Fechar menu lateral

Pesquisa de mercado: hábitos de consumo e perfil do consumidor de leite ovino, caprino e derivados em Juiz de Fora, Minas Gerais

Projeto: “Pesquisa de mercado: hábitos de consumo e perfil do consumidor de leite ovino, caprino e derivados em Juiz de Fora, Minas Gerais”
Resumo: A ovinocultura e a caprinocultura são atividades em desenvolvimento no Brasil que vêm ganhando força nos últimos anos como fonte de renda para pequenos e médios produtores por serem atividades pecuárias de baixo investimento inicial e de relativo rápido retorno financeiro. Os leites dessas espécies são ricos em triglicérides de cadeia curta sendo de fácil digestão e em minerais, vitaminas e cálcio, e, devido ao alto teor de sólidos totais, sobretudo o leite ovino, têm ótimo rendimento industrial. Na região sudeste, esses tipos de leite são raramente consumidos na sua forma in natura, sendo mais utilizado na fabricação de queijos finos. A pesquisa de mercado é uma ferramenta que gera dados e ajuda no desenvolvimento de novos produtos e estuda o interesse comercial de determinada região assim como influencia na tomada de decisões e estimula a competitividade entre diferentes empresas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa de mercado sobre hábitos de consumo e perfil do consumidor de leite ovino, caprino e seus produtos derivados em Juiz de Fora, MG. Para a realização desta pesquisa, 97 voluntários responderam a dois questionários que abordam questões relativas ao consumo deste alimento. Espera-se com esse trabalho elucidar o mercado de leite e derivados ovinos e caprinos e, a partir dos resultados observados, traçar estratégias para estimular o consumo desses alimentos na região.
Apresentação no SEMIC: 

Discente: Rafaela Assis Machado
Orientadora: Profa. Dra. Emília Maricato Pedro dos Santos
Período: 08/2020 – 07/2021