- Início
- Departamento
- Curso
- Espaço do Aluno
- TCC
- Estágio
- Currículo 2-2023
Nome do Projeto: NPDG – Orientação para o empreendedorismo
Descrição: O projeto de “NPDG – Orientação para o empreendedorismo” tem como foco potencializar as ações empreendedoras, através da identificação das demandas regionais, bem como contribuir para ampliar a capacitação e estimular o interesse de potenciais empreendedores. As ações serão desenvolvidas através de projetos e parceiros, orientadas para: a) participar como integrante do Núcleo de Práticas e Desenvolvimento Gerencial (NPDG), fortalecendo as iniciativas empreendedoras locais; b) identificar e conectar o público beneficiário a oportunidades empreendedoras; c) orientar as iniciativas empreendedoras, através de ações de suporte técnico e capacitação para o empreendedorismo.
Coordenador: Renato Antônio de Almeida
Bolsistas: 1 discente
Voluntários: 1 discente
Período: De 01/02/2025 a 30/06/2026
Instituições parceiras: SEBRAE e Prefeitura Municipal de Governador Valadares
E-mail para contato: npdg@ufjf.br
Instagram: @npdgufjfgv
Nome do Projeto: NPDG – Comunicação do Núcleo de Práticas e Desenvolvimento Gerencial
Descrição: O projeto de “NPDG – Comunicação do Núcleo de Práticas e Desenvolvimento Gerencial” tem como missão: a) participar como integrante do NPDG, fortalecendo as iniciativas empreendedoras locais; b) estabelecer uma relação de transparências com todas as partes interessadas, bem como divulgar, informar e orientar sobre os trabalhos desenvolvidos pelos diversos projetos vinculados; c) traduzir e registrar a memória das ações e do desenvolvimentos do NPDG, constituindo um acervo histórico, através de relatos, registros fotográficos, vídeos e ações desenvolvidas.
Coordenador: Renato Antônio de Almeida
Bolsistas: 1 discente
Voluntários: 1 discente
Período: De 01/03/2025 a 30/06/20266
E-mail para contato: npdg@ufjf.br
Instagram: @npdgufjfgv
Nome do Projeto: NIFRAM: Núcleo de Integração e Fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica em Governador Valadares
Resumo: O programa busca fortalecer e integrar a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica em Governador Valadares, reconhecendo que a violência contra a mulher está relacionada a dimensões culturais e às desigualdades de gênero. Por meio de metodologias participativas, promove reuniões e a construção de agendas estratégicas com gestores e instituições da rede, visando ampliar a articulação entre os serviços, qualificar o atendimento às mulheres em situação de violência, promover a equidade de gênero e contribuir para ações de responsabilização e ressocialização de agressores. O programa reúne três projetos vinculados: NIFRAM – Conectando a Rede; NIFRAM – Comunidade, Conexões, Parcerias e Acolhimento; e NIFRAM/GAR Informa.
Coordenador: Juliana Goulart Soares do Nascimento
Bolsistas: 2 discentes
Período: De 02/04/2025 a 02/08/2025
Instituições parceiras:
Instagram: @nifram.ufjf
E-mail de contato: nifram.ufjf@gmail.com
Nome do Projeto: NIFRAM – Comunidade, Conexões, Parcerias e Acolhimento
Resumo: Esse projeto faz parte do programa NIFRAM. O objetivo geral é criar uma comunidade e uma rede de acolhimento coletivo a mulheres em vulnerabilidade, não somente as vitimas atuais de violência doméstica, mas as mulheres que se identificam em situação de relacionamento tóxico, bem como as sobreviventes de relações abusivas que já passaram por outras etapas do fluxo, como denúncia e afastamento, estas das quais também precisam de atenção compartilhada além de acompanhamento psicológico.
Coordenador: Nádia Carvalho
Bolsistas: 1 discente
Voluntários: 1 discente
Período: De 05/05/2025 a 05/04/2026
Instituições parceiras: Ministério Público do Estado de Minas Gerais – Procuradoria Geral da Justiça
Instagram: @nifram.ufjf
E-mail de contato: nadia.carvalho@ufjf.br