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Convite – Defesa de Dissertação– Maríllia Dias Costa – 16/12/2025 às 14h

Título da dissertação:  

Historiografia brasileira sobre o ensino de Língua Inglesa: leis e normas que alteram as orientações pedagógicas e o uso de gêneros textuais/discursivos em livros didáticos por meio da BNCC (2018)

 

Resumo da dissertação: A presente pesquisa busca investigar e refletir sobre o uso de gêneros textuais/discursivos em livros didáticos mediante as mudanças nas leis e normas que orientam o ensino de Língua Inglesa em livros didáticos (LDs). A ênfase no uso de gêneros textuais/discursivos nas práticas pedagógicas, com os livros didáticos, dá-se à medida que nos deparamos com a importância em refletir sobre a influência da linguística textual na história do ensino de Língua Inglesa, na educação básica brasileira. O recorte temporal, a começar em 1988, com a atual Constituição Federal, até a Lei 13.415/2017, e as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), é refletido nas atualizações dos livros didáticos utilizados antes do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e após a existência desses materiais, destinados também para a disciplina de Língua Inglesa. Para embasar teoricamente o estudo, utilizaremos principalmente os pressupostos de Pierre Swiggers (1990, 2010, 2020) e Konrad Koerner (2014, 2018, 2020), essenciais para a compreensão dos fundamentos da Historiografia Linguística (HL); seus métodos, implicações e importância no processo de produção de sentidos. No campo de estudo sobre os gêneros textuais, serão trazidos para a reflexão a compreensão de Mikhail Bakhtin (1992) e Luiz Antônio Marcuschi (2002), além de outros autores também reconhecidos nesta área de pesquisa. Definem-se como corpus deste estudo as leis e normas observadas nas orientações (pedagógicas) destinadas aos consumidores de LDs em Língua Inglesa, modalidade de ensino público, no período do PNLD de 2015-2020, ano escolar 1ª série do Ensino Médio. As coleções priorizadas são Alive High (2015-2017 e 2018-2020) e Way To Go (2015-2017 e 2018-2020). O tratamento dos dados e suas análises passam a ser realizados à luz das bases teóricas referenciadas. As normativas selecionadas destinam-se à tradução das mudanças ocorridas até a BNCC (2018). A bibliografia supramencionada encaminha para uma abordagem de caráter qualitativo, interpretativo-comparativo e perfil exploratório.
Data e horário Dia 16 de dezembro de 2025, às 14:00 horas, via Webconferência.

  COMPOSIÇÃO DA BANCA:                 

Nome do(a) Prof.(a) Título e instituição Vínculo institucional Função na banca
01 Alessandro Jocelito Beccari Doutor/ UFPR UFJF Orientador
02 Fábio da Silva Fortes Doutor/ UNICAMP UFJF Presidente
03 Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira Doutora/ UNESP UNESP Membro Titular Externo
04 Fernanda Cunha Sousa Doutora/ UFJF UFJF Suplente Interno
05 Olga Ferreira Coelho Sansone Doutora/ USP USP Suplente Externo