Edital: Monitoria – Estatística Aplicada

COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS DE GRADUAÇÃO
EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA GRADUAÇÃO / 2023

DISCIPLINA: Estatística Aplicada

O Departamento de Economia da Unidade Governador Valadares faz público o processo de seleção para o Programa de Monitoria (Ano letivo:2023) da(s) disciplina(s) acima indicadas, para preenchimento de 1 vaga(s) para monitores bolsistas e de 0 vaga(s) para monitores voluntários, de acordo com as Resolução nº 123/2016 do Conselho Setorial de Graduação.

Poderão inscrever-se os candidatos que atenderem aos seguintes critérios:
1 – Estar regularmente matriculado em Curso de Graduação;
2 – Ter disponibilidade de 12 horas semanais, conforme estabelecido no Projeto e no Edital de Seleção;
3 – Estar aprovado ou cursando a disciplina* ou conjunto de disciplinas para as quais se pretende a participação no Programa.
* O candidato pode estar cursando a disciplina no momento da inscrição, mas deverá ter sido aprovado no momento de assumir a monitoria.
4 – Para inscrever-se, o aluno interessado deverá ir à Secretaria Acadêmica do ICSA para preencher a lista de inscrição e deixar uma cópia do histórico escolar.

VIGÊNCIA DO EDITAL

O edital terá vigência de 1 semestre letivo prorrogada automaticamente por mais 1 semestre na ausência de novo edital.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção constará de uma prova de conhecimentos escrita que será eliminatória e classificatória:

1- Prova de conhecimentos que verse sobre pontos do programa da(s) disciplina(s) objeto da monitoria, sendo eles:

• Distribuições de probabilidade: Distribuição Normal
  • Amostragem: Cálculo do tamanho amostral e métodos de amostragem
  • Estimação: Parâmetros, estimadores e estimativas; distribuição da média amostral; Teorema central do limite; estimação pontual e intervalar da média;
  • Testes de hipóteses: Teste Z, Teste F e Teste T para uma ou duas médias e para comparação de variâncias.
  • Procedimento para comparações múltiplas: Modelo F de Snedecor (ANOVA) para um fator; Teste de Tukey para comparações múltiplas.
  • Análise de Regressão e Correlação: Regressão Linear Simples e Correlação

2- Serão classificados apenas os candidatos que obtiverem um mínimo de 60 pontos na prova de conhecimentos.

3- A classificação dos candidatos se dará em ordem decrescente das notas.

4 – Critério(s) de desempate:

1o) maior nota obtida na disciplina EST 010 GV – Estatística Aplicada

2o) maior índice de rendimento acadêmico.

RESUMO DE DATAS E PRAZOS

INSCRIÇÃO:
PERÍODO: 03/04/2023 a 12/04/2023, às 17 h
LOCAL: Secretaria Acadêmica – ICSA – Sala 300

SELEÇÃO:
DATA/HORÁRIO: 13/04/2023, de 07:30 às 09:30 h
LOCAL: Sala 305.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO:
DATA/HORÁRIO: 13/04/2023 às 15:30h
LOCAL: email dos candidatos classificados e quadro de avisos do Departamento de Economia – ICSA

Juiz de Fora, 31 de março de 2023.

Geraldo Moreira Bittencourt
Chefe do Departamento