Título da tese: | A construção dos saberes disciplinares e experienciais de docentes nos mestrados profissional e acadêmico em Letras: a percepção de egressos que atuam na Educação Básica |
Resumo da tese: | Esta pesquisa delineia-se como uma investigação sobre a percepção dos docentes em relação ao seu processo de formação continuada. Mais especificamente, este trabalho se debruça sobre a percepção dos professores acerca do papel dos saberes disciplinares e dos saberes da experiência no programa de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFJF e no programa de Mestrado Profissional ProfLetras ofertado na mesma instituição. Tal pesquisa é motivada pela recorrência do destaque entre autores ao fato de que a formação docente no Brasil se debruça prioritariamente sobre saberes teóricos em detrimento de reflexões sobre a prática do professor (GARCIA REIS et al, 2018; GATTI, 2016; LIMA, 2014; NÓVOA, 2007; NÓVOA, 2009; SEVERINO, 2008). Assumo a hipótese de que, nos dois programas, há espaços privilegiados para a reflexão sobre a prática docente, havendo, na modalidade profissional, pela sua natureza e sua proposta, articulação mais explícita entre esses dois campos (GALINDO, 2020; NÓVOA, 1992; ZEICHNER, 1993). Foram realizadas três entrevistas com egressos do Mestrado Acadêmico em Linguística (UFJF) e três com egressos do mestrado profissional em Letras (ProfLetras/UFJF), as quais foram conduzidas pela ferramenta de entrevista semiestruturada, que preserva a condição do professor enquanto responsável pela enunciação do próprio discurso formativo e prático (SOUSA; CABRAL, 2015; PRADO; SOLIGO, s/d; LEITÃO, 2021). Como bases teóricas para alcançar o objetivo investigativo, foi traçado um breve histórico da formação docente no Brasil, discutindo o processo de evolução dos cursos de licenciatura, da identidade do professor de Língua Portuguesa e da pós-graduação nas modalidades acadêmica e profissional (BALBACHEVSKY, 2005; PIMENTA, 1997; SAVIANI, 2009; TARDIF, 2016). Em seguida, é apresentada a entrevista semiestruturada como ferramenta inserida na abordagem qualitativa e adequada ao objetivo de captar as impressões subjetivas dos professores sobre seu processo formativo (AMADO, 2014; BAUER; GASKELL, 2002; DUARTE, 2004; JOVCHELOVITCH; LEITÃO, 2021) e, por fim, são analisadas as entrevistas realizadas a partir da análise de temas e de conteúdo (BARDIN, 1977; DUARTE, 2004). A análise dos dados deflagra que ambas as modalidades de pós-graduação ensejam oportunidades de construção de saberes diversos e de reflexão sobre a prática docente a partir de mudanças na concepção de ensino e na metodologia mediadas pela experiência do docente e pelos saberes teóricos discutidos nas disciplinas. Como contribuição, esta pesquisa amplia a compreensão sobre como as modalidades de formação continuada lidam com os saberes da experiência e a relação desse processo com a construção de saberes próprios da prática docente. |
Data e horário | Dia 18 de dezembro de 2024, às 10:00 horas na Sala de Web Conferência do Prédio da Pós Graduação da Faculdade de Letras UFJF |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
01 | Thais Fernandes Sampaio | Doutora/UFJF | UFJF | Orientadora e Presidente |
02 | Carolina Alves Fonseca | Doutora/ UFJF | Colégio de Aplicação João XXIII- UFJF | Membro Titular Interno |
03 | Carolina Scali Abritta | Doutora/ PUC-Rio | UERJ | Membro Titular Externo |
04 | Marta Cristina da Silva | Doutora/UFF | UFJF | Membro Titular Interno |
05 | Victoria Wilson da Costa Coelho | Doutora/ PUC-Rio | UERJ | Membro Titular Externo |
06 | Daniela da Silva Vieira | Doutora/UFRJ | UFJF | Suplente Interno |