Fechar menu lateral

Análises laboratoriais para detecção de alterações e adulterações em méis comercializados em Juiz de Fora – Minas Gerais

Projeto: “Análises laboratoriais para detecção de alterações e adulterações em méis comercializados em Juiz de Fora – Minas Gerais”
Resumo: A análise da composição físico-química do mel também pode mensurar as concentrações de açúcares, sólidos insolúveis e cinzas, detectando assim a presença de possíveis adulterações e impurezas. Além disso, a atividade diastásica indica grau de conservação e superaquecimento do produto, já que a enzima diastase, presente no mel, atua na quebra do amido, sendo esta sensível ao calor. Outras análises como índice de formol, que averigua a presença de compostos aminados, e a prova de Lund, que indica a presença de substâncias albuminóides, são muito relevantes para detecção de falsificações e adição de componentes indesejáveis ao mel. Devido a grande produção de mel no Brasil, com ênfase no estado de Minas Gerais, há uma grande exigência por produtos que atendam ao mercado consumidor, devendo estes apresentarem qualidade comercial e parâmetros dentro dos estabelecidos pelas legislações vigentes. O mel pode ser alvo de substâncias adulterantes e erros de processamento que comprometem a sua qualidade, portanto é necessário detectar tais adulterações por meio da realização das análises físico-químicas previstas em legislação. Dessa forma, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é a realização de análises laboratoriais para avaliar a qualidade dos méis comercializados na cidade de Juiz de Fora – Minas Gerais.
Discentes: Eduarda Caroline Pereira, Guilherm Henrique da Silva e Lara Beatriz Oliveira Mateus
Orientadora: Profa. Dra. Emília Maricato Pedro dos Santos
Período: 09/2023 – 08/2024