Em continuidade à série que divulga as novidades da Editora UFJF, confira os cinco títulos relacionados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Todas as obras estão disponíveis gratuitamente no site da Editora UFJF

Escola pública, transmasculinidades, narrativas, inclusão educacional e Marx são alguns dos tópicos abordados (Arte: Milena Dibo)

A iniciativa, que faz parte de uma estratégia em desenvolvimento dos selos editoriais dos programas de pós-graduação, conta com 36 novos livros digitais. Eles são resultado de trabalhos de docentes e pesquisadores de nove PPGs da Universidade. 

Escola Pública

A obra Escola Pública: Igualdade e Pluralidade no Capitalismo Contemporâneo tem por objetivo analisar os desafios e as perspectivas da construção teórico-política entre igualdade e pluralismo na atual fase do capitalismo. Nesse sentido, parte das contradições do processo de globalização capitalista com suas perspectivas de acirramento das desigualdades sociais, intensificação da exploração do trabalho e da negação de direitos sociais, acentuada pelas relações de mercadorização da vida.

Para desenvolver essa abordagem, o professor e autor da obra, Rubens Luiz Rodrigues, menciona que o trabalho busca observar as lutas por democratização na formação social brasileira, reforçando que a escola pública se destaca pela capacidade de organização político-organizativa quanto pela produção teórica desenvolvida no campo educacional. “As formulações teórico-políticas presentes no livro consideram sempre que a escola pública brasileira pode empreender proposições e ações críticas que envolvem a pluralidade cultural na perspectiva da luta de classes que marca a sociedade capitalista.”

Indagado sobre qual seria a contribuição central, Rodrigues destaca que é “seu compromisso com a defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada nos interesses, trajetórias e projetos da classe trabalhadora. Esse projeto continua presente como referencial de luta por uma sociedade igualitária, democrática e socialista em que pese a difusão ideopolítica neoliberal que reforça as formas de sentir, pensar e agir da burguesia brasileira associada aos interesses da mundialização do Capital”. 

“Ocultar a realidade não interessa aos docentes que atuam na escola pública, tampouco aos estudantes, seus pais e ao conjunto da classe trabalhadora. A potencialidade contida nos movimentos e reivindicações em torno da pluralidade cultural adquire relevância se vinculada às determinações estruturais objetivas da sociedade capitalista que estão fundamentadas em condições de classe e de uma profunda desigualdade social”, reflete.

Crise do capital

De autoria do professor Hajime Takeuchi Nozak, A Crise do Capital em Marx discute um dos temas mais debatidos historicamente pelo marxismo e que ainda hoje se mostra em aberto: “Teria Marx elaborado uma teoria sobre as crises capitalistas?” Utilizando-se das recentes descobertas filológicas e da reconstituição dos planos expositivos de Marx para a crítica da economia política, o livro examina os principais argumentos sobre mono e pluricausalidade da crise, defendidos por conhecidos autores tais como David Harvey, Michael Heinrich, Alan Freeman, Riccardo Bellofiore, além dos brasileiros Hector Benoit e Jadir Antunes. 

“Para esse campo de pesquisa, trata-se de uma discussão ainda inicial no Brasil sobre as descobertas filológicas mais recentes de Marx, que deve ocupar a atenção dos marxistas nos próximos períodos. Busca atingir um público dedicado ao aprofundamento e atualização do que se tem descoberto e debatido sobre este autor na contemporaneidade, assim como aqueles que estão organizando seu conhecimento acerca dos fundamentos expostos na crítica da economia política”, explica Hajime Nozak.

Sobre ser professoras

Apresentando um nova perspectiva da vida e cotidianos de professoras da Educação Básica, Narrativas de ser professoras e encontros com o tempo: uma leitura bergsoniana busca mostrar um outro lado da vida das profissionais que muitas vezes são negligenciadas por aqueles que olham a escola de fora.

Segundo a autora e docente Sandrelena da Silva Monteiro, as professoras são vistas apenas como profissionais que têm a obrigação social de ensinar algo da cultura escolar aos estudantes por aqueles que não estão dentro das escolas. “Quando adentramos essas instituições, e nos colocamos a escutá-las, a olhá-las, descobrimos que ali há não apenas essa profissional, mas também uma mulher, filha, mãe, esposa, dona de casa, com pensamentos, sentimentos, emoções, sonhos, medos que ultrapassam e muito os muros da escola.”

O e-book é voltado às professoras e professores da Educação Básica, mas, pela construção teórica da obra, também é fonte de pesquisa para estudiosos da Filosofia de Henri Bergson.

Transmasculinidades e Educação

De autoria dos professores Neil Franco, Nayara Rios Cunha Salvador, Samuel Moreira de Araujo, o livro Transmasculinidades e Educação – Interfaces entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, Impasses entre a Educação Básica e o Ensino Superior apresenta uma elaboração teórica de conceitos utilizados para discutir as experiências de homens trans em instituições educacionais. Além disso, também é realizada uma revisão sistematizada da produção acadêmica acerca do tema da transmasculinidade, que é escassa se comparada com o número de publicações que abordam travestis, transexuais e transgêneros femininos. 

“A obra é extremamente relevante na atualidade não só por tratar de um tema pouco explorado dentro do campo da Educação, mas também por dar voz e espaço ao cotidiano, às vivências e experiências de homens trans que reivindicam o espaço escolar como lugar de pertencimento e reconhecimento”, sintetiza Neil Franco. 

Pesquisadores de diversas áreas, assim como qualquer pessoa que tenha interesse em compreender um pouco sobre a construção das identidades trans masculinas, podem acessar seu conteúdo. “O livro contribui para a sistematização de conhecimento sobre uma temática recente nas discussões sobre gênero e educação, que passa a aflorar como demanda educacional, em especial, a partir da segunda década dos anos 2000: a presença de homens transexuais na escola e sua visibilidade e reconhecimento como sujeitos de direito à educação”, pontua.

Processo de inclusão educacional

Organizada por Eliana Lúcia Ferreira, a coletânea Teoria e métodos do processo de inclusão educacional: visibilidade, materialidade, fragmentos e multiplicidade propõe reflexões sobre teoria e métodos de inclusão educacional e tipos de procedimentos analíticos. Apresenta-se principalmente como reiteração do “fazer” a partir da inclusão social, tornando visível as possibilidades de interação educacional na busca de uma sociedade mais respeitosa da diversidade humana.

A obra contribui para fortalecer o planejamento, gestão e acompanhamento de ações e programas sobre acessibilidade educacional desenvolvidos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O discurso da inclusão permeia todo o livro, representando o efeito do possível, desejável e simbólico da política de inclusão. Sendo este o ponto de encontro da teoria e método, um trajeto do possível, mesmo que ainda com falhas, traz a possibilidade do acreditar e fazer diferente para a nova sociedade que se instaura.

Editora UFJF

Com a missão de estimular e promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, a Editora UFJF foi criada em 1986 como um importante instrumento de divulgação científica, dedicando-se à publicação e distribuição de produções resultantes da pesquisa e da extensão da própria Universidade e também de pesquisadores de outras instituições.

Outras informações: Editora UFJF

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