A Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está lançando mais 36 novos títulos em formato digital. Divulgados no fim de 2021, os e-books são resultado de trabalhos de docentes e pesquisadores de nove programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade. “Esses livros foram publicados através dos selos editoriais dos programas de pós-graduação, uma nova estratégia em processo de implementação”, afirma o diretor da Editora, professor Ricardo Cavalcante.

Com acesso gratuito, as obras já estão disponíveis para download por meio do site da Editora UFJF e contemplam a produção acadêmica e científica da Universidade. “Desta forma, podemos complementar os fluxos normais que acontecem por meio de editais. Além disso, é de suma importância disponibilizar de forma gratuita para toda a sociedade nesse momento de crise que estamos enfrentando”, comenta Cavalcante

Para abrir a série de matérias que vai divulgar os novos livros digitais, destacam-se quatro obras de autores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da UFJF. Confira: 

E-books das Ciências Sociais abordam diferentes temáticas: sociologia da educação em Turismo; saúde, corpo e gênero; capitalismo agrário; arte e cultura (Arte: Milena Dibo)

Capitalismo Agrário

De autoria do professor do Departamento de Ciências Sociais, Felipe Maia, A Economia Imaginada do Capitalismo Agrário é resultado da pesquisa sobre como as interpretações da questão agrária, produzidas por intelectuais de diversos campos de conhecimento, relacionaram-se com os conflitos sociais e com a ação do Estado no mundo rural entre as décadas de 1960 e 1990 no Brasil. 

De acordo com o pesquisador, há uma certa “imaginação” intelectual que agregou interesses e políticas para se tornar hegemônica e orientar, não sem conflitos, um conjunto de atores e de ações, com destaque para aquelas do Estado sobre a terra e o trabalho no Brasil durante o período da ditadura militar e nos primeiros anos da redemocratização. 

Essa hegemonia conteve e impediu alternativas que, à sua maneira, procuravam viabilizar a reforma de uma estrutura agrária centrada na grande propriedade, tendo sido decisivo para o autoritarismo político do regime militar brasileiro. “Ainda que escrito em diálogo com a bibliografia especializada, o livro é acessível ao público em geral, especialmente para os interessados nas transformações políticas e sociais do Brasil no século XX e no modo como diversos atores, intelectuais, políticos e lideranças empresariais delas participaram”, assegura Maia.

Saúde, corpo e gênero

A proposta da publicação Saúde, Corpo e Gênero: Perspectivas Teóricas e Etnográficas é refletir sobre os fenômenos do assim chamado “campo da Saúde” através de elementos que articulam realidades políticas a corpos historicamente significados. Segundo a organizadora da obra, professora Cristina Dias da Silva, o objetivo é pensar a saúde como um conjunto de práticas e técnicas em disputa, ao mesmo tempo em que se configura fonte de produção de sentidos, valores e subjetividades.

“O livro apresenta ao leitor um conjunto de pesquisas contemporâneas em Antropologia da Saúde, a partir de três eixos etnográficos: o campo da Enfermagem como objeto de investigação antropológica; etnografias sobre a relação entre saúde e gênero; e etnografias sobre política de saúde indígena no Brasil”, informa a docente. 

A expectativa é que esses três eixos apresentem uma parte deste amplo universo de pesquisas. “As questões teóricas clássicas da Antropologia, como os conceitos de cultura, rituais e corpo, por exemplo, encontram nesta seleção de etnografias lugar privilegiado de análise, podendo ser tanto um incremento à reflexão dos especialistas quanto uma introdução aos demais interessados.”

Educação em Turismo

Como se configura a educação em Turismo na América Latina, especificamente na Argentina, Brasil e México? Esse questionamento motivou a organização da obra Sociologia da educação em Turismo: Um estudo latino-americano a partir de Argentina, Brasil e México. Com o objetivo de analisar o processo de ascensão, consolidação e implementação da educação em Turismo na agenda pública desses países, o e-book é voltado a pesquisadores e estudiosos dos campos acadêmicos do Turismo e Ciências Sociais.

Segundo a professora Mariana Pereira Chaves Pimentel, uma das organizadoras do livro, observou-se que a educação superior em Turismo, possui, nos três países, três objetivos principais: formar mão de obra nos níveis operacional e gerencial, garantir certa qualificação visando à empregabilidade dos profissionais e promover a qualidade desse setor da economia visando competitividade internacional.

“O intuito desse trabalho e suas principais contribuições estão relacionadas às razões que levaram à ascensão do turismo ao debate público entre os países latinoamericanos, e à incorporação da educação em Turismo à agenda de políticas públicas dos governos como temas imprescindíveis e inadiáveis. Também buscou-se diagnosticar essa oferta educacional, seus desafios e contribuições aos países”, explica Pimentel. 

Arte e cultura

Arte e Cultura na Modernidade-Mundo reúne um conjunto de ensaios de autoria da professora Maria Lucia Bueno, escritos entre 1991 e 2021. Todos os textos são centrados em torno da questão da modernidade-mundo – uma nova condição social que nos assola desde o século XIX, constituindo um fenômeno mundial, permeado de tensões e contradições.

A obra fundamenta-se em casos representativos das artes visuais e de outras dimensões ligadas à estética e ao consumo, como a moda e a gastronomia. As reflexões problematizam e situam os impactos da modernidade-mundo, tomando como exemplos objetos de diferentes regiões, mas tendo sempre como referência o espaço artístico e cultural brasileiro, uma matriz a partir da qual essa realidade é apreendida e interpretada.

Editora UFJF

Criada em 1986, a Editora UFJF tem a missão de estimular e promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa. Como um importante instrumento de divulgação científica, ela se dedica à publicação e distribuição de produções resultantes da pesquisa e da extensão da própria Universidade e também de pesquisadores de outras instituições.

Outras informações: Editora UFJF