| Título da dissertação: |
Historiografia brasileira sobre o ensino de Língua Inglesa: leis e normas que alteram as orientações pedagógicas e o uso de gêneros textuais/discursivos em livros didáticos por meio da BNCC (2018)
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| Resumo da dissertação: | A presente pesquisa busca investigar e refletir sobre o uso de gêneros textuais/discursivos em livros didáticos mediante as mudanças nas leis e normas que orientam o ensino de Língua Inglesa em livros didáticos (LDs). A ênfase no uso de gêneros textuais/discursivos nas práticas pedagógicas, com os livros didáticos, dá-se à medida que nos deparamos com a importância em refletir sobre a influência da linguística textual na história do ensino de Língua Inglesa, na educação básica brasileira. O recorte temporal, a começar em 1988, com a atual Constituição Federal, até a Lei 13.415/2017, e as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), é refletido nas atualizações dos livros didáticos utilizados antes do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e após a existência desses materiais, destinados também para a disciplina de Língua Inglesa. Para embasar teoricamente o estudo, utilizaremos principalmente os pressupostos de Pierre Swiggers (1990, 2010, 2020) e Konrad Koerner (2014, 2018, 2020), essenciais para a compreensão dos fundamentos da Historiografia Linguística (HL); seus métodos, implicações e importância no processo de produção de sentidos. No campo de estudo sobre os gêneros textuais, serão trazidos para a reflexão a compreensão de Mikhail Bakhtin (1992) e Luiz Antônio Marcuschi (2002), além de outros autores também reconhecidos nesta área de pesquisa. Definem-se como corpus deste estudo as leis e normas observadas nas orientações (pedagógicas) destinadas aos consumidores de LDs em Língua Inglesa, modalidade de ensino público, no período do PNLD de 2015-2020, ano escolar 1ª série do Ensino Médio. As coleções priorizadas são Alive High (2015-2017 e 2018-2020) e Way To Go (2015-2017 e 2018-2020). O tratamento dos dados e suas análises passam a ser realizados à luz das bases teóricas referenciadas. As normativas selecionadas destinam-se à tradução das mudanças ocorridas até a BNCC (2018). A bibliografia supramencionada encaminha para uma abordagem de caráter qualitativo, interpretativo-comparativo e perfil exploratório. |
| Data e horário | Dia 16 de dezembro de 2025, às 14:00 horas, via Webconferência. |
COMPOSIÇÃO DA BANCA:
| Nome do(a) Prof.(a) | Título e instituição | Vínculo institucional | Função na banca | |
| 01 | Alessandro Jocelito Beccari | Doutor/ UFPR | UFJF | Orientador |
| 02 | Fábio da Silva Fortes | Doutor/ UNICAMP | UFJF | Presidente |
| 03 | Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira | Doutora/ UNESP | UNESP | Membro Titular Externo |
| 04 | Fernanda Cunha Sousa | Doutora/ UFJF | UFJF | Suplente Interno |
| 05 | Olga Ferreira Coelho Sansone | Doutora/ USP | USP | Suplente Externo |