CONVITE
Mestrado em Linguística
Defesa de Dissertação
Mestranda |
FERNANDA DE ABREU REIFF |
Título da dissertação |
OS CAMINHOS DE CONHECER, REFLETIR E EXPERIENCIAR O LETRAMENTO DIGITAL: O DISCURSO DISCENTE SOBRE A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Resumo da dissertação |
A presente pesquisa de mestrado tem por objetivo investigar os impactos das práticas de letramento digital oferecidas aos alunos de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora na disciplina Oficina VIII – uso das novas tecnologias no ensino de língua estrangeira. Mais detalhadamente, os objetivos específicos da pesquisa centram-se em (i) delinear as práticas de letramento digital efetivadas pelos participantes da pesquisa antes da ação formativa; (ii) narrar os eventos de letramento viabilizados pela oficina; (iii) investigar, na perspectiva dos alunos, em que medida o letramento oferecido contribuiu para a formação docente no uso das novas tecnologias; (iv) rever e aprimorar a disciplina investigada. A pesquisa é um estudo de caso de base etnográfica (LARSEN FREEMAN & LONG ,1991), que se insere no campo da Linguística Aplicada e adota a abordagem quali-quantitativa da pesquisa (LOPES, 1994; NUNAN, 1992; DÖRNYEI, 2006). Esse estudo é norteado por uma fundamentação teórica sobre a formação do professor para o uso das novas tecnologias digitais (ALMEIDA, 1999; KLEIMAN 2001; ROJO, 2012,2019; SILVA, 2008; SOUZA, 2007) e letramento digital (BUZATO, 2001, 2006, 2007; COSCARELLI e RIBEIRO, 2005; GILSTER,1997; LANKSHEAR e KNOBEL, 2002, 2008; LÉVY, 1999; SELBER, 2004). O corpus da pesquisa constituiu-se de 30 (trinta) alunos matriculados na disciplina que prevê aulas teóricas e práticas para discutir letramento digital. Os instrumentos utilizados na geração de dados serão: (i) questionário de identificação, criado na plataforma Google docs®30 por meio do editor de formulários (form), disponibilizado aos participantes via e-mail; (ii) diário de pesquisa, utilizado pelo pesquisador para registrar as ações e reflexões dos participantes sobre os temas debatidos durante as aulas; (iii) avaliação escrita da oficina; (iv) entrevista aberta, realizada no último mês da oficina, com duração de aproximadamente 15 minutos, para avaliar, na perspectiva dos participantes, o letramento fornecido na disciplina. A análise dos dados permitiu evidenciar: (i) uma amplitude na relação dos participantes com as ferramentas digitais nos âmbitos pessoal, teórico e prático; (ii) uma mudança de perspectiva em relação ao letramento digital e à formação docente que centrou-se em três grandes núcleos de sentido: refletir, conhecer e experimentar. Além disso, com base em Selber (2004), identificou-se que os professores em formação desenvolveram suas práticas e reflexões nos níveis de letramento funcional, crítico e retórico, de acordo com sua experiência pessoal com a tecnologia, a qual influenciou a construção das suas práticas pedagógicas com as TDICs. Desse modo, essa pesquisa salienta a importância de alteração nos currículos acadêmicos para a inserção de disciplinas que promovam o letramento digital na formação docente inicial para que o ensino acompanhe a transformação da sociedade contemporânea. |
Data, horário e local |
Dia 10 de setembro de 2019, às 09 horas, na Sala de Webconferência do Setor de Pós-Graduação da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora. |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
|
Nome do(a) Prof.(a) |
Título e entidade onde foi obtido |
Data de obtenção do título (mês/ano) |
Entidade a que pertence |
Observação |
01 |
Patrícia Nora de Souza Ribeiro |
Doutora / UNICAMP |
Dez/2004 |
UFJF |
Orientadora e Presidente |
02 |
Sandra Aparecida Faria de Almeida |
Doutora / UFRJ |
Mar/2010 |
UFJF |
Membro titular interno |
03 |
Patricia Vasconcelos Almeida |
Doutora / UNICAMP |
Mar/2006 |
UFLA |
Membro titular externo |
04 |
Marta Cristina da Silva |
Doutora / UFF |
Dez/2004 |
UFJF |
Suplente interno |
05 |
Cíntia Regina Lacerda Rabello |
Doutora/UFRJ |
Jun/2015 |
UFF |
Suplente externo |