Fechar menu lateral

Edital: Projeto de Extensão – Mais MEI GV

 

Projeto Mais MEI Governador Valadares

Treinamento gerencial e fortalecimento da intenção empreendedora de micro e pequenos empresários valadarenses

 

Vinculado ao Departamento de Administração da UFJF-GV e contando com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SMDCTI) da prefeitura, o projeto de extensão universitária – Mais MEI Governador Valadares ´- é uma oportunidade de construção social e coletiva do conhecimento e troca de saberes acerca da gestão profissional de microempreendedores e pequenos empresários do município. Na realidade, o projeto visa um preparo mais adequado do ponto de vista administrativo do seu público-alvo (MEIs) para o enfrentamento do mercado de trabalho no caso da proposição de negócios e atividades produtivas de geração de renda. Também objetiva estimular a intenção empreendedora por meio do desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras específicas que podem ser adquiridas e ou aprimoradas. Para tanto, cursos, oficinas, workshops, e outros processos pedagógicos participativos serão conduzidos por professores e alunos no sentido de promover a formação e capacitação gerencial dos MEIs na busca de uma transformação social em sintonia com o desenvolvimento local.

Para se inscreverem e participar gratuitamente deste projeto os MEIs interessados podem se cadastrar no processo seletivo por meio do preenchimento do formulário no link que segue:

https://forms.gle/WrfEMBPQ7jqudLZb6

As inscrições são limitadas e se encerram no dia 22/11/2022.

DETALHAMENTO DO PROJETO

O que é o Projeto Mais MEI GV?

É uma proposta de aprendizagem em gestão profissional específica e adequada para micro e pequenos empreendedores e de estímulo à intenção e à atitude empreendedora. Portanto, é uma iniciativa de educação gerencial e em empreendedorismo para os MEIs.

 

Objetivo do Projeto Mais MEI GV?

É um projeto que visa contribuir para um melhor preparo, capacitação, qualificação e formação gerencial dos microempreendedores (MEIs), para que estes tenham um melhor desempenho na condução dos seus negócios e atividades produtivas. Também para que os MEIs aprimorem as suas virtudes empreendedoras. Ou seja, que eles desenvolvam características comportamentais empreendedoras (CCEs) que façam os seus negócios prosperarem e se tornarem mais competitivos e sustentáveis no longo prazo. Os resultados esperados é o fortalecimento do ecossistema empreendedor do município de GV e o desenvolvimento local. Além disso, espera-se que os MEIs participantes consigam estabelecer uma network (uma rede de relacionamento) pessoal e organizacional com o engajamento e participação no projeto.

 

Metodologia

A proposta é se trabalhar processos pedagógicos participativos (oficinas, workshops, relatos de vivências experenciadas etc.) na contemplação de temas importantes nos fundamentos da gestão, devidamente adaptados para a realidade dos MEIs, tais como:

  • As funções gerenciais essenciais (planejamento, organização, liderança (direção) e controle)
  • A apropriação das principais ferramentas, técnicas e instrumentos de gestão ligadas às áreas funcionais (estratégia, marketing, produção e operações, finanças e controladoria, gestão de pessoas – RH, tecnologia da informação, dentre outras áreas)
  • Esclarecimento sobre os erros mais comuns (em termos de gestão) que são cometidos pelos MEIs, como menosprezar o “princípio da identidade” e não ter atenção ao fracasso ético.
  • Desenvolvimento e/ou aprimoramento das Características Comportamentais Empreendedoras – CCEs

Em termos metodológicos, dependendo do perfil da turma, a ideia é implantarmos uma abordagem mais efetiva (effectuation), menos convencional aos padrões tradicionais dos modelos de negócios e mais consoante com a realidade dos MEIs. Todavia, isso vai depender do grau de engajamento dos participantes selecionados e da predisposição dos mesmos para o exercício de determinadas atividades.

Ao longo do primeiro semestre de 2023 irão ocorrer os módulos de capacitação e treinamento de acordo com os temas e com um cronograma de atividades que serão articuladas com os próprios participantes do projeto.

 

Público-alvo

Microempreendedores Individuais já formalizados e ou interessados em abrir um MEI, bem como pequenos empresários do município de Governador Valadares-MG. Eventualmente, poderão ser aceitos representantes destes pequenos empresários e outros multiplicadores do projeto.

 

O que é necessário fazer para participar do projeto? Sobre as inscrições?

Os interessados devem acessar o site ou as redes socias da prefeitura (valadares.mg.gov.br) e a partir de hoje, também o site da UFJF-GV (ufjf.br/gv) e o próprio site do Dpto. de Administração (ufjf.br/administracaogv) e acessar o link da descrição do Mais MEI GV. No site os interessados serão orientados a preencher um formulário para o processo seletivo do Mais MEI GV. Neste formulário eles vão responder a algumas questões de caráter sociodemográfico, registrar os seus meios de contato (endereço, telefone, e-mail e whatsApp) e justificar o interesse e fatores motivacionais para participar do projeto, além de outras questões que servirão de filtro no processo seletivo, pois há uma pretensão de se priorizar no projeto aqueles MEIs realmente interessados e com maior possibilidade de engajamento.

Importante considerar que as vagas são limitadas e que haverá uma triagem do perfil dos entrevistados, bem como um processo de recrutamento e seleção, por meio de ENTREVISTA individual com os representantes e coordenadores do projeto.

  • As inscrições vão até o final de novembro/2022.
  • A seleção e o recrutamento dos MEIs vão acontecer até meados de dezembro/2022.
  • O início das atividades está programado para a primeira quinzena de janeiro de 2023.
  • Ao longo do primeiro semestre de 2023 vão estar acontecendo os módulos de treinamento e capacitação dos MEIs nos moldes do projeto.

A finalização se dará em julho com a certificação dos MEIs que participaram efetivamente do Projeto e com a avaliação das atividades desenvolvidas para a manutenção e ou revisão do projeto para outras condições de implementação