As atividades do curso “Se Liga nas Cotas!” serão organizadas em cinco módulos (Arte: NuGea)

O Núcleo de Geografia, Espaço e Ação (NuGea) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, a partir da próxima segunda-feira, dia 16,  inscrições para a segunda edição do curso “Se Liga nas Cotas!”.  A atividade extensionista é direcionada aos professores e gestores da rede básica de Juiz de Fora e região, interessados em aprofundar a discussão sobre a política de ações afirmativas.

As aulas serão ofertadas de modo integralmente remoto e síncrono [ao vivo], a cada último sábado do mês, no período de  25 de março a 8 de julho. A participação é gratuita e confere certificado, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFJF. “A proposta é pensar a política de ações afirmativas no bojo do debate sobre o racismo e a construção de uma educação antirracista”, explica a professora do Departamento de Geociências da UFJF e coordenadora do projeto, Clarice Cassab.

As inscrições devem ser realizadas, até o dia 1º de março, por meio de formulário eletrônico. As atividades do curso serão organizadas em cinco módulos com os seguintes temas:  “Por que falarmos sobre cotas?”,  “Desigualdades e acesso à educação no Brasil”, “Educação antirracista”, “Políticas de ações afirmativas como direito” e “A política de ações afirmativas na UFJF”.  Também serão disponibilizados aos participantes materiais didáticos, como cartilhas, animações, podcasts e artigos, que possam ser trabalhados nas escolas. 

A intenção é ampliar e aprofundar o debate acerca da relevância das ações afirmativas para o ingresso de alunos oriundos de escolas públicas no ensino superior público. “Entendemos que o curso pode colaborar para que  docentes e gestores da rede básica se tornem multiplicadores dessas informações, contribuindo, assim, para ampliar e enraizar o entendimento da imprescindibilidade da política de cotas na sociedade brasileira”, destaca Clarice.

2ª Edição

Clarice Cassab: “O projeto tem também essa dimensão política de alcançar os sujeitos prioritários para serem atendidos pelas cotas.” (Foto: Alexandre Dornelas)

Esta será a segunda edição do curso de extensão “Se Liga nas Cotas!”, organizado pelo NuGea.  A primeira experiência foi realizada em 2022, quando a equipe também fez visitas às escolas públicas da rede básica de Juiz de Fora. “A equipe do projeto percebeu essa necessidade. Então, um curso que era inicialmente  de formação, direcionado apenas aos docentes, se desdobrou no ‘Se Liga nas Cotas vai às Escolas’, para fazer esse debate com os estudantes, buscando mostrar o que é a política de ações afirmativas e tirar algumas dúvidas em torno dessa questão”, conta a coordenadora.

Clarice ressalta que a segunda edição do curso demonstra a importância da realização desse debate nas escolas. “Não basta a política apenas. É preciso que o conhecimento a respeito da política chegue até aqueles sujeitos aos quais a política se direciona, ou seja, os jovens, em sua maioria negros, que estão nas escolas públicas.”  Ainda conforme a docente, é fundamental que esses estudantes também vejam a Universidade como um horizonte possível de vida. “O projeto  traz em grande medida esse objetivo. Tem também essa dimensão política de alcançar esses sujeitos prioritários para serem atendidos pelas cotas.”

A primeira edição do “Se Liga nas Cotas!” teve uma resposta positiva de professores e gestores da rede básica de educação. Não só no sentido de promover um entendimento de como funciona a política de ação afirmativa, como também no debate sobre os temas que atravessam as cotas.

“Por exemplo, a dimensão de como as cotas operam numa perspectiva de reparação histórica, no entendimento da estruturação desigual da nossa sociedade que dificulta e limita o acesso, especialmente da população negra, à universidade, e o quanto, portanto, é preciso desconstruir, no cotidiano da escola, alguns dos mitos que vão atravessar esse debate, tais como os mitos da meritocracia, do vitimismo ou mesmo a ideia de que os alunos ingressantes por cotas teriam um desempenho menor ou menos adequado quando comparados aos demais alunos”, conclui Clarice. 

Outras informações
“Se Liga nas Cotas” no Instagram

Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação da UFJF

nucleo.nugea@ufjf.br