Fechar menu lateral

Cancelamento de Matrícula de Graduação (Desligamento)

O (a) discente de Graduação deverá solicitar o cancelamento de matrícula na Secretaria do seu Curso. Para isso, é necessário levar o documento de identidade e o “Nada Consta” da Biblioteca e preencher o formulário com a solicitação da demanda fornecido pelo setor. 

Se, por algum motivo, não for possível comparecer na secretaria, a solicitação poderá ser feita através do formulário de Cancelamento de Matrícula em Curso de Graduação (formato .pdf), que deverá ser devidamente preenchido, assinado, e enviado por e-mail junto à cópia do documento de identidade e o “Nada Consta” da Biblioteca. Em caso de dúvidas, sugerimos que entre em contato com a Secretaria do seu Curso para mais instruções:  https://www2.ufjf.br/gv/contato/telefones-e-ramais/.

Para solicitar a emissão do “Nada Consta”, o (a) discente pode enviar e-mail à Biblioteca (biblioteca.sociais.gv@ufjf.edu.br ou biblioteca.saude.gv@ufjf.edu.br), ou ir pessoalmente ao setor. Mais informações clique aqui.

Como chegar na Biblioteca? Acesse este link para orientações.

 

O (a) discente poderá acompanhar o cancelamento do vínculo com a UFJF através da mudança de status de sua matrícula no SIGA. Basta clicar em Acadêmico > Aluno > Histórico Escolar. Se já cancelado, o status no Histórico constará como “cancelado”. Além disso, o discente também poderá consultar o status da matrícula pelo ícone “Comprovante de Matrícula”.

O Atestado de Cancelamento emitido pelo SIGA estará disponível com o código de autenticação eletrônica. Para isso, basta clicar em Acadêmico > Aluno >Atestado.

Passo a Passo Atestado de Cancelamento

 

DÚVIDAS FREQUENTES

 

Estou matriculado em um curso da UFJF e fui selecionado em outro curso também na UFJF para um novo ingresso. Devo cancelar a matrícula atual antes de realizar a nova matrícula?

Ao realizar a matrícula em novo curso da UFJF, a matrícula anterior será automaticamente cancelada, e o(a) discente não terá mais vínculo ou pendências com o curso antigo. Não há necessidade de solicitar formalmente o cancelamento do curso anterior, bastando, no ato da matrícula online no novo curso, informar o número de matrícula do curso antigo no espaço apropriado para essa informação no sistema.

 

Fui convocado na UFJF para o 2º semestre, mas já estou matriculado no 1º semestre (na UFJF ou outra IFES), posso continuar frequentando até o término do período?

Sim, você pode manter o vínculo com a outra instituição no primeiro semestre letivo e cancelar este vínculo no segundo semestre letivo, quando iniciará o seu vínculo com a UFJF (lembrando que, segundo a legislação, não é possível manter dois vínculos simultâneos com instituições públicas ou através do PROUNI).

 

Estou matriculado em um curso de graduação em outra IES pública, ou como bolsista do PROUNI em IES particular, e fui selecionado na UFJF para um novo ingresso. Precisarei cancelar minha matrícula atual antes da nova matrícula na UFJF?

Conforme previsto na Lei 12.089, é proibido ocupar simultaneamente mais de uma vaga em curso de graduação de instituição pública ou privada pelo PROUNI.

Considerando que a matrícula na UFJF é efetivada somente após análise e deferimento da documentação apresentada na matrícula presencial, o cancelamento de uma das matrículas será obrigatório após a aprovação do novo ingresso, quando o status da matrícula do aluno estiver “ativo”.