CONVITE
Mestrado em Linguística
Defesa de Dissertação
Mestranda |
JÉSSICA DA COSTA SILVA |
Título da dissertação |
INTERAÇÃO FICTIVA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
Resumo da dissertação |
A dissertação tem como objetivo explorar instâncias de Fictividade, em especial, a Interação Fictiva, no contexto de ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira. Adotamos como escopo teórico autores da Linguística Cognitiva como Talmy (1999,2000) para tratar da questão da Fictividade, Fillmore (1982) para darmos conta da noção de Frame de Conversa, essencial na compreensão do fenômeno analisado e Fauconnier (1997) para abordar a projeção entre domínios, corroborando com a ideia, segundo a qual, os falantes projetam ouvintes em uma cena, usando como base a estrutura conversacional. Como escopo teórico mais específico, adotamos a proposta de Pascual (2002, 2006, 2014, 2016) segundo a qual, a IF atua como uma forma para organizar o pensamento, a gramática e o discurso. Adotamos também, os achados de Rocha (2006, 2011, 2013, 2018) no que diz respeito às características nas ocorrências de IF e o que difere tal fenômeno do Discurso Direto Canônico. No que diz respeito à abordagem metodológica, analisamos duas aulas, gravadas e transcritas para este trabalho, em uma turma de nível superior na disciplina de Português como Língua Estrangeira. Optamos pela mescla entre as abordagens corpus-based e corpus-driven como estratégia para que o corpus assumisse o protagonismo no trabalho. A análise pontual, de caráter qualitativo, nos revelou a ocorrência da Exemplificação em Discurso Direto Fictivo visando, majoritariamente, a promover no discurso conceptualizações de ATIVIDADE, SENSAÇÃO, COMPREENSÃO REPENTINA OU INSIGHT, POSTURA ou ATITUDE, ADMIRAÇÃO, SAUDAÇÃO, PEDIDO DE INFORMAÇÃO, INDIGNAÇÃO e EXPLICAÇÃO. Além desse padrão, também encontramos o padrão pergunta-resposta, atuando como um organizador do discurso e os marcadores discursivos que atendem ao propósito de checar atencionalmente a audiência, garantir o fluxo discursivo e antecipar possíveis dúvidas dos interlocutores, no caso, os discentes. Os achados corroboraram com as hipóteses iniciais, provando que o fenômeno da IF é produtivo no contexto de sala de aula, ocorrendo tanto na fala da docente quanto dos discentes visando a propósitos comunicativos como diferentes conceptualizações, explicações e organizações dentro do discurso. Observamos ainda que as ocorrências estão acompanhadas por um forte caráter dramático, funcionando quase como uma teatralização, tornando a manifestação, por meio da IF mais vívida alcançando, dessa forma, maior clareza comunicativa no processo de ensino/aprendizagem. |
Data, horário e local |
Dia 26 de agosto de 2019, às 14 horas, na Sala de Defesas do Setor de Pós-Graduação da Faculdade de Letras, na Universidade Federal de Juiz de Fora. |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
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Nome do(a) Prof.(a) |
Título e entidade onde foi obtido |
Data de obtenção do título (mês/ano) |
Entidade a que pertence |
Observação |
01 |
Luiz Fernando Matos Rocha |
Doutor / UFRJ |
2004 |
UFJF |
Orientador e Presidente |
02 |
Denise Barros Weiss |
Doutora / UFF |
2007 |
UFJF |
Membro titular interno |
03 |
Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt |
Doutora – UFRJ |
2002 |
UFRJ |
Membro titular externo |
04 |
Sandra Aparecida Faria de Almeida |
Doutora / UFRJ |
2010 |
UFJF |
Suplente interno |
05 |
Diogo Oliveira Ramires Pinheiro |
Doutor/UFRJ |
2013 |
UFRJ |
Suplente externo |