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Corpo Docente

Alessandro Jocelito Beccari

a.beccari@unesp.br

Possui Licenciatura em Português e Inglês (2005) e Bacharelado em Latim (2007) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); é mestre (2007) e doutor (2013) pela mesma instituição.  No mestrado e doutorado, optou pela linha de pesquisa em História e Filosofia da Linguística, em que estudou a produção gramatical do final da Idade Média e traduziu a Gramática especulativa (Grammatica speculativa), de Tomás de Erfurt (c. 1310). É professor do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) do Curso de Graduação em Letras da UNESP/FCL-Assis, onde atua no Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS; é docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF. Em 2023, finalizou um estágio de pesquisas de pós-doutoramento junto ao Centro de Documentação em Historiografia Linguística (CEDOCH) do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em Língua Latina, Estudos Clássicos, Língua Inglesa, Estudos Linguísticos e Historiografia Linguística.


Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome

alexandre.cadilhe@ufjf.br

Alexandre Cadilhe é doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2013) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2007), com especializações nas áreas de Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016) e Leitura & Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2004). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Departamento de Educação (área de Linguagem e Ensino) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociolinguística Interacional; Análise de Discurso Crítica; Análise da fala-em-interação; Letramentos; Linguagem, Gênero e Sexualidade em contexto institucionais (ênfase na saúde e na educação).


Aline Alves Fonseca

aline.fonseca@.ufjf.br

Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui Doutorado (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interface sintaxe/prosódia, processamento linguístico, fonologia prosódica e fonologia entoacional. Atualmente é diretora da Faculdade de Letras da UFJF.


Amitza Torres Vieira

amitza.vieira@ufjf.br

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus Carangola (1997), Mestrado em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), Doutorado em Letras/Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e Pós-Doutoramento em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2017). É Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando como professora na Faculdade de Letras e na Pós-Graduação em Linguística. Desenvolve pesquisas na interface linguagem e direito, com o foco na utilização da prova em vídeo no cotidiano das cortes judiciais, e estuda a fala-em-interação institucional, com ênfase em argumentação no contexto institucional de Audiências Preliminares no Juizado Especial Criminal.


Ana Paula Grillo El-Jaick

ana.jaick@ufjf.br

Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense, no Grupo Arquivos de Língua (GAL). Doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), com estágio doutoral na École Normale Supérieure (Paris). Mestrado em Letras também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), graduação em Letras (2005) e em Direito (1999) pela Universidade Federal Fluminense. Experiência na área de Linguística, com ênfase em Filosofia da Linguagem, então trabalhando no projeto de pesquisa “Discurso como monumento e outras epistemologias”.


Ana Paula Scher

ana.scher@ufjf.br

Ana Paula é professora livre-docente, senior (aposentada) pela Universidade de São Paulo, Professora visitante (Titular-E) do Departamento de Letras da UFJF e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004) com período sanduíche na University of Southern California, sob a orientação de Joseph Aoun. Realizou estágios pós-doutorais na University of Calgary (2006), na University College London (2011-2012), na  Universidade Estadual de Campinas (2017-2018) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (2023-2024). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria da Gramática, pesquisando, principalmente, dentro do paradigma da Gramática Gerativa, em particular, da Morfologia Distribuída. Interessa-se pelas interfaces que a morfologia faz com a sintaxe, a fonologia e a semântica. Coordena o Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída – GREMD – da USP, lidera o Grupo de trabalho em Morfologia Distribuída do CNPq em parceria com Paula Armelin e é membro do INTEGRA-UFJF, coordenado por Paula Armelin.


Carol Martins da Rocha

carol.rocha@ufjf.br

Docente do Departamento de Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desde 2017. Concluiu em 2015, sob orientação da Profa. Dra. Isabella Tardin Cardoso (IEL/Unicamp), pesquisa de doutorado em Linguística intitulada “De linguado a lingua(ru)da: gênero e discurso das mulieres plautinae”, com estágio de pesquisa no exterior no Seminar für Klassische Philologie (Universität Heidelberg), ambos com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Além de dar continuidade às pesquisas relativas à comédia plautina, tem desenvolvido e orientado estudos sobre a obra de Ovídio, com ênfase nas Heroides, no que diz respeito sobretudo às personagens femininas. Outro campo de estudo a que se dedica são os estudos de gênero, em geral, aplicados à Antiguidade. Editou a Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios entre 2017 e 2023.


