Fechar menu lateral

Colação de Grau

Colação de Grau

A data de inscrição para a Colação de Grau é previamente definida no Calendário Acadêmico vigente. Para participação da cerimônia de Colação de Grau, é preciso que o (a) discente seja aprovado em todas as disciplinas, e isto deve estar devidamente registrado no Siga. O (a) aluno (a) deverá também estar em dia com a Biblioteca, ou seja, não pode haver pendência acerca de empréstimo de livros, além de estar com a sua situação regularizada em relação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Início da Página

Colação de Grau por Procuração

Os alunos que não puderem comparecer à cerimônia presencial deverão enviar, antecipadamente, justificativa por escrito ao Setor de Graduação (graduação.gv@ufjf.br) para fins de organização junto ao setor de Comunicação, Cultura e Eventos. Nesse caso, é permitido nomear um procurador (a) para representá-lo na Colação de Grau.

Aquele que for representá-lo deverá, obrigatoriamente, apresentar procuração simples com firma reconhecida em cartório e com a outorga dos poderes específicos para a ação de colar grau, junto à cópia do documento de identificação de ambos. A procuração ficará retida na Universidade.

Além disso, o procurador deverá comparecer com antecedência à cerimônia e, ao final, assinar os documentos relativos ao processo de Colação de Grau e efetuar a retirada do diploma. É importante destacar que o procurador estará autorizado a retirar o documento apenas ao final da cerimônia e, não poderá, em qualquer hipótese, subir ao palco para receber o diploma com os demais formandos, tampouco vestir a beca.

Modelo-de-Procuração-Colação-de-Grau

Início da Página

Colação de Grau Antecipada/Data Especial de Colação de Grau

A solicitação de Colação de Grau Antecipada é destinada ao discente que precisa colar grau em data especial, antes da prevista pelo Calendário Acadêmico vigente, como, por exemplo, ter passado no concurso público de sua formação ou conseguido um emprego na sua área que exija o diploma. Assim, para requerer essa antecipação, o aluno poderá consultar o POP específico com as devidas orientações.

Além dos documentos necessários, convém o/a requerente verificar sua situação com a Biblioteca e resolver quaisquer pendências diretamente com o setor. O processo será aberto pela secretaria do curso e direcionado à PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação) para análise, podendo ser deferido ou indeferido. Em caso de deferimento, o processo será remetido o setor de registros acadêmicos, CDARA, para agendamento da Colação de Grau. Em caso de dúvidas, sugerimos que procure a Secretaria do seu curso ou a CDARA (gra.cdara@ufjf.br).

Observação: Toda Colação de Grau Antecipada será realizada na modalidade remota pela CDARA.

Início da Página

Declaração de Conclusão de Curso

Para os egressos que tenham colado grau em curso de graduação, a partir de março de 2022, a emissão da Declaração de Conclusão de Curso é feita no SIGA 3. A impressão da declaração só estará disponível após o término do período de assinatura do Termo de Colação de Grau. Nesse caso, o formando deverá assinar o Termo de Colação de Grau no SIGA, que estará disponível para assinatura 30 minutos antes do início da cerimônia, podendo acessá-lo através do próprio celular, de acordo com o passo a passo elaborado pela CDARA e disponível aqui.

Início da Página