Fechar menu lateral

Extensão Universitária

Projeto:Conexão saúde: informação e conscientização sobre consumo de produtos de origem animal e segurança de alimentos”
Resumo: A alimentação inadequada em países desenvolvidos está associada a doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo II. Produtos de origem animal, como carne, ovos e leite, são fundamentais em uma alimentação balanceada, no entanto, estes apresentam riscos de contaminação microbiológica devido à combinação de nutrientes e alta atividade de água. Esse risco se torna ainda maior quando associado ao baixo conhecimento na manipulação e armazenamento de alimentos em comércios e nas residências. Nesse sentido, os conteúdos relacionados a alimentos divulgados nas redes sociais podem atuar como uma ferramenta de mudança de comportamentos. Entretanto, o grande fluxo de conteúdos expõe os usuários a informações enganosas devido à natureza não regulamentada dessas plataformas. Com base nisso, é crucial fortalecer o conhecimento e a divulgação científica e tecnologia, e criar um ambiente cooperativo para capacitar os usuários a enfrentar a desinformação. Tendo isso em vista, este projeto de extensão tem como objetivo informar corretamente e conscientizar a população sobre a relação entre produtos de origem animal e saúde pública, divulgando conhecimento científico e tecnológico consolidado. Para tanto, serão utilizadas as redes sociais, como meio de disseminação confiável e de grande alcance, as plataformas Instagram, Facebook, X (Twitter), TikTok, YouTube e Spotify, para divulgar conteúdos técnico-científicos produzidos por meio de pesquisas e discussões com especialistas, de maneira acessível. Além disso, deseja-se realizar uma troca de experiências com a comunidade, a fim de esclarecer suas dúvidas, estimulando, assim, o consumo consciente de produtos de origem animal e de alimentos seguros.

Discentes: Ana Luiza Schlitter Santos, Elza Stefane Felipe Ornelas, Maria Eduarda Clavilho Bellini, Mariana Vieira de Paula, Núbia Meire Ellen da Silva, Paulina Bianca de Moraes Brito Ramirez.
Orientadora: Profa. Dra. Emília Maricato Pedro dos Santos
Período: 10/2024 – 10/2026

Projeto:Implantação de boas práticas de produção, fabricação e manipulação em unidades de beneficiamento de produtos de abelha e derivados”
Resumo: Na atualidade, nota-se a preocupação com a segurança de alimentos, que consiste na oferta de produtos alimentícios seguros à população. Nesse sentido, destaca-se a implementação de boas práticas de produção, fabricação e manipulação de alimentos, que no caso do presente projeto, o alvo principal são o mel e os demais produtos apícolas. Atrelado a esse objetivo, para que as condutas sejam fiscalizadas, é necessário que haja o trabalho de um Serviço de Inspeção Oficial, a fim de garantir que aspectos ambientais, higiênico-sanitário, tecnológico e comercial da produção sigam a legislação vigente. Por outro lado, salienta-se a necessidade de os discentes de Medicina Veterinária aplicarem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para assim, se desenvolverem profissionalmente e pessoalmente. Portanto, este projeto de extensão possibilita a fusão entre a comunidade acadêmica, os produtores rurais e a população de Juiz de Fora, para que, em conjunto, seja possível ampliar o conhecimento e o consumo de produtos seguros e com qualidades nutricionais e sensoriais agregadas.
Discentes: Ana Carolina Nascimento, Gabrielle Venâncio Muniz Souza, Júlia da Costa Carneiro Cruz, Kaúlla Nunes Ladeira do Nascimento, Natália Caputo Barel, Raissa Guedes Mattosinhos Ribeiro e Vívyan Alice Clemente Vieira.
Orientadora: Profa. Dra. Emília Maricato Pedro dos Santos
Período: 05/2023 – 04/2024