CONVITE – Defesa de Dissertação
Mestrado em Linguística
Mestranda |
BARBARA DELGADO AZEVEDO |
Título da dissertação |
RESSIGNIFICANDO A SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: NARRATIVAS EM INTERAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
Resumo da dissertação |
Nesta pesquisa temos como objetivo principal investigar as negociações de sentidos sobre a sala de aula de língua portuguesa em interações entre formador e licenciandos, a partir da narrativização do estágio supervisionado. Para isso, serão analisadas discussões geradas a partir de pequenas cenas de sala de aula de ensino básico, rememoradas por estudantes de formação inicial em uma disciplina de complemento do Estágio Supervisionado. O trabalho se justifica principalmente pelas atuais disputas acerca do papel do professor, assim como de suas performances em sala de aula. Em um momento em que é cada vez mais forte o movimento conservador que promove docentes como reprodutores de conteúdos, cada vez mais voltados para a lógica utilitarista, essa pesquisa se coloca na perspectiva de uma formação docente que priorize a reflexividade (CAVALCANTI, 2013) e o protagonismo docente. Este estudo, localizado no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), orienta-se por uma perspectiva de educação transgressora (HOOKS, 2013), na qual os estudantes são engajados num processo ativo de participação na aprendizagem. Para a análise das interações da sala de aula, assim como das narrativas apresentadas, seguimos os pressupostos da Análise do Discurso, com as ferramentas teórico-metodológicas de indexicalidade (BLOMMAERT, 2005) e entextualização (BAUMAN, BRIGGS, 1990). Além disso, também utilizamos pressupostos da Sociolinguística Interacional, principalmente os conceitos de enquadre (BATESON, 1955) e footing (GOFFMAN, 2002). Como resultado das análises, foi possível perceber que as narrativas produzidas em sala de aula promovem a complexificação das situações do cotidiano escolar. Além disso, possibilitam que o estágio seja um espaço para a pesquisa coletiva, por meio da reflexão entre os pares e com o auxílio da literatura. Como efeitos das discussões, foi possível observar que os estudantes constroem seus modelos metapragmáticos (WORTHAM, 2006) de como dar aula, com base no que é abordado e observado. Esse modelo de estágio promove ainda autonomia e responsabilidade no professor em formação com o próprio aprendizado, além de apontar caminhos para o pesquisar da própria prática. |
Data, horário e local |
Dia 20 de fevereiro de 2020, às 10:00 horas, na na Sala de Webconferências do Setor de Pós-Graduação, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora. |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
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Nome do(a) Prof.(a) |
Título e entidade onde foi obtido |
Data de obtenção do título (mês/ano) |
Entidade a que pertence |
Observação |
01 |
Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome |
Doutor / UFF |
03/2015 |
UFJF |
Orientador e Presidente |
02 |
Thais Fernandes Sampaio |
Doutora / UFJF |
03/2010 |
UFJF |
Membro titular interno |
03 |
Wagner Rodrigues Silva |
Doutor – UNICAMP |
05/2006 |
UFT |
Membro titular externo |
04 |
Andreia Rezende Garcia Reis |
Doutora / UFRJ |
06/2010 |
UFJF |
Suplente interno |
05 |
Jonê Carla Baião |
Doutora/PUC-RIO |
08/2006 |
UERJ |
Suplente externo |