Denise Barros Weiss

denise.weiss@ufjf.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Português como Língua Estrangeira, com interesse especial nos seguintes temas: ensino, gêneros textuais, português como língua estrangeira e português como língua materna, produção de material didático.


Ely Edison da Silva Matos

ely.matos@ufjf.br

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014), com tese na área de Linguística Computacional, na linha de pesquisa Linguagem e Cognição. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Gotemburgo, na Suécia (2019). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), especialização em Administração de Projetos de Desenvolvimento de Software pela COPPE/UFRJ (1994) e mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). É Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como docente em diversos cursos de Graduação na área de Ciência da Computação.Tem experiência em Modelagem Conceitual, Engenharia de Software, Bancos de Dados, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas e Ontologias. Participa do grupo de pesquisa FrameNet Brasil e desenvolve, no laboratório homônimo, aplicações para uso de recursos lexicais, sintáticos e semânticos para o português brasileiro fundamentados na Gramática das Construções e Semântica de Frames.


Fábio da Silva Fortes

fabio.fortes@ufjf.br

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor e Mestre em Linguística (Estudos Clássicos) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Licenciado em Letras Clássicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde é atualmente Professor Adjunto de Grego Clássico e Latim da Universidade Federal de Juiz de Fora e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Linguística e em Filosofia. Tem experiência na área de Letras e Filosofia, com ênfase em Estudos Clássicos, atuando principalmente nos seguintes temas: história e filosofia das ciências da linguagem, discurso gramatical grego e latino, Platão e ensino de línguas clássicas. Realizou em 2020 estágio de pesquisa pós-doutoral em Filologia Clássica com Bolsa do Programa Professor Visitante Júnior da CAPES, junto ao Département des Sciences de l’Antiquité da Université de Liège – Bélgica.


Fernando Adão de Sá Freitas

fernando.freitas@visitante.ufjf.br

Pós-Doutorado (Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil (2023-2025 FAPEMIG), Doutor (2016-2021 CAPES) e Mestre (2014-2016 CAPES) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciado em Letras – Português e respectivas Literaturas (2014-2019) e Bacharel em Letras – Latim (2013) pela mesma instituição. Atuo como participante do CirceA – Círculo de Estudos da Antiguidade – (UFJF). Atuei como Professor Substituto de Língua Grega, Literatura Grega, Língua Latina, Literatura Latina e Teoria da Literatura na Universidade Federal de Juiz de Fora (2021-2022). Sob o título “A linguagem diante da linguagem: Santo Agostinho e o mundo das palavras”, pesquisamos a relação entre gramática, dialética e sintaxe, os reflexos da terminologia e da metalinguagem gramatical antiga e os aspectos dos bilinguismo e do multilinguismo na Antiguidade. Nossa pesquisa, portanto, concentra-se nos discursos dialéticos e gramaticais gregos e romanos, na História e Historiografia (da) Linguística e no contexto cristão da Antiguidade Tardia.


Lauriê Ferreira Martins Dall’Orto

martins.laurie@ufjf.br

Doutora em Linguística pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2014-2018). Mestra em Linguística, também, pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2012-2013). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa (2011-2012) e graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas (2007-2010) e em Língua Italiana e respectivas Literaturas (2011-2015), pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como bolsista em nível de Pós-Doutoramento, no contexto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES/MEC, por meio do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de ensino de Língua Portuguesa e de Língua Italiana e na área de avaliação da educação. Desenvolve pesquisas a partir da abordagem da Linguística Funcional Centrada no Uso, mais especificamente sob a perspectiva da construcionalização gramatical (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013), em língua portuguesa e em língua italiana. É pesquisadora do Grupo Discurso & Gramática (D&G), vinculada à sede da UFRN, e vice-coordenadora do NUPACT (Núcleo de Pesquisa em Abordagem Construcional e Tradução).


