Orientações para estágio durante a pandemia

Caros alunos, seguem alguns esclarecimentos das dúvidas sobre estágios durante a pandemia:

1) O registro do estágio não-obrigatório (novos termos ou aditivos de prorrogação), no SIGA, precisa detalhar as atividades a serem desenvolvidas, sendo duas possibilidades:

a) descrição das atividades de modo que ateste que o estágio tem relação direta com o combate à COVID e, por isso, esse estágio será feito de forma presencial;
b) descrição das atividades de modo que ateste que o estágio respeitará o isolamento social através da execução da atividade remota (Essa informação precisa estar explícita);

2) Após o registro ser liberado para impressão, o Termo de Compromisso ou Termo Aditivo e o Plano de Atividades gerados no SIGA devem ser impressos e entregues na Central de Atendimento, com as assinaturas das demais partes, na sede administrativa do Campus GV (rua São Paulo, 745, Centro – Gov. Valadares), pelo aluno ou por um representante.

3) O/a estudante necessitará também da declaração do(a) professor(a) orientador(a) se comprometendo a acompanhar as atividades de estágio, relatando se elas são remotas ou presenciais, conforme consta nas orientações do ofício da PROGRAD. Essa declaração do orientador pode ser emitida via SEI pelo professor orientador, assinada eletronicamente, e enviada por e-mail (em pdf) ao setor de estágios.

4) De posse de todos os documentos, o Setor de Estágios enviará para Gerência de Graduação, e esta enviará, via SEI, para a análise e deliberação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

5) Ressaltamos que as Comissões Orientadoras de Estágios são responsáveis pela organização pedagógica dos estágios, nos termos do art. 3º da Resolução Nº 115/2014/CONGRAD e, portanto, tem autonomia para deliberar sobre a suspensão de todas ou de parte das atividades de estágio de seus respectivos cursos, caso entendam não haver compatibilidade entre as atividades a serem desenvolvidas e as exigências de adaptações necessárias ao combate à pandemia, resguardando a integridade, saúde e segurança dos discentes, bem como o adequado aprendizado acadêmico exigido pelo Projeto Pedagógico do Curso.

6) O Setor de Estágios não possui assinatura digital e os formulários de estágios não são tramitados via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), portanto a assinatura do setor permanece sendo em documento físico. A entrega de documentação, por parte do interessado, permanece sendo via Central de Atendimento, que está funcionando de 9h as 17h, e a retirada, quando informada pelo setor de estágios por e-mail, também será via Central de Atendimento. As atividades do setor de Estágios estão sendo realizadas de forma remota neste período de pandemia/coronavírus, não havendo atendimento presencial no setor.

OFÍCIO/SEI Nº 88/2020/SEC-PROGRAD