Cerimônia de apadrinhamento aconteceu nesta semana, na UFJF-GV. (Foto: divulgação)

Calouros e veteranos do curso de Administração do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participaram, nesta semana, de mais uma cerimônia de apadrinhamento do Projeto Canguru. Criada em 2020, a iniciativa do departamento está em sua sétima edição, e tem como objetivos facilitar a adaptação dos ingressantes ao ambiente universitário e promover a integração entre os estudantes do curso, através do apadrinhamento entre os discentes.

O projeto
Coordenado pelos professores Antônio Rodrigues e Juliana Goulart, o Canguru conta, neste semestre, com a colaboração da professora Marina Guimarães, do departamento de Administração. Durante a experiência, o calouro recebe acompanhamento de estudantes veteranos, que aceitam ser padrinhos ou madrinhas dos novatos, colaborando com o processo de integração na UFJF-GV. Os veteranos são treinados para o acolhimento por meio de esclarecimento de dúvidas e apresentação de oportunidades disponíveis na Universidade.

“O Projeto Canguru beneficiou 82 estudantes ingressantes desde seu início. O surgimento de amizades sólidas dos estudantes tem sido um processo natural dentro do projeto. A empatia e solidariedade têm feito muitos afilhados e afilhadas também assumirem o papel de padrinhos e madrinhas em outras edições do projeto” comenta o professor Antônio Carlos Rodrigues.

Para a veterana Isabela Ferreira, um dos resultados positivos do projeto é o desenvolvimento da cultura de cidadania organizacional entre os veteranos do curso. “O primeiro encontro do projeto nos proporcionou estar em um ambiente acolhedor e descontraído, com várias dinâmicas interativas, que nos fizeram conversar tanto com os calouros, quanto com os veteranos, que ainda não tínhamos tanto contato. Creio que o projeto é extremamente importante para o início de todo ingressante a se sentir pertencente à Universidade e o ajudar a criar novas amizades duradouras, seja com os padrinhos ou com os próprios colegas de sala”.

Outro resultado fundamental observado com a iniciativa é a retenção dos alunos, colaborando para a diminuição da evasão no curso nos períodos iniciais, como relata o calouro Isaque Vidal: “ao promover o suporte para as questões acadêmicas e emocionais, através de veteranos que já vivenciaram as mesmas dificuldades o percurso fica mais leve”.

Mais informações sobre o projeto Canguru estão disponíveis no site instagram do curso de Administração.