Fechar menu lateral

Convite – Defesa de Dissertação – Kevin Carneiro Couto – 23 de fevereiro de 2026, às 10 horas.

 

Título da Dissertação Prática musical na aquisição fonético-fonológica de L2: o papel da escuta ativa e do canto
Resumo da Dissertação O trabalho tem como objetivo investigar as contribuições de práticas musicais para o desenvolvimento e aprimoramento da competência fonético-fonológica do inglês como L2 de falantes nativos de português brasileiro. O inglês apresenta padrões fonotáticos e alguns fones e fonemas que não se observam no português brasileiro, o que pode configurar um desafio importante para a produção oral de brasileiros(as). A literatura aponta que a prática musical pode ser uma ferramenta facilitadora nesse processo (Toscano-Fuentes; Mora, 2012; Daquila, 2023; Zhang et al., 2023). Para testar essa hipótese de forma empírica, foi desenvolvido um experimento psicolinguístico envolvendo 12 participantes adultos(as) falantes de português brasileiro e aprendizes de inglês como segunda língua, com três etapas. As etapas 1 e 3 – pré-teste e pós-teste – foram igualmente apresentadas a todos(as) os(as) participantes. Na etapa 2, foi manipulado o tipo de intervenção musical, como fator intergrupal, em três níveis: (1) canto (práticas de discriminação fonético-fonológica mais canto); (2) escuta ativa (práticas de discriminação fonético-fonológica); e (3) escuta não-ativa, este último tomado como o grupo controle. As previsões foram as seguintes: os(as) participantes do grupo canto devem apresentar, no pós-teste, produções fonéticas com maior compatibilidade com os padrões fonético-fonológicos do inglês após a intervenção experimental, seguidos pelo grupo escuta ativa e, por fim, pelo grupo escuta não- ativa. A música selecionada para o estudo foi The One That Got Away, da artista Katy Perry. A escolha se justifica por seu potencial fonético: a canção apresenta ocorrências sistemáticas de praticamente todos os fones do inglês, o que a torna especialmente adequada para fins de exposição e prática fonético-fonológica. Os resultados foram parcialmente compatíveis com as previsões, e revelaram que os(as) participantes do grupo canto tiveram melhor desempenho no pós-teste, com produções que apontam para a formação de novas categorias fonéticas, assim como a redução de epêntese. No entanto, o grupo escuta não-ativa, grupo controle, apresentou melhor desempenho do que o grupo escuta ativa, cujo ganho foi nulo. Esses resultados são discutidos à luz do Modelo de Aprendizagem da Fala (Flege, 1995; Flege; Bohn, 2021) e do Modelo de Assimilação Perceptual (Best, 1995). Palavras-chave: aquisição fonético-fonológica; inglês como L2; prática musical; escuta ativa; canto.
Data da defesa 23/02/2026
Hora 10 horas
Formato da defesa Virtual

 

COMPOSIÇÃO DA BANCA
Titulação Prof(a) Dr(a) / Dr(a) Nome Na qualidade de: Vínculo Institucional
Doutora. PUC-Rio. Maria Cristina Lobo Name Orientador(a) Presidente da Banca Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Doutor. University of Massachusetts Amherst. Juan Manuel Sosa Hernández Coorientador(a) Simon Fraser University no Canadá
Doutora. Universidade Federal de Minas Gerais. Aline Alves Fonseca Membro Titular Interno Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sandra Madureira Membro Titular Externo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo