Primeiros passos para calouros

Após todas as (merecidas) comemorações pela aprovação, chega a hora de planejar os primeiros passos da vida acadêmica. É a hora de separar os cadernos, ajustar o despertador e voltar à rotina de estudos. Para facilitar o início da vida universitária, listamos aqui algumas dicas:

1. Com a matrícula efetivada, agora é aguardar o primeiro dia de aulas. Antes disso, na segunda-feira (3), o compromisso é com a recepção dos calouros, no templo ecumênico da Univale. Saiba aqui o que vai acontecer lá!

2. Depois da recepção, é hora de conhecer o Restaurante Universitário (RU) do Instituto de Ciências da Vida (ICV). Para animar seu primeiro almoço como calouro, rola o Almoço com Cantoria, onde o palco e o microfone ficam liberados para todos soltarem a voz e demonstrarem seu talento!

3. Às 13h30, começa o Entrei na UFJF, e agora?. O evento foi pensado para garantir que você entenda tudo que a UFJF-GV oferece para os seus estudantes. Confira aqui a programação.

4. Depois dos eventos de recepção e integração, é hora de começar a estudar pra valer! É aconselhável se informar, com antecedência, onde fica seu curso, e onde serão as aulas. Em Governador Valadares, as aulas funcionam em dois endereços diferentes:

– Prédio da Faculdade Pitágoras – Cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e  Direito): Avenida Doutor Raimundo Monteiro de Rezende, 330 – Centro – 3º e 4º andar.

– Campus II da Univale – Cursos do Instituto de Ciências da Vida – ICV (Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Farmácia, Educação Física e Odontologia): Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário.

Se ainda estiver com dúvida, basta entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (32) 2102-3911/ 3978 /3979.

5. A UFJF oferece Apoio Estudantil, através de bolsas e auxílios para os estudantes. Entenda mais nesta página www.ufjf.br/proae.

6. Quem é de fora e precisa conseguir um lugar para ficar pode começar procurando nas redes sociais. Há muitos grupos que divulgam vagas em repúblicas. Na nossa fanpage (já curtiu? curte lá), divulgamos as notícias da UFJF-GV. É um ótimo local para encontrar os colegas calouros e também os veteranos, além de ficar bem informado sobre as novidades.

7. Você sabe como chegar ao ICV ou ao ICSA? Se não souber, a gente te ajuda!

Governador Valadares

Em Governador Valadares, nove linhas servem aos alunos com aulas na Faculdade Pitágoras:

Faculdade Pitágoras

• 10 (Vila Ozanan)
  • 16B (Santa Paula / Jardim do Trevo via Shopping / Altinópolis)
  • 23B (Alto Turmalina via Planalto)

Praça do Shopping

• 3A (Vila dos Montes)
  • 4 (Asteca / Vera Cruz)
  • 9ª (Bela Vista / Santa Helena)
  • 21A (Figueira via Penha – Distrito Industrial / Santos Dumont via Shopping)
  • 25A e 25B (Vitória via Santa Rita / Recanto dos Sonhos – SIR)

Os alunos com aulas na Univale, por sua vez, podem usar sete linhas:

• 8A (Fraternidade / Cardo via SIR)
  • 8B São Cristóvão / Sion via SIR)
  • 21 (Figueira via Penha – Distrito Industrial / Santos Dumont)
  • 21A (Figueira via Penha – Distrito Industrial / Santos Dumont – via Shopping)
  • 25A (Vitória via Santa Rita / Capim – SIR – Shopping)
  • 25B (Vitória via Santa Rita – Shopping – SIR / Recanto dos Sonhos)
  • 28 (Vila dos Montes / Santos Dumont)

Para os alunos que estudam na Funorte, à Rua Prudente de Morais, a opção é a linha 15:

• 15 (Vila Mariana via Ilha / Vila Império via Vila Rica

8. É muito importante lembrar: o trote é proibido na UFJF, e o calouro não deve se sentir obrigado a participar. A UFJF proíbe todas as formas de coação, ofensa, exposição e agressão aos calouros dentro do campus. Conforme Regimento Geral da Universidade, os discentes responsáveis por práticas consideradas abusivas dentro do campus estão sujeitos a advertência, suspensão e até desligamento da Instituição. Se isso estiver acontecendo, procure a Central de Atendimento e denuncie. As denúncias são mantidas em anonimato.