Mudanças afetam os novos alunos e começam a valer em março de 2024. (Imagem: Pixabay)

Os estudantes que ingressarem no bacharelado em Administração do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) a partir do primeiro semestre de 2024 terão a maior parte das aulas e demais atividades no período noturno. O principal objetivo da mudança é garantir o acesso ao curso daquelas pessoas que necessitam conciliar os estudos com a atividade profissional, que é o perfil majoritário dos alunos que buscam essa graduação.

A maioria das disciplinas obrigatórias serão ministradas a partir das 18h até as 22h30. Entretanto, outras atividades poderão ocorrer à tarde, como orientações e defesas do trabalho de conclusão, disciplinas eletivas, estágios, monitorias, projetos de extensão e pesquisa e visitas técnicas.

A princípio, o horário noturno impactará apenas os novos alunos, cujo início das aulas está previsto para 4 de março de 2024. Os estudantes que já estão frequentando o curso seguem normalmente com as atividades pela manhã e tarde até completarem a graduação. Mas esses veteranos poderão se beneficiar da nova dinâmica, considerando sempre a disponibilidade de vagas e os regulamentos da universidade.

A coordenação e o departamento de Administração da UFJF-GV garantem que as mudanças não afetarão a qualidade do curso e esperam que elas contribuam para atender a uma demanda reprimida da população da região interessada em cursar a graduação em uma universidade pública, só que no período noturno. Além da ampliação do número de alunos, a expectativa é que a alteração no turno também possibilite uma maior “viabilidade de estágios de maior valor agregado e remuneração, o avanço na proposição e condução dos projetos de extensão, a implementação de metodologias ativas e o maior desenvolvimento interpessoal dos estudantes.”