Fechar menu lateral

Extensão Universitária

Projeto:Conexão saúde: informação e conscientização sobre consumo de produtos de origem animal e segurança de alimentos”
Resumo: A alimentação inadequada em países desenvolvidos está associada a doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo II. Produtos de origem animal, como carne, ovos e leite, são fundamentais em uma alimentação balanceada, no entanto, estes apresentam riscos de contaminação microbiológica devido à combinação de nutrientes e alta atividade de água. Esse risco se torna ainda maior quando associado ao baixo conhecimento na manipulação e armazenamento de alimentos em comércios e nas residências. Nesse sentido, os conteúdos relacionados a alimentos divulgados nas redes sociais podem atuar como uma ferramenta de mudança de comportamentos. Entretanto, o grande fluxo de conteúdos expõe os usuários a informações enganosas devido à natureza não regulamentada dessas plataformas. Com base nisso, é crucial fortalecer o conhecimento e a divulgação científica e tecnologia, e criar um ambiente cooperativo para capacitar os usuários a enfrentar a desinformação. Tendo isso em vista, este projeto de extensão tem como objetivo informar corretamente e conscientizar a população sobre a relação entre produtos de origem animal e saúde pública, divulgando conhecimento científico e tecnológico consolidado. Para tanto, serão utilizadas as redes sociais, como meio de disseminação confiável e de grande alcance, as plataformas Instagram, Facebook, X (Twitter), TikTok, YouTube e Spotify, para divulgar conteúdos técnico-científicos produzidos por meio de pesquisas e discussões com especialistas, de maneira acessível. Além disso, deseja-se realizar uma troca de experiências com a comunidade, a fim de esclarecer suas dúvidas, estimulando, assim, o consumo consciente de produtos de origem animal e de alimentos seguros.

Discentes: Ana Luiza Schlitter Santos, Ariany Lacerda Nogueira, Elza Stefane Felipe Ornelas, Layla Marques de Oliveira, Maria Eduarda Clavilho Bellini, Mariana Vieira de Paula, Núbia Meire Ellen da Silva, Paulina Bianca de Moraes Brito Ramirez
Orientadora: Profa. Dra. Emília Maricato Pedro dos Santos
Período: 10/2024 – 10/2026

Projeto:Implantação de boas práticas de produção, fabricação e manipulação em unidades de beneficiamento de produtos de abelha e derivados”
Resumo: Na atualidade, nota-se a preocupação com a segurança de alimentos, que consiste na oferta de produtos alimentícios seguros à população. Nesse sentido, destaca-se a implementação de boas práticas de produção, fabricação e manipulação de alimentos, que no caso do presente projeto, o alvo principal são o mel e os demais produtos apícolas. Atrelado a esse objetivo, para que as condutas sejam fiscalizadas, é necessário que haja o trabalho de um Serviço de Inspeção Oficial, a fim de garantir que aspectos ambientais, higiênico-sanitário, tecnológico e comercial da produção sigam a legislação vigente. Por outro lado, salienta-se a necessidade de os discentes de Medicina Veterinária aplicarem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para assim, se desenvolverem profissionalmente e pessoalmente. Portanto, este projeto de extensão possibilita a fusão entre a comunidade acadêmica, os produtores rurais e a população de Juiz de Fora, para que, em conjunto, seja possível ampliar o conhecimento e o consumo de produtos seguros e com qualidades nutricionais e sensoriais agregadas.
Discentes: Ana Carolina Nascimento, Gabrielle Venâncio Muniz Souza, Júlia da Costa Carneiro Cruz, Kaúlla Nunes Ladeira do Nascimento, Natália Caputo Barel, Raissa Guedes Mattosinhos Ribeiro e Vívyan Alice Clemente Vieira
Orientadora: Profa. Dra. Emília Maricato Pedro dos Santos
Período: 05/2023 – 04/2024