Para finalizar a série de divulgação das obras digitais mais recentes da Editora UFJF, destacam-se os sete títulos relacionados aos programas de pós-graduação em Geografia; Administração; e Artes, Cultura e Linguagens. Vale lembrar que todos os 36 e-books estão disponíveis de forma gratuita no site da Editora UFJF

Legenda: Análise interdisciplinar marca estudos em Minas Esgotada (Arte: Milena Dibo)

Antecedentes e impactos do desastre em Brumadinho

Diante do rompimento de uma barragem de minério em Brumadinho, diversos pesquisadores se reuniram para analisar em investigações paralelas as principais consequências desta tragédia. Sendo assim, Minas Esgotada: Antecedentes e impactos do desastre da Vale na Bacia do Paraopeba parte de um esforço conjunto dos grupos de pesquisa e extensão Terra e Poemas.

De acordo com o pesquisador Miguel Felippe, organizador do livro em parceria com Bruno Milanez, ambos os grupos já possuíam um histórico de trabalho sobre desastres na mineração brasileira. “Trata-se de uma coletânea de textos de diversos pesquisadores, com uma abordagem claramente relacionada a uma preocupação social muito forte. Desta forma, todos falam com bastante conhecimento de causa advindos de trabalhos de campo e entrevistas, com um foco muito importante no diálogo com a população”, informa. 

Temáticas relacionadas às questões econômicas e políticas do crime ambiental também estão presentes nas reflexões. Para Felippe, a principal contribuição para o campo de pesquisa é a grande preocupação com o lastro e engajamento social. “Esse e-book consegue ter uma aproximação muito grande com a população e com os movimentos sociais, porque ele partiu de expedições de campo e diálogos com os atingidos. A partir daí, existe uma visão que não é externa à realidade que aquelas pessoas vivem. Além disso, não se refere a um único campo do conhecimento, mas é de natureza interdisciplinar”.

Climatologia Geográfica em alta

Os estudos relacionados ao clima vem ganhando cada vez mais destaque na atual sociedade, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas em grandes cidades afetadas pela poluição e aquecimento global. De maneira a explorar esse universo, o e-book Experimentos em Climatologia Geográfica busca desenvolver um processo de reflexão ampla através de uma coletânea de artigos sobre o tema.

Organizada por Cássia Ferreira, Edson Soares Fialho e Thiago Oliveira, a obra constitui-se como uma grande referência para estudantes e profissionais das áreas de Geografia, Meteorologia, Engenharia Ambiental e Arquitetura. Ferreira comenta que grande parte das pesquisas vêm sendo desenvolvidas nos laboratórios de Climatologia e Análise Ambiental (LABCAA) da UFJF e de Biogeografia e Climatologia (Bioclima) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

“A junção de forças constitui um importante ponto de inflexão no processo de sistematização e produção de conhecimento climático na região Sudeste, principalmente na Zona da Mata mineira. São apresentados nos diferentes capítulos metodologias, técnicas e discussões aplicadas a estudos de casos, aprofundando e evidenciando estudos na área de climatologia geográfica”, aponta.

Legenda: PPG em Administração lançou duas obras com diferentes temáticas (Arte: Milena Dibo)

Gestão de Pessoas em ONGs

Resultado de uma parceria entre o Instituto Humana e a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, Gestão de Pessoas em ONGs aponta os conceitos básicos, a importância e técnicas aplicáveis para a obtenção de melhores resultados na área, em uma abordagem didática, objetiva e aplicada à realidade das Organizações Não Governamentais (ONGs). A publicação é organizada por Victor Claudio Paradela, Renato Luís Barros Lopes e Ana Paula Gonçalves Doro.

Paradela aponta que “em qualquer tipo de organização, contar com ações adequadas em Gestão de Pessoas representa, atualmente, um fator crítico de sucesso. O conteúdo englobado contempla, então, orientações bem práticas sobre como aprimorar os processos direcionados para a atração, capacitação e retenção de talentos, sempre com foco na realidade das ONGs”.

Bases políticas e econômicas da mineração no Brasil

Ao analisar os impactos no meio ambiente e no meio social da atividade econômica de mineração, a coletânea Globocentrismo, Reprimarização e Neoextrativismo: Reflexões sobre a mineração no Brasil Contemporâneo, organizada por Gilmar Santos e Heloísa Bernardo, oferece uma reflexão crítica que problematiza questões como a inserção do Brasil na economia-mundo, o neoextrativismo depredador e a reprimarização das exportações brasileiras. Santos explica que o discurso da globalização acirrou a chamada divisão internacional do trabalho. 

“Com isso, aos países do capitalismo periférico, como é o caso do Brasil, sobraram a exploração de matérias-primas, as indústrias sujas, nas quais se enquadra a mineração. São atividades de grande impacto ambiental, de baixo valor agregado, pouca tecnologia e remuneram muito mal. É um modelo econômico em que o local não se apropria das riquezas que produz”, sustenta. A obra é destinada, na opinião do organizador, a todos os públicos por conter uma linguagem clara, explicativa e de fácil compreensão.

Livros foram produzidos a partir de estudos do PPG em Artes, Cultura e Linguagens (Arte: Milena Dibo)

Incertas Noites de Paris

Rosane Preciosa investiga o exercício romanesco de Roland Barthes, no qual vida, leitura e escritura não se dissociam. “O ensaio, diferente da objetividade exigida em um texto acadêmico, permite a imprecisão de um conhecimento que surge pelo ato da escrita. Desta forma, não existe um saber prévio, mas antes um desejo que se concretiza pelos caminhos incertos da escritura”,  afirma a autora de Incertas Noites de Paris.

Quanto ao título do e-book, é uma alusão a um pequeno livro, intitulado Incidentes. “Acredito que ele pode trazer contribuições para pesquisadores, provenientes de vários campos do saber. Há um flerte evidente com o gênero ensaio, que, talvez, interesse àqueles para quem escrever uma dissertação ou tese é menos o exercício de convicções, e muito mais um campo sugestivo, de experimentações de pensamento e linguagem, que colaborem para florescer a imaginação coletiva. Utopias são necessárias e bem-vindas, a meu ver. Sobretudo em tempos obscuros como esses que estamos atravessando”, analisa.

Cinemas de Rua em Minas Gerais

A coletânea Histórias de Cinemas de Rua de Minas Gerais, organizada por Alessandra Brum e Ryan Brandão, é resultado de uma curadoria realizada para o I Encontro de Pesquisadores em Histórias de Cinema de Minas Gerais, que reuniu pesquisadores que tinham como objeto de investigação as salas de cinema de rua do estado de Minas Gerais. 

O evento foi realizado em 2019 na UFJF e marcou o fim da segunda etapa do projeto Minas é Cinema, financiado pela Fapemig e desenvolvido pelo grupo de pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual. Segundo os organizadores, contém “artigos que abordam a história de espaços de exibição cinematográfica localizados em Juiz de Fora, Visconde do Rio Branco (ambos da Zona da Mata), Araxá (Triângulo Mineiro), Patos de Minas (Alto Paranaíba) e Varginha (Sul de Minas)”. 

“O livro também traz uma entrevista com Waltencir Parizzi, que integrou, ao longo de anos, o quadro de funcionários da Companhia Central de Diversões, empresa que administrou uma grande quantidade de salas em Juiz de Fora. Dentre elas, o Central, o Excelsior, o Glória, o Palace e o São Luiz”, enaltecem.

Historiografia das exposições

Pensar em arte na contemporaneidade não é mais pensar na autonomia de seus objetos, mas na relação entre eles e os contextos sociais, políticos e econômicos. As exposições evidenciam essa condição ao relacionar os diversos agentes e elementos que constituem um sistema da arte: artistas e suas obras, curadores, colecionadores, críticos, patrocinadores, público, além dos espaços e períodos dos eventos. 

Pensando nisso, a obra digital História(s) de exposições: perspectivas e trajetórias, organizada por Renata Zago, contempla ensaios de diferentes perspectivas sobre o tema, revelando os “diferentes fios que se entrelaçam” nos estudos das exposições artísticas. 

Como afirma a organizadora na apresentação, “este livro pretende contribuir para sua ampliação a partir de propostas e investigações que demonstram a importância das exposições, como eventos com potencial impacto na construção de narrativas historiográficas, na definição de estratégias políticas ou diplomáticas, no desenvolvimento das práticas e políticas artísticas e culturais, na recepção do público e dos agentes que constituem o sistema da arte”.

Estratégia da Editora UFJF

Lançados no fim de 2021, os e-books foram produzidos a partir de trabalhos de docentes e pesquisadores de nove programas de pós-graduação (PPGs) da UFJF. Os livros de acesso gratuito contemplam, portanto, a produção acadêmica e científica da Universidade. A iniciativa faz parte de uma estratégia da Editora UFJF que pretende consolidar a organização dos selos editoriais dos PPGs. 

A Editora UFJF tem a missão de estimular e promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa na instituição. Como um importante instrumento de divulgação científica, dedica-se à publicação e distribuição de produções resultantes da pesquisa e da extensão da própria Universidade e também de pesquisadores de outras instituições.

Confira toda a série:

Outras informações: Editora UFJF