Dando continuidade aos lançamentos da Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), três livros digitais são relacionados ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e dois ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Além disso, um título foi produzido em conjunto com os dois PPGs.

Os 36 e-books são resultado de trabalhos de docentes e pesquisadores de nove programas de pós-graduação da Universidade, fazendo parte de uma estratégia em desenvolvimento dos selos editoriais dos PPGs. Todas as obras podem ser acessadas, de forma gratuita e na íntegra, no site da Editora UFJF.

Obras vinculadas ao PPG em Serviço Social contemplam inúmeros artigos de pesquisadores (Arte: Milena Dibo)

Serviço, Políticas e Sujeitos Sociais

A coletânea Serviço Social, Políticas e Sujeitos Sociais, organizada pelos professores Ednéia Alves de Oliveira, Marco José de Oliveira Duarte e Marina Monteiro de Castro e Castro, reúne artigos de grupos de pesquisas vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFJF. Os trabalhos são resultantes de intercâmbios acadêmicos nacionais e internacionais, envolvendo pesquisadores de diversas universidades do país, Chile e Portugal.

Segundo Mariana Monteiro, a primeira parte apresenta produções que tematizam Política Social e Trabalho, destacando os impactos da acumulação capitalista nas condições e na força de trabalho, e no sofrimento mental dos trabalhadores. Na segunda parte – Questão Social e Sujeitos Sociais –, os artigos abordam, a partir de diversos enfoques e perspectivas críticas, os sujeitos sociais na realidade brasileira, tematizando o território e o extermínio, a determinação social da saúde e o feminismo. 

Por fim, a terceira parte – Serviço Social e Trabalho Profissional – é dedicada ao trabalho profissional do assistente social em sua articulação com os estudos das políticas sociais e da questão social. “A obra contribui não só para o Serviço Social, mas também para áreas afins que buscam uma análise crítica dos processos em curso no Brasil, em tempos de crise do capital”, assegura a organizadora.

Questão Social, Território e Política Social

Em comemoração aos 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, as professoras Maria Lúcia Duriguetto e Marilda Villela Iamamoto organizaram a obra Serviço Social: Questão Social, Território e Política Social. “A coletânea conta com artigos inéditos e revisados de docentes permanentes e visitantes, os quais abordam diferentes temáticas da área de concentração e linhas de pesquisa do PPG: fundamentos da questão social e política social; questão urbana e étnico-racial; políticas de saúde, educação e trabalho; trabalho e formação profissional;  movimento sindical”, pontua Maria Lúcia.

O título é voltado para profissionais, pesquisadores e docentes das áreas de Ciências Humanas e aplicadas, assim como militantes de movimentos sociais.

Questões agrárias em Minas Gerais

O livro Questão Agrária e Políticas Públicas em Minas Gerais é composto por vários artigos elaborados em conjunto por professores, pesquisadores, estudantes, bolsistas e militantes dos movimentos sociais de luta pela terra. Os trabalhos debatem a questão agrária em Minas Gerais, e como as famílias assentadas têm acesso, ou não, às políticas públicas que são destinadas para essa população. 

O e-book foi organizado pelos professores Bruno Bruziguessi, Cristina Simões Bezerra, Michelle Neves Capuchinho, Nilo Marques de Jesus e Verônica Medeiros Alagoano. “A realidade agrária de Minas Gerais ainda é pouco estudada e pesquisada. Uma das contribuições desta obra é trazer a experiência e a vivência de vários assentamentos do estado e abordar as dificuldades que eles enfrentam na luta pela permanência na terra”, expressa Cristina Bezerra, ressaltando que se trata de uma obra aberta.

Com foco interdisciplinar, um dos livros resulta de pesquisa sobre a atuação do psicólogo e do assistente social em Juiz de Fora (Arte: Milena Dibo)

Violência e Agressividade Humana

Com o propósito de expandir a divulgação de estudos empíricos ou teóricos que abordam a temática da violência e agressividade em diferentes contextos, Estudos Contemporâneos Sobre Violência e Agressividade Humana debate questões atuais ainda pouco exploradas no contexto brasileiro, como a violência contra a mulher e a violência escolar. 

O livro digital foi idealizado pelo Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (Nevas), grupo que atua com temáticas relacionadas à violência e agressividade humana há aproximadamente 10 anos. Já foram desenvolvidas diversas pesquisas, artigos, capítulos e inclusive um livro anterior sobre esse tópico. 

“Para compreender a violência e seu impacto sobre as pessoas, é preciso sempre buscar retratar, através de novos estudos, a complexidade polissêmica e controversa do próprio fenômeno, para assim assimilar o conjunto de disfunções relacionadas à realidade daqueles indivíduos, suas experiências de vida e a própria sociedade que contribuem para a geração da violência”, explica Lelio Moura Lourenço, um dos organizadores. 

Além de Lelio Moura, o e-book também conta com a contribuição dos professores Felipe Almeida Dias Mendes, Thiago Virgílio da Silva Stroppa e Daniel Alexandre Gouvêa Gomes. “Com vocação acadêmica sobre o tema, apresenta discussões e pesquisas investigativas. Temos a participação de pesquisadores do núcleo, convidados externos e um capítulo com a participação de investigadores da Universidade do Minho, em Portugal”, acrescenta.

Histórias de vida de mulheres do Bolsa Família 

A publicação O que cabe às Mulheres no Bolsa Família? Uma história de muitas Marias, Mahins, Marielles e Malês aborda histórias de vida de mulheres bolsistas do extinto Programa Bolsa Família (PBF) atendidas por um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no município de Juiz de Fora. 

Organizada por Fernando Santana de Paiva e Camila Borges Machado, a obra é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Além disso, faz parte de outras investigações em andamento no Núcleo de Pesquisa sobre Sujeitos, Política e Direitos Humanos (NUPSID). “A investigação apontou como a política social com foco nas mulheres pode fortalecer de maneira contraditória papéis socialmente atribuídos a elas e assim reforçar certo ideário conservador em voga na sociedade brasileira”, observa Fernando de Paiva. 

Na opinião do pesquisador, este fato não diminui a importância que as sujeitas pesquisadas atribuem ao antigo PBF, na medida em que o programa pode contribuir para empoderar as mulheres na esfera familiar e comunitária. “Considero que o livro é destinado para todas e todos os pesquisadores e profissionais que atuam em contextos de pobreza e trabalham para a superação das desigualdades sociais e de gênero em nossa realidade.”

A atuação profissional na Assistência Social

Organizada por Maria Lúcia Duriguetto e Fernando Santana de Paiva, o título O Trabalho Profissional da Psicologia e do Serviço Social na Política de Assistência Social resulta de uma pesquisa coletiva envolvendo pesquisadores, professores e discentes de graduação e pós-graduação em Psicologia e Serviço Social. 

Fernando de Paiva explica que foram analisadas as condições de trabalho dos profissionais da Psicologia e do Serviço Social no âmbito da política de assistência social em Juiz de Fora. “A obra apresenta os desafios e as potencialidades para a concretização de um trabalho interdisciplinar e que favoreça a mobilização popular em um cenário de dificuldades objetivas para o desenvolvimento das ações preconizadas pela política assistencial.” 

“Considero que o livro é destinado para estudantes de graduação e pós-graduação, bem como aos pesquisadores(as) e profissionais que atuam no âmbito da política de assistência social”, indica.  

Editora UFJF

Com a missão de estimular e promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, a Editora UFJF foi criada em 1986 como um importante instrumento de divulgação científica, dedicando-se à publicação e distribuição de produções resultantes da pesquisa e da extensão da própria Universidade e também de pesquisadores de outras instituições.

Confira as matérias já publicadas nesta série:

Da economia social ao movimento integralista no Brasil: confira obras de acesso gratuito

Livros digitais da área da Educação contemplam temáticas diversas

Pós-Graduação em Letras totaliza oito e-books publicados pela Editora UFJF

Editora UFJF lança 36 livros digitais de acesso gratuito

Outras informações: Editora UFJF