Luiz Fernando Matos Rocha

luiz.rocha@ufjf.br

 Doutor em Linguística (UFRJ, 2004), mestre em Linguística (UFJF, 2000), graduado em Letras (Português e Latim, UFJF, 1998) e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo, UFJF, 1991). Pós-doutor pela Universidade Católica Portuguesa (2011, Braga – Portugal), é docente e pesquisador da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (FALE/UFJF) e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, discurso reportado, fictividade, interação fictiva e gramática.


Maria Cristina Lobo Name

cristina.name@ufjf.br

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). É professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, aquisição lexical, categorias lexicais e funcionais, aquisição e processamento prosódico em L1 e L2, aquisição prosódica multimodal. Coordena o NEALP – Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Laboratoire de Recherche sur le Langage, na Université du Québec à Montréal (UQÀM, Montreal, Canadá), com Rushen Shi (Ago/2009 – Jul/2010) e no LAFE (Laboratório de Aquisição da Fala e da EScrita), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB, João Pessoa), com Marianne Cavalcante (Fev/2024 – Jan/2025).


Marta Cristina da Silva

marta.silva@ufjf.br

Possui graduação em Letras (Português e Inglês, 1986), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995) e doutorado em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (2004). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística, na linha de pesquisa Linguagem e humanidades, e na graduação em Letras (habilitação em Língua Inglesa). Suas principais áreas de interesse são: teorias de gênero, ensino de língua, multiletramentos, letramentos acadêmicos, formação docente.


Maucha Andrade Gamonal

maucha.andrade@estudante.ufjf.br

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestre em Linguística pela mesma instituição (2013). Graduada em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas literaturas) (2007-2010). Experiência e interesse em temas relacionados aos Estudos Linguísticos com ênfase em Linguística Cognitiva, Linguística Computacional, Linguística de Corpus, Semântica Cognitiva e Compreensão de Língua Natural. Foi bolsista de doutorado sanduíche pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, atuando como pesquisadora visitante no Internacional Computer Science Institute e na Universidade da Califórnia, Berkeley. Realizou estágio de pós-doutorado nas Universidades de Leipzig, na Alemanha (2019-2020), como participante do programa PROBRAL de cooperação internacional Brasil-Alemanha, e na UFMG, através do Programa CAPES/PRINT e do edital Pró-Humanidades do CNPq. É vinculada ao Projeto FrameNet Brasil desde 2009. Atualmente, é bolsista de Pós-Doutorado (PIPD) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


Mercedes Marcilese

mercedes.marcilese@ufjf.br

Professora Associada do Departamento de Letras (DLET) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011), na área de concentração em Estudos da Linguagem. Possui Mestrado em Letras (2007) também pela PUC-Rio, graduação em Licenciatura em Letras (2005) e Bacharelado em Letras (2004) pela Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe – Argentina. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem da PUC-Rio (LAPAL). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da Linguagem. Atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP) da UFJF investigando: (i) tópicos linguísticos na interface entre língua e outros domínios cognitivos (cognição social, cognição musical, dentre outros); (ii) a dimensão cognitiva da variação linguística e (iii) o processamento do sentido não literal.

Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda

patricia.cunha@ufjf.br

Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Pesquisadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática e coordenadora do NUPACT UFJF – Núcleo de Pesquisa em Abordagem Construcional e Tradução. Tem experiência na área de Linguística, desenvolvendo pesquisas e orientando trabalhos nos seguintes temas: Linguística Funcional Centrada no Uso aplicada ao ensino, Linguística Funcional Centrada no Uso aplicada aos Estudos da Tradução, abordagem construcional da mudança linguística e Linguística de Corpus.


Patrícia Nora de Souza Ribeiro

patricia.souza@ufjf.br

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, aquisição lexical, ensino de leitura em língua estrangeira, Multiletramentos digitais, realidade virtual e aumentada.


Paula Roberta Gabbai Armelin

armelin.paula@ufjf.br

Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2015. Doutora em Letras, na área de concentração Linguística Geral (2011-2015) pela Universidade de São Paulo, com a investigação da estrutura morfossintática de diminutivos e aumentativos no português brasileiro, bem como suas relações formais com gênero gramatical. Durante o doutorado, realizou estágio Sanduíche na Queen Mary University of London (set/2013-ago/2014) sob a supervisão da professora Hagit Borer. Mestre em Letras, na área de concentração Linguística Geral (2009-2011) pela Universidade de São Paulo, investigando a estrutura de argumentos em sentenças
bitransitivas. Bacharel em Letras, com habilitação em Português e Francês (2005-2009) também pela Universidade de São Paulo. Desde 2018, coordena o Núcleo de Investigações em Teoria da Gramática (INTEGRA-UFJF) da Universidade Federal de Juiz de Fora, grupo de pesquisa focado no estudo da faculdade de linguagem humana a partir de uma perspectiva gerativista. Também é membro do Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística da Universidade de Juiz de Fora (NEALP-UFJF). Sua pesquisa tem como foco a descrição e análise de aspectos morfológicos, sintáticos e morfossintáticos das línguas naturais, a partir de uma perspectiva formalista de gramática. Tem interesse também nas relações entre Teoria Linguística e Psicolinguística.


Sandra Aparecida Faria de Almeida

sandrafaria.almeida@ufjf.br

Possui graduação em Letras/Licenciatura em Português, Inglês, Italiano e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), graduação em Letras/Bacharelado em Tradução Português/Inglês pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atuou como professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, na área de Tradução/Língua Inglesa. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora na área de Letras e Tradução/Inglês. Tem experiência nas áreas de Letras, Linguística e Tradução, com ênfase em ensino de Língua Inglesa e de Tradução e em estudos sobre a gramática da Língua Inglesa centrados no uso, atuando nos três segmentos – ensino, pesquisa e extensão – principalmente com os seguintes temas: estudos da tradução, tradução inglês/português, estratégias de leitura, modelos cognitivos, construções condicionais, Gramática de Construções, construções completivas epistêmicas, subjetividade e intersubjetividade.


Thais Fernandes Sampaio

thais.fernandes@ufjf.br

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Possui graduação em Letras Português, pela Universidade de Brasília (2003) e mestrado em Letras – área de concentração: Linguística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integra o corpo permanente dos programas de Pós-Graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Letras, dessa instituição. Integra o Grupo de Pesquisas em Lingua(gem) e Sociedade (GRUPELS). Com formação em Linguística Cognitiva, desenvolve projetos na área de Ensino de Língua Portuguesa, dedicando-se, especialmente, aos seguintes temas: uso pedagógico de Novas Tecnologias, práticas de Análise Linguística, formação de professores.


Tiago Timponi Torrent

tiago.torrent@ufjf.br | tiagotorrent.com

É doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado estágio de doutoramento, como Visiting Student Researcher, junto ao Departamento de Linguística da University of California at Berkeley. Possui graduação em Letras (Português e Latim) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e mestrado em Letras – Linguística pela mesma universidade (2005). É professor associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora. Lidera o Laboratório FrameNet Brasil, onde coordena o desenvolvimento de datasets multimodais, recursos lexicais e sintáticos, bem como modelos de Inteligência Artificial para o português brasileiro. Tem experiência nas áreas de Linguística Cognitiva e Linguística Computacional, com ênfase em Gramática das Construções e Semântica de Frames. Lidera a ReINVenTA – Research and Innovation Network for Vision and Text Analysis -, rede de pesquisa que congrega UFJF, UFMG, UFU, PUC-MG, UFPE, Case Western Reserve University e Universität Leipzig. Atuou como professor e pesquisador visitante em estágio de pós-doutoramento no Departamento de Sueco, Multilingualidade e Tecnologia Linguística da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

 

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