjf no Instagram.
Seus principais interesses de pesquisa estão focados no estudo da moda e do vestir por uma perspectiva histórica e historiográfica, cultura visual/audiovisual e consumo da moda no Brasil, bem como a relação entre moda, aparências e papeis de gênero.
e-mail: mariaclaudia.bonadio@ufjf.br
Publicações (abre em nova janela)
Canal no Youtube do Grupo de Pesquisa em História e Cultura de Moda
Outros trabalhos:
Live “Moda e Crise” (conversa com Tetê Laudares, perfil Descomplicando a Moda)
Reportagem sobre o livro “Moda e publicidade
Entrevista para o blog “Moda para ler
Resenha do livro “Moda e sociabilidade”
Reportagem sobre o livro “Moda e publicidade”
Entrevista sobre Moda e a Tropicália