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Pesquisa de mercado: hábitos de consumo e perfil do consumidor de carne ovina e caprina em Juiz de Fora, Minas Gerais

Projeto: “Pesquisa de mercado: hábitos de consumo e perfil do consumidor de carne ovina e caprina em Juiz de Fora, Minas Gerais”
Resumo: As carnes ovina e caprina vêm conquistando mercado nos últimos anos devido ao aumento da demanda pelos consumidores, já que vêm se tornando uma alternativa de fonte de proteína animal mais barata frente ao encarecimento das carnes tradicionais. Além disso, possuem alta digestibilidade de seus nutrientes e, sobretudo a carne caprina, é considerada uma carne magra por possuir baixos níveis de gordura. Desse modo, representa uma possibilidade de crescimento econômico para os produtores rurais pela comercialização do produto e pela geração de empregos na cadeia de produção. Para tentar compreender melhor a dinâmica de comercialização e consumo desses alimentos, faz-se necessário a realização de uma pesquisa de mercado a fim de se verificar a real demanda pelo produto, o perfil e os hábitos do consumidor e, a partir dos resultados, poder incentivar a ovinocultura e a caprinocultura de corte e, ainda, possibilitar formas estratégicas de disponibilizar o produto para o consumidor. A metodologia do projeto de pesquisa foi dividida em uma etapa qualitativa e uma quantitativa. Na primeira etapa, por meio de entrevistas foram identificados os atributos avaliados na visão do consumidor e, aliado ao material de literatura, ocorrerá a elaboração de questionários que contemplem as características importantes referentes ao consumo de carne ovina e caprina. Na etapa quantitativa, 97 indivíduos voluntários de ambos os sexos, de todas as raças, maiores de 18 anos e preferencialmente que sejam responsáveis pela aquisição de alimentos em sua família responderam a dois questionários contendo 25 questões cada, as quais englobam informações sobre o consumo de carne ovina, caprina e de perfil socioeconômico. A pesquisa foi realizada por meio eletrônico, digital, utilizando-se a ferramenta de coleta de respostas da empresa Google (Google Formulários), sendo os participantes recrutados por conveniência e por meio de contatos de redes sociais. Por fim, foi realizada a análise estatística e interpretação dos dados. Com essa pesquisa, espera-se conhecer melhor o mercado dessas carnes na região e assim orientar os produtores rurais no sentido de produzirem um alimento que melhor se adeque a realidade local e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico regional.
Apresentação no SEMIC: 

Discentes: Flávio Augusto Silva dos Santos e Jackson Lucas Torrentes Barbosa
Orientadora: Profa. Dra. Emília Maricato Pedro dos Santos
Período: 08/2020 – 07/2021