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Defesa de tese – Cristina Azalim (13/12/21 – 09 h – online)

Título da tese Concordância nominal variável na produção infantil: dados naturalísticos, experimentais e caracterização formal,
 Resumo da tese Esta tese investiga a variação linguística na produção de adultos e de crianças adquirindo o português brasileiro (PB). Focalizamos aqui um fenômeno de variação específico, qual seja, a concordância nominal variável no PB que se caracteriza pela alternância entre os padrões redundante e não redundante de marcação de plural. Em termos empíricos, com base na articulação de dados longitudinais espontâneos e metodologia experimental, nosso estudo explora: (i) possíveis efeitos da variável saliência fônica (SF) na produção adulta e infantil dos padrões de concordância nominal; (ii) a atuação de aspectos de natureza extralinguística, tais como grau de escolarização, faixa etária e origem do falante na alternância entre tais padrões e (iii) a relação entre a alternância dos padrões de marcação e um conjunto de aspectos estruturais e morfofonológicos tais como, complexidade da estrutura, natureza do núcleo do sintagma, morfofonologia dos numerais presentes no sintagma, etc. Em termos teóricos, buscamos fornecer uma caracterização formal para a alternância de padrões de marcação de plural identificados nos dados coletados, aliando o arcabouço teórico fornecido pelo Programa Minimalista (CHOMSKY, 1993, 1995, 1999) e a Teoria dos 4M (MYERS-SCOTTON; JAKE, 2000a). Em relação a dados naturalísticos, são relatados os resultados obtidos a partir da análise de três corpora, compreendendo a produção espontânea de crianças em contextos de interação com seus cuidadores primários ou com a professora. Em relação aos dados experimentais, são reportados  os resultados de um estudo conduzido com crianças e adultos falantes do PB. Quanto à saliência fônica dos nomes, os resultados naturalísticos e experimentais não se mostram compatíveis com uma atuação significativa dessa variável. No que tange à produção de sintagmas plurais redundantes e não redundantes por crianças e adultos, observou-se que nos dados de produção espontânea, o comportamento das crianças parece refletir o padrão registrado na fala adulta. Os resultados do estudo experimental, por sua vez, indicam diferenças importantes entre a produção adulta e infantil. Questões associadas à natureza da situação comunicativa em cada caso podem explicar as diferenças observadas. Em termos teóricos, os dados coletados tanto por meio de metodologia naturalística quanto experimental são compatíveis com a interpretação que parte da Teoria dos 4M para explicar o fenômeno da concordância variável de número no PB. Propomos que a concordância não redundante é licenciada pelo tipo de morfema envolvido, sua constituição de traços, bem como pelas relações que eles estabelecem no sistema de Agree (CHOMSKY, 1999, 2001). Mais especificamente, propomos que o morfema de número no determinante seja do tipo sistêmico precoce e o morfema de número no nome e adjetivo do tipo sistêmico tardio. Nos moldes do sistema de Agree, propomos que os primeiros sejam valorados e interpretáveis e que os últimos correspondam a traços não valorados e não interpretáveis. A partir desse raciocínio,  defendemos – com base no sistema de Frampton e Guttman (2000), Pesetsky e Torrego (2007) – que o mecanismo de concordância envolve, na verdade, compartilhamento de traços.
Data e horário Dia 13 de dezembro de 2021, às 09:00 horas, por webconferência (banca virtual).

  COMPOSIÇÃO DA BANCA: 

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Mercedes Marcilese Doutora / PUC-RJ UFJF Orientadora e Presidente
02 Paula Roberta Gabbai Armelin Doutora / USP UFJF Coorientadora
03 Maria Cristina Lobo Name Doutora / PUC-RJ UFJF Membro Titular Interno
04 Marina Rosa Ana Augusto Doutora/ UNICAMP UERJ Membro Titular Externo
05 Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes Doutora / UNICAMP UNICAMP Membro Titular Externo
06 Lívia Oushiro Doutora / USP UNICAMP Membro Titular Externo
07 Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda Doutora/ UFMG UFJF Suplente Interno
08 Luciana Teixeira Doutor / PUC-RJ UFJF Suplente Interno
09 Raquel Meister Ko Freitag Doutora/ UFSC UFS Suplente Externo
10 Ana Paula Scher Doutora / UNICAMP USP Suplente Externo