Novos integrantes aprovaram realização de assembleia em 17 de março (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Novos integrantes aprovaram realização de assembleia em 17 de março (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

O Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) definiu nesta quinta-feira, 14, o calendário de reuniões ordinárias para o ano de 2020. Este foi o primeiro encontro dos novos integrantes da instância deliberativa, eleitos em assembleia realizada em 19 de outubro.

De acordo com o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira,  serão realizadas oito reuniões mensais ao longo do próximo ano, a partir de março. “Priorizamos as terças, quartas e quintas-feiras, com o intuito de favorecer a participação dos diversos segmentos. Também pelo mesmo motivo, optamos por alternância de turnos, ou seja, algumas reuniões serão realizadas pela manhã e outras à tarde”, explica.

O calendário de reuniões do Fórum Permanente de Diversidade da UFJF está disponível aqui.

Confira a lista dos novos representantes de estudantes, professores, técnico-administrativos em educação (Taes) e terceirizados da UFJF, e dos movimentos sociais externos à instituição.

Nova assembleia

Outro ponto de pauta abordado na reunião desta quinta-feira, 14, foi a realização de nova assembleia, para composição das vagas que não foram preenchidas no evento promovido em 19 de outubro. “O grupo aprovou a realização de nova assembleia em 17 de março, quando teremos o nosso primeiro encontro de 2020. Faremos ampla divulgação do evento, para que as vagas ociosas sejam preenchidas”, disse Oliveira.

O diretor de Ações Afirmativas reiterou a relevância do Fórum Permanente de Diversidade da UFJF. “Este grupo de representantes terá a importante tarefa, em 2020, de elaborar a Política de Ações Afirmativas da Universidade. Essa política definirá os princípios e as diretrizes voltados ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão, traçando as bases filosóficas, históricas e políticas das ações no âmbito das relações étnico-raciais, especialmente as voltadas para os negros e indígenas, da inclusão e acessibilidade, da identidade e da desigualdade gênero, dentre outras. O desafio de construir essas ações, envolvendo toda a comunidade da universidade, é que realmente seja efetivada a política afirmativa e de equidade na instituição, assim como apontar ações a toda sociedade”, ressaltou. 

Ações Afirmativas

O Fórum Permanente de Diversidade da UFJF foi instaurado em agosto de 2018, visando à elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade. Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Integram a instância deliberativa representantes eleitos de professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados da UFJF, e movimentos sociais externos à instituição.

Leia mais
Fórum Permanente de Diversidade tem reunião na próxima quinta-feira, 14
Fórum Permanente de Diversidade elege novos integrantes
Fórum de Diversidade elege novos representantes no dia 18
Quer contribuir para a elaboração das Ações Afirmativas da UFJF?
Consu aprova regimento do Fórum de Diversidade
Fórum de Diversidade realiza 2ª reunião nesta segunda-feira, dia 3
Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9
Eleitos representantes do Fórum da Diversidade
UFJF instaura Fórum da Diversidade
Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade
Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: (32) 2102-6919  – Diretoria de Ações Afirmativas ou acoesafirmativas@ufjf.edu.br