Fechar menu lateral

Convite – Defesa de Dissertação – Aline Cristina Cardos – 26/09/2025 às 10:00

Título da Dissertação A Prosódia Facial e Vocal na Interação Bebê-Cuidador: Explorando a Multimodalidade na Aquisição da Linguagem
Resumo da Dissertação O projeto investiga a multimodalidade no processo de aquisição da linguagem em português brasileiro, com foco na integração das prosódias facial e vocal durante as interações mãe-bebê. Trata-se de um estudo de caso longitudinal, acompanhando uma única díade em dois momentos cruciais do desenvolvimento: aos 6 e aos 12 meses de idade. A literatura aponta para uma relação estreita entre a prosódia vocal e a prosódia facial, indicando que ambas desempenham papéis fundamentais na expressão de intenções comunicativas (ESTEVE-GIBERT & GUELLAÏ, 2018). No contexto brasileiro, ainda há poucos estudos sobre aquisição da linguagem sob essa perspectiva multimodal, especialmente no primeiro ano de vida.
O estudo busca analisar a evolução da sincronia diádica e as estratégias de corregulação mútua, interpretando como a performance da mãe e a resposta do bebê se reconfiguram ao longo do tempo. Para isso, foram coletados dados em contextos naturalísticos, e as análises multimodais foram conduzidas utilizando softwares especializados como PRAAT e FaceReader.
Os resultados sugerem uma transição de uma interação baseada na sincronia afetiva face a face aos 6 meses, para uma dinâmica mais complexa de negociação da atenção compartilhada em um contexto triádico aos 12 meses. Espera-se que estes achados contribuam para uma compreensão mais abrangente do desenvolvimento comunicativo dos bebês, explorando como os gestos faciais e vocais co-constroem a base para a linguagem. Adicionalmente, este estudo contribui para a pesquisa sobre a percepção da prosódia facial em bebês adquirindo o português brasileiro, oferecendo subsídios para futuras investigações sobre a aquisição da linguagem em uma abordagem multimodal.
Data e Horário Dia 26/09/2025 às 10:00, via webconferência.

Composição da Banca
Nome do(a) professor(a) Vínculo institucional Título e Instituição Função na Banca
Maria Cristina Lobo Name Universidade Federal de Juiz de Fora Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Orientador(a) e presidente da banca.
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraíba Doutora pela Universidade Estadual de Campinas Membro titular externo
Paulo Vinícius Ávila Nóbrega Universidade Estadual da Paraíba Doutor pela Universidade Federal da Paraíba Membro titular externo