O Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deliberou nesta sexta-feira, dia 6, em reunião ordinária, realizada no Anfiteatro das Pró-reitorias,  pela criação de dois grupos de trabalho (GTs). O objetivo é tornar mais ágil o processo de construção da Política de Ações Afirmativas da instituição. 

De acordo com o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, um grupo de trabalho será responsável pela pesquisa e redação dos princípios e diretrizes que vão compor o documento. O outro fará a proposição de ações e políticas.

“A ideia é que consigamos ter um esboço antes de 17 de março, quando acontecerá a  primeira reunião ordinária do Fórum de Diversidade em 2020. Desse modo, os grupos vão trabalhar na redação do documento até essa data. Os coletivos também serão convidados a participar dos encontros dos GTs ”.

É intenção do Fórum de Diversidade que medidas bem-sucedidas em outras instituições federais de ensino superior (Ifes) sirvam como parâmetro para a elaboração do documento, sendo respeitadas as singularidades da UFJF.  Dentre as Ifes que desenvolvem ações afirmativas estão as universidades federais de São Carlos (UFSCAR); de Minas Gerais (UFMG); do Rio Grande do Sul (UFRGS); do Paraná (UFPR); e de Pernambuco (UFPE).   

Nova assembleia

Também em 17 de março o Fórum de Diversidade irá realizar nova assembleia, visando à composição das vagas ainda não preenchidas na instância deliberativa. 

“Este grupo de representantes terá a importante tarefa, em 2020, de elaborar a Política de Ações Afirmativas da Universidade. Essa política definirá os princípios e as diretrizes voltados ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão, traçando as bases filosóficas, históricas e políticas das ações no âmbito das relações étnico-raciais, especialmente as voltadas para os negros e indígenas, da inclusão e acessibilidade, da identidade e da desigualdade gênero, dentre outras. O desafio de construir essas ações, envolvendo toda a comunidade da universidade, é que realmente seja efetivada a política afirmativa e de equidade na instituição, assim como apontar ações a toda sociedade”, ressaltou Oliveira.

Ações Afirmativas

O Fórum Permanente de Diversidade da UFJF foi instaurado em agosto de 2018, visando à elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade. Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Integram a instância deliberativa representantes eleitos de professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados da UFJF, e movimentos sociais externos à instituição.

Leia mais

Fórum de Diversidade se reúne nesta sexta-feira, dia 6

Fórum Permanente de Diversidade define calendário de reuniões para 2020

Fórum Permanente de Diversidade tem reunião na próxima quinta-feira, 14

Fórum Permanente de Diversidade elege novos integrantes

Fórum de Diversidade elege novos representantes no dia 18

Quer contribuir para a elaboração das Ações Afirmativas da UFJF?

Consu aprova regimento do Fórum de Diversidade

Fórum de Diversidade realiza 2ª reunião nesta segunda-feira, dia 3

Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9

Eleitos representantes do Fórum da Diversidade

Outras informações: (32) 2102-6919  – Diretoria de Ações Afirmativas ou acoesafirmativas@ufjf.edu